quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

No Tempo do Cinematographo

Você gosta de ROCK PAULEIRA ? Huuummm....pela sua cara feia  ( ABAIXO ) aí do outro lado , típica de quem comeu um pedaço de bolo já azedo de ontem , deu para perceber que a resposta é NÃO . Eles não chegavam a ser uma banda totalmente de rock pauleira :
 
alternavam um rock , digamos mais barulhento , cheio de ação e adrenalina com canções mais suaves , até mesmo com letras românticas e os especialistas o classificam como uma banda de HEAVY ROCK , em outras palavras , um rock meio suave meio pauleira . Estou me referindo a grande banda inglesa LED ZEPPELIN ( ABAIXO ) ,
 
 uma das mais marcantes e icônicas da história do rock ´n roll ,  que existiu entre agosto de 1968 e setembro de 1980 e que curiosamente , foi idealizada e era líder não por seu vocalista mas sim pelo guitarrista - JIMMY PAGE ( ABAIXO , EM PRIMEIRO PLANO ) - , aliás , uma presença obrigatória em qualquer lista que se pretenda fazer dos grandes guitarristas de todos os tempos .
 
 Já o vocalista da banda - ROBERT Anthony PLANT - é um caso à parte : relativamente tímido e oriundo do interior da Inglaterra , mais precisamente da cidade de West Bromwich ( ABAIXO , A PREFEITURA DA CIDADE -  em virtude de sua paisagem , essa região é conhecida como " INGLATERRA NEGRA " ) , transformava-se em um leão quando estava no palco e é , sem sombra de dúvida , um dos maiores front man da história do rock .
 
Em 1970 quando a sua banda começava a viver o seu grande auge , ele e o guitarrista Jimmy Page deram uma coletiva de imprensa em Nova Iorque e , quando questionado sobre qual mensagem as canções da banda traziam , o homem-leão Robert Plant ( ABAIXO ) respondeu o seguinte : " É UMA MENSAGEM DE DIVERSÃO . DESDE SEMPRE A IDEIA DA MÚSICA É FAZER AS PESSOAS FELIZES " .......
 
Se  , como disse o rock star inglês , as palavras DIVERSÃO e FELICIDADE definem o que é MÚSICA - com o qual , diga-se de passagem , concordo plenamente -  , em minha modestíssima opinião a palavra CINEMA  ( já vou avisando : estou a bilhões de anos-luz de ser um entendido nesse assunto  ) poderia ser resumida pelo termo EMOÇÃO . ( ABAIXO , CARTAZ DO HIPER CLÁSSICO " E O VENTO LEVOU " , DE 1939 )
 
Como já cheguei a antecipar na semana passada , ir a uma sessão de cinema ali por volta de 1910 era ter a certeza de que você teria muita EMOÇÃO , e nem  tanto pelos filmes que eram exibidos : os rolos dos filmes eram feitos de um material conhecido como CELULÓIDE ( ABAIXO , ROLO DE FILME FEITO DE CELULÓIDE ) , altamente INFLAMÁVEL .....
 
Sei que é difícil imaginar , afinal já se passaram mais de 105 anos ( ! ) mas em todo o caso tente imaginar essa cena : a data é 22 de agosto de 1911 e um homem está rigorosamente vestido como mandava o figurino da época , ou seja , com terno, calça e gravata escuros , chapéu , bengala e calçando um par de sapatos impecáveis e bem lustrados . ( ABAIXO , ROUPAS MASCULINAS QUE ESTAVAM NA MODA NO RPINCÍ DO SÉCULO 20 )
 
Já a sua esposa também não fica para trás em termos de elegância : ela está trajando um belíssimo e rendado vestido branco - provavelmente feito por alguma costureira vizinha do casal ou amiga dela ( ABAIXO ,A ANTIGA MALHARIA ARP , EM LOCAL ONDE ESTÁ HOJE O SHOPPING CIDADE DAS FLORES ) -
 
,  calça sapatos que realçam e acentuam a delicadeza e a formosura dos pés femininos e ainda por cima está com seus cabelos amarrados com fitas e está enfeitada com belíssimos brincos e joias , alguma delas talvez de família e dada por sua mãe ou avó . ( ABAIXO , MODELOS DO VESTUÁRIO FEMINO DA MODA , NO PRINCÍPIO DO SÉCULO 20 )
 
 A filha do casal é uma graciosa versão mirim da mãe , com um vestidinho rendado , e o filho está trajando uma roupa de marinheiro , a moda infantil masculina naquele jurássico princípio de século 20 .....( ABAIXO , CRIANÇAS COM ROUPAS INFANTIS DA MODA , EM FOTO DE 1910 )
 
Pois foi assim , ou algo próximo a isso  , que várias famílias joinvilenses acabaram indo ao SALÃO  BERNER ( ABAIXO , EM FOTO DE 1926 ) naquele remoto 22 de agosto de 1911 : pela primeira vez seriam exibidos filmes voltados para o público infantil . As vendas de ingressos  tiveram início a partir das 16 horas : os interessados tiveram que tirar 500 réis de seu bolso , já a meia entrada saiu por 300 réis .
 
Só o que era para um inocente divertimento envolvendo várias famílias por muito , mas muito pouco não se transformou em tragédia ......Bom , ao invés de descrever o que aconteceu com o meu pobre e limitado Português , irei agora reproduzir o que escreveu um anônimo jornalista do jornal "COMMERCIO DE JOINVILLE " ( ABAIXO , AVISO DA PRIMEIRA COMPANIA DE LETRICIDADE DE JOINVILLE , PUBLICADO NESSE JORNAL  EM EDIÇÃO DE 1912 ) , até para que você tenha um pouco de noção da ortografia que se usava à época e também da maneira como se escrevia um texto jornalístico :
 
" A sessão havia começado e as fitas se substituíam , quando num momento dado , numa mudança de fita , uma forte corrente elétrica queima-a ; os que viram o ocorrido - pois o apparelho reflete de frente collocado no alto , na galeria , dão o allarma de - fogo ! - A plateia estava repleta , nada mais attendeu .
    Cadeiras e bancos foram virados e o povo , apesar dos gritos do Snr. Berner , dizendo não haver perigo algum , atira-se do alto das janellas à rua , invade as portas da sahida , senhoras tem faniquitos , crianças gritam , enfim , foi uma balburdia infernal que ninguém entendia na ansia de se ao fresco ( ! ) .
    O salão esvaziou-se em poucos momentos , dando graças , os espectadores , por se verem livre do terror communicado pela voz de um desalmado qualquer ......" ( ABAIXO , ANTIGA SEDE - NO MESMO LOCAL DA ATUAL - E UM DOS PRIMEIROS EQUIPAMENTOS UTILIZADOS PELO CORPO DE BOMBEIROS DE JOINVILLE )
 
 
      Caramba ! Uau ! Um fato como esse certamente deve ter sido um verdadeiro SUICÍDIO , tanto para o proprietário do salão quanto da empresa responsável pela exibição dos filmes , e que tinha o nome de CINEMA BLUMENAUENSE ( os proprietários da empresa eram os senhores FLUEGGE e REUSSNER ......Alô , alô , historiadores de Joinville e Blumenau : QUEM ERAM ESSES SENHORES ? - COMO JÁ HAVIA ACONTECIDO NA SEMANA PASSADA , AQUI VAI MAIS UMA FOTO DA HISTÓRICA E FAMOSA RUA XV DE NOVEMBRO , EM BLUMENAU , TIRADA POR VOLTA DE 1900 ) , mas , incrivelmente não foi isso o que aconteceu . Aliás , muito pelo contrário : o incêndio , pasmem , acabou servindo como um marketing !
 
 Como tanto o dono do Salão Berner ( O SALÃO BERNER ESTÁ ATRÁS DAS PALMEIRAS NA FOTO ABAIXO ) quanto os proprietários da empresa blumenauense não eram bobos nem nada , passaram a não a vender ingressos que "nem água " , ou uma " ENCHENTE EXTRAORDINÁRIA " , segundo a linguagem dos jornais joinvilenses da época , como também passaram ingressos em números muito acima da quantia máxima da lotação os salão : tornou-se comum pessoas assistiram a sessões de cinema de pé . Não se sabe de nenhuma providência tomada pela POLÍCIA para acabar com isso ........
 
Veja que coisa maravilhosa , e até gozada , que é a HISTÓRIA : certas notícias de décadas atrás parecem ter acontecido ontem ! Um exemplo ? Mais uma vez irei reproduzir um trecho do jornal "COMMERCIO DE JOINVILLE " ( ABAIXO , MATÉRIA PUBLICADA NA EDIÇÃO DESSE JORNAL , DE 23 DE JUNHO DE 1906 ) , dessa vez a respeito de um hábito NADA SAUDÁVEL E AGRADÁVEL : " Outro inconveniente que é necessário de uma vez acabar é o hábito dos Snrs. Expectadores FUMAREM na plateia , occasionando essa falta de civilidade sérios incômmodos às senhoras que se vêem obrigadas a respirar o ar viciado pela fumaça , que chega mesmo a EMPANAR a iluminação ....." Felizmente essa não foi uma voz isolada ou uma reclamação de anônimo jornalista ranzinza :  vários textos de jornais da época também chamam a atenção para o daninho e deselegante hábito de fumar em um local cheio .
 
 É claro que um ano tão especial para Joinville , em que a cidade passou a ter seu primeiro transporte coletivo , representado nos bondinhos puxados à burros , e em que o cinema foi consolidado aqui em terras de Dona Francisca , só poderia ter terminado com uma boa novidade : AUSTERGÍLIO MENEZES ( ele era pernambucano , da cidade de Floresta - AUSTREGÍLIO É O SEGUNDO , DA ESQUERDA PARA A DIREITA , NA FOTO ABAIXO )  , TITO MARÇAL e JORGE ZATTAR criaram a primeira empresa genuinamente joinvilense de cinema - a EMPRESA CINEMATOGRÁFICA GUARANY - , infelizmente não para produzí-los mas sim para exibili-los , como aquela empresa de Blumenau vinha até então fazendo .
 
 E não são só os cinéfilos aqui de terras de Dona Francisca que têm a agradecer a dupla Austergílio Menezes- Jorge Zattar : indiretamente eles são responsáveis pela existência do único e ultimamente tão maltratado clube de futebol profissional da cidade , Joinville Esporte Clube , ou tão somente JEC ......( ABAIXO , EQUIPES DO VASCO DA GAMA E DO JOINVILLE PERFILADAS ANTES DO HISTÓRICO PRIMEIRO JOGO DO JEC , DISPUTADO EM 9 DE MARÇO DE 1976 NO SAUDOSO ESTÁDIO ERNESTO SCHLEMM SOBRINHO , O ERNESTÃO )
 
Bom , já explico : eles e mais 12 rapazes fundaram em 14 de julho de 1914 um dos pais do JEC , o AMÉRICA FUTEBOL CLUBE , ou FOOT BALL CLUB , como se dizia e esse escrevia à época ( consta que a ideia de fundar o clube , sugerida e liderada por Austergílio Menezes , surgiu no CINE FLORESTA , uma sala de cinema na Rua do Príncipe e que estava localizada em frente da Catedral - ABAIXO , SEDE DA PREFEITURA DE JOINVILLE ATÉ 1936 E QUE ESTAVA LOCALIZADA JUSTAMENTE NA RUA DO PRÍNCIPE , EM LOCAL ONDE HOJE É A PRAÇA NEREU RAMOS ) .
 
 Quem pensa que o América sempre esteve na zona norte da cidade , erra feio : o primeiro estádio do América - em terreno alugado , diga-se de passagem - existiu , pasmem , no bairro Anita Garibaldi e onde até 2 anos atrás funcionou um posto de gasolina , na avenida Getúlio Vargas e em frente à igreja da Assembleia de Deus ( vários dos fundadores do América- ABAIXO , FOTO DA EQUIPE DO AMÉRICA TIRADA PROVAVELMENTE EM 1918 -  haviam feito parte do primeiro clube dedicado á prática do futebol na cidade , o CLUB DE FOOT BALL JOINVILLENSE , e que treinava justamente nesse local ) ......
 
Mas vou deixar o "esporte das multidões  "de lado e voltar ao assunto que interesse : cinema em Joinville . A sessão inaugural da Empresa Cinematográfica Guarany aconteceu numa quarta-feira , 2 de novembro de 1911 , e agora veja como um dos jornais da época a descreveu : " Como era de esperar o Salão Berner ( ABAIXO , É A CONSTRUÇÃO QUE ESTÁ ATRÁS DAS PALMEIRAS )ficou repleto de espectadores . As primeiras duas fitas não agradaram devido a muita TREPIDAÇÃO , as outras estiveram bem melhores . Procuramos saber a causa da trepidação das primeiras fitas e a empresa nos declarou que foi devido a estarem estragadas ! Houve também algumas interrupções na luz devido ao excessivo calor com que a força das correntes queimava os fusíveis ......" Remotos , precários e difíceis tempos !
 
 Agora encerarei essa nossa viagem pelos primórdios da história do cinema em Joinville com um momento HISTÓRICO-CÔMICO ......Veja o comentário de um dos jornais da época a respeito de um fato , digamos , curioso : " ....Outro abuso em que é preciso intervir , É O DAS PESSOAS SEM EDUCAÇÃO IMITAREM OS BEIJOS DAS PERSONAGENS DOS FILMES CHUPANDO OS BEIÇOS ( KKKK !!!! ) . Rogamos à empresa collocar cartazes pedindo aos expectadores que não fumem e ao Snr. Delegado de Polícia ordenar a presença de uma ou duas praças no theatro para cohibir os abusos apontados : o theatro é um ponto de diversão público , mas não um lugar de deboche " .......( ABAIXO , AO FUNDO DA FOTO , AS TÃO CARACETRÍSTICAS PALMEIRAS DO SALÃO BERNER )
 
Como é sabido , FAZER CINEMA EM JOINVILLE ( ABAIXO , OUTRA FOTO DO SALÃO BERNER - A SEGUNDA CONSTRUÇÃO QUE APARECE NA FOTO -, E SUAS PALMEIRAS ) , bem como qualquer outra forma de arte é um verdadeiro ATO DE HEROÍSMO e viver de e para a arte em Joinville , assim como no restante do Brasil é praticamente uma UTOPIA . Pois os dois vídeos do dia não só trazem alguns desses heróis anônimos como também cenas da comédia romântica joinvilense "OS FRACASSADOS " : o primeiro vídeo , de 2014 , foi exibido no programa virtual apresentado pela jornalista KAROLIE MEYER ; já o outro é de um mês e foi ao ar pela TV RIC RECORD JOINVILLE . Detalhe : o filme ainda não está concluído .....PARA CONFERIR OS VÍDEOS , CLIQUE NOS SEGUINTES ENDEREÇOS : https://www.youtube.com/watch?v=6fJ2YTI71Ig  ;  https://www.youtube.com/watch?v=AMG_HH3FSD8
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário