segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Tenho Muito Orgulho de Vocês !

Existem perguntas aparentemente fáceis de se responder mas que na prática revelam-se difíceis , até mesmo "cabeludas " ! Aqui vai um exemplo : O QUE É MÚSICA ? O sempre imprescindível DICIONÁRIO AURÉLIO - bem fiel ao seu estilo - traz uma resposta brevíssima , fria , objetiva e até óbvia : " ARTE E CIÊNCIA DE COMBINAR SONS DE MODO AGRADÁVEL AO OUVIDO " .
 
 E o que será que minha colega-amiga ENCICLOPÉDIA UNVERSAL tem a "dizer " a respeito disso ? Bom , ela traz um quilométrico texto de cerca de duas páginas e meia a respeito desse assunto e seu conceito do que é MÚSICA não é praticamente o mesmo de seu "parente " Aurélio : " ARTE QUE UTILIZA OS SONS COMBINADOS ENTRE SI COMO LINGUAGEM E COMO ELEMENTOS DE COMUNICAÇÃO . "
 
 Na prática , porém , a MÚSICA é algo que vai muito , mas muuuito além do que aqueles óbvios e frios conceitos que aparecem em dicionários e enciclopédias : essa que é , sem dúvida alguma , uma das belas formas de linguagem e manifestações de criatividade da nossa tão limitada espécie humana é ALGO ESSENCIAL EM NOSSAS VIDAS , ou por acaso você conhece alguém que não goste ou tenha horror à MÚSICA ?
 
 Nestes quase 4 anos de ALAMEDA CULTURAL , quando entrevistei e questionei vários músicos e musicistas a respeito do QUE É MÚSICA , todos eles acabaram dando respostas diferentes para essa pergunta , afinal de contas e independente do fato de se ser ou não um profissional e entendido nessa área , uma MÚSICA representa um momento específica de nossa vida : algum acontecimento dos tempos de infância , um amor , o fim de um relacionamento ( ABAIXO )  , o início de uma grande e verdadeira amizade , etc...etc....
 
Existe um outro porém : todo conceito que se faça do que é MÚSICA torna-se insuficiente e insignificante para definir certos músicos e musicistas marcados por algo tão especial e raro chamado GENIALIDADE .....Afinal de contas , como definir , por exemplo , as obras de um BEETHOVEN ? De um MOZART ? De uma SARAH BRIGHTMANN ? ( para quem não se lembra , trata-se daquela estonteante morena - ABAIXO - que cantou ao lado do tenor espanhol JOSEP CARRERAS a música-tema da Olimpíada de 1992 e que consagrou-se fazendo uma mescla de música erudita com música pop ) De um ELVIS PRESLEY ? De um TIM MAIA ? ....Difícil , né ?
 
Existiram aqueles que foram muito além do limite da genialidade , se que é que ela tem limites : tornaram-se símbolos , patrimônios nacionais , verdadeiras bandeiras vivas de seus países ! Até por volta de 1974 se alguém perguntasse a outra pessoa o que sabia da SUÉCIA a resposta não seria muito diferente disso : " UM FIM DE MUNDO DE FRIO , MULHERES LOIRAS E LINDAS , UM PAÍS ONDE AS PESSOAS VIVEM BEM , ONDE TUDO FUNCIONA E É PERFEITO E ONDE O BRASIL CONQUISTOU A COPA DE 58 ( ABAIXO ) " .....
 
A vitória daquele grupo , curiosamente formado por 2 casais , naquele 6 de abril de 1974 na portuária cidade inglesa de Brighton e cantando uma marcha-rock romântica chamada "WATERLOO " ( o concurso em questão era o EUROVISION : tradicional e anual concurso musical realizado naquele continente desde 1955 ) não representou "apenas " o início da consagração planetária do icônico  ABBA ( ABAIXO -  Iniciais dos complicadíssimos nomes dos seus integrantes : AGNETHA FALTSKOG , BJORN ULVAEUS , BENNY ANDERSON e ANNIFRIED LINGSTAD ......é isso mesmo , não foi erro de digitação ! ) :
 
 essa  vitória e o posterior e estrondoso sucesso do grupo também colocaram  a Suécia definitivamente no mapa mundial e mostraram que o aquele gelado país do norte da Europa não se resume apenas a frio , gelo , mulher bonita , organização e altíssima qualidade de vida .......Obviamente , guardas as devidas proporções e tendo vivido em uma época completamente diferente das dos então jovens casais suecos ( ABAIXO )  ,
 
 na vizinha NORUEGA ( ABAIXO , O PALÁCIO REAL NORUEGUÊS , EM OSLO : PARA UMA MELHOR VISUALIZAÇÃO , BASTA CLICAR NA FOTO ) algo bastante parecido . Se nos anos 70 já existiam diversas facilidades tecnológicas e de comunicação e a Suécia já era um país relativamente conhecido , naquela Noruega do longínquo século 19 a situação era completamente diferente : além de todas as precariedades da época ,  a Noruega não era nem sequer um país ( após séculos de domínio dinamarquês , desde 1814 a Noruega era uma possessão sueca ) e a cada ano milhares de pessoas embarcavam em seus portos tendo como principal destino os Estados Unidos .
 
Um velho e bem humorado ditado popular ilustra em parte quem foi o personagem do dia : FILHO DE PEIXE , PEIXINHO É .....Ok , e se esse peixinho vira um  peixe bem maior e com carne bem mais saborosa que a de seu progenitor , o que é então ? Aquela virtuosíssima pianista , embora uma ilustre desconhecida , da cidade de Bergen nem naqueles típicos sonhos que qualquer mãe do mundo tem a respeito de seus rebentos poderia imaginar que havia trazido ao mundo aquele que viria a ser um dos grandes monstros sagrados da história da música clássica : EDVARD Hagerup GRIEG ( ABAIXO ) .....
 
Embora as primeiras composições de sua autoria de que se tem registro datem de 1857 , consta que já aos 10 anos de idade ele fez uma variação para o piano de uma antiga canção alemã . Em 1857 a cidade de Bergen já era pequena demais para seu talento : tendo tido o be-a-bá musical com sua mãe , acabou prosseguindo nos estudos musicais com um violinista chamado OLE BULL , na capital Oslo . E pouquíssimo tempo depois mais uma vez Grieg teve de mudar de endereço , dessa para um lugar mais distante : LEIPZIG ( ABAIXO ) , cidade localizada na hoje finada Alemanha Oriental .
 
      Lá acabou tendo aulas com verdadeiras "feras " , como MOSCHELES , RENECK e WENZEL e esse verdadeiro diamante em estado bruto terminaria de ser lapidado em 1863 , quando passaria a viver em Copenhagen - a capital da Dinamarca - e a ter aulas com aquele que simplesmente viria a ser um dos grandes nomes da música clássica da região da Escandinávia ( a região é formada pela própria Noruega , pelos reinos da Suécia e Dinamarca e pelas repúblicas da Finlândia e Islândia ) : NIELS GADE ( ABAIXO ) .
 
 Embora tenha tido o privilégio de ter grandes mestres como seus professores e até de ter feito 2 viagens pela terra da ópera - a Itália - em 1865 e em 1870 , incrivelmente Grieg não gostava e até rejeitava tudo o que aprendera .....Arrogância ? Soberba ? Temperamento difícil ? Nada disso : um sujeito chamado RIKARD NORDAAK ( ABAIXO ) teria gigantesca e decisiva importância no futuro da carreira de Grieg . O sujeito em questão viria a compor a canção que foi transformada no HINO NACIONAL DA NORUEGA e sua obra foi basicamente inspirada em antigas canções folclóricas e em velhas tradições da Noruega .
 
 Encantado com isso , Grieg ( ABAIXO ) , é claro , tratou de fazer algo muito melhor : além de resgatar antigas canções e folclores e exaltar sua pátria , ele tratou de exaltar a natureza e as paisagens típicas da Noruega , em uma época em que palavras e conceitos , como ECOLOGIA e MEIO AMBIENTE eram completamente inexistentes .....
 
Mas não foi apenas a admiração e o fascínio pelo trabalho daquele que veio a ser um de seus grandes mestres-amigos - Rikaard Nordaak - que inspirou Grieg : na época estava em voga na Europa e presente em todas as formas de arte um movimento chamado ROMANTISMO , cuja principal marca registrada era justamente o NACIONALISMO e do qual o próprio Grieg ( ABAIXO ) veio a ser um dos grandes ícones .
 
 Outra fator também deve ter pesado : a sua própria cidade natal . Cidade portuária e que hoje tem uma população estimada de cerca de 300.000 pessoas , ou algo como uma meia Joinville , Bergen ( ABAIXO ) foi a capital da Noruega entre 1070 e 1299 e , mesmo já não sendo mais a sua capital , foi até a década de 1830 a sua principal cidade ( em 1979 a parte antiga da cidade foi declarada PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE ) .
 
 Independente de qual tenha sido a sua principal influência ( consta também que ele era um grande admirador das obras de MOZART e CHOPIN ) , acabou deixando uma vasta e respeitável obra : sonata para piano , concerto , romanzas , baladas , peças para pianos e orquestras ; canções como , " O CISNE E A CANÇÃO " , e , principalmente , a épica PEER GYNT .....Inspirada em um poema dramático de mesmo nome e escrito por outro norueguês - HENRIK IBSEN ( ABAIXO ) - , a peça é dividida em 4 partes : " A MANHÃ " , " MORTE " , " A DANÇA DO ANITRO " e " A GRUTA DO REI DA MONTANHA " . Há cerca de 10 anos atrás este escriba assistiu , pela televisão , a apresentação de uma orquestra executando essa peça e garante : mesmo quem não entende bulhufas de música clássica - como este escriba - irá gostar dela !
 
Certa vez , durante uma de suas raras entrevistas , o então baixista da saudosa e legendária banda inglesa QUEEN - JOHN DEACON ( ABAIXO ) - afirmou que sentia como uma pessoa muda por não ter voz e talento para cantar as músicas compostas por ele ( autor de sucessos , como "I WANT TO BREAK FREE " e " ANOTHER ONE BITES THE DUST " , em 1997 o  tímido e retraído músico  acabou encerrando a sua carreira ) . Felizmente , Grieg acabou não tendo esse problema :
 
 não que ele tenha sido um fabuloso intérprete mas coube a sua cara metade - a cantora NINA HAGERUP - dar voz e alma a boa parte de suas canções . Grieg procurou difundir suas canções lecionando música , organizando e regendo concertos musicais e , principalmente , fundando , em 1871 , a SOCIEDADE DE CONCERTOS DE CRISTIÂNIA ( até 1925 esse foi o nome da cidade de Oslo ) . Tanto esforço acabou valendo a pena : a partir de 1874 ele passou a receber uma pensão vitalícia do governo e , entre tantas honrarias , acabou recebendo o título de DOUTOR EM MÚSICA AD HONOREM da antiquíssima e conceituadíssima universidade inglesa de Cambridge ( ABAIXO )  .
 
Dizem que encontrar um verdadeiro amigo é algo raro , agora imagine quando um de seus grandes amigos é também um de seus maiores admiradores e fãs : seria mais ou menos o mesmo que atingir o cume do HIMALAIA ( ABAIXO ) , montanha localizada entre a China e o Nepal e que tem impressionantes e desafiadores 8.848 metros de altitude......
 
       Em 1906 , quando se encontrava em Londres , Grieg acabou conhecendo aquele que veio a ser um de seus grandes amigos : o pianista e compositor australiano PERCY  GRAINGER ( ABAIXO ) . Inspirado por seu amigo e mestre , o australiano - naturalizado norte-americano - inspirou-se nas canções folclóricas de várias nações - especialmente da Inglaterra e da Irlanda - para compor a maior parte de suas obras mas , infelizmente , essa amizade acabou não durando muito :
 
 um problema pulmonar , que acompanhava Grieg desde a sua juventude , acabou abreviando a sua vida em 4 de setembro de 1907 , aos 64 anos ( nascera em 15 de junho de 1843 ) e na mesma cidade onde nascera , Bergen .....Grieg ( ABAIXO ) poderia ter vivido bem mais mas pode-se dizer que acabou morrendo feliz :
 
esse sujeito tão orgulhoso e apaixonado pelas canções e tradições de sua pátria e que compusera canções simples , singelas , meigas e românticas a exaltando , acabou vivendo a tempo de ver a sua tão querida Noruega enfim se tornar independente da Suécia , por meio de um plebiscito popular ocorrido em 7 de junho de 1905 , e os seus tão amados e estimados compatriotas voltarem a serem senhores de seu destino .......( ABAIXO , MULHER E FILHO COM TRAJES T´PICOS NORUEGUESES DURANTE CELEBRAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DAQUELE PAÍS )
 
Como tenho , até em virtude de minha formação acadêmica , a "estranha " mania de ficar imaginando situações improváveis , até mesmo absurdas , envolvendo personagens históricos , fico imaginando o seguinte : o colossal ORGULHO que um sujeito tão nacionalista e apegado às coisas de sua terra , como Grieg teria ao se deparar e presenciar essa cena .....Em 27 de junho de 1993 e mais precisamente a apenas 940 metros do aeroporto de Stafesberg , na cidade de Halmar ( ABAIXO ) , uma BANDA MARCIAL liderada por um certo ODD ASPLI fez uma apresentação .
 
 Até aí tudo normal , exceto pelo seu gigantismo : a banda em questão era formada por 6.017 integrantes , incluindo 927 balizas e porta-estandartes e sendo a MAIOR BANDA MARCIAL JÁ FORMADA ATÉ HOJE ! Espantado com isso e ao mesmo tempo não cabendo em si de tanta alegria  e do alto de seus intermináveis 150 anos de idade , um debilitado mas ainda lúcido Grieg ( ABAIXO ) teria dito algo , como " MEUS JOVENS : TENHO ORGULHO DE VOCÊS ! " ou " MEUS ESFORÇOS NÃO FORAM EM VÃO ! " ......
 
Agora imagine comigo : de repente alguém informa àquele senhor , agora com inacreditáveis 172 anos de idade , que uma das mais progressistas e industrializadas cidades do "exótico " , distante , ensolarado e alegre Brasil teve entre os seus fundadores um grupo de noruegueses embora , curiosamente , o seu nome seja francês . ( APROVEITANDO A OPORTUNIDADE , AQUI VAI UMA FOTO ANTIGA , DE 1910 : DA ANTIGA FARMÁCIA PERTENCENTE A HUGO DELITSCH E LOCALIZADA NA ESQUINAS DAS RUAS XV DE NOVEMBRO E DO PRÍNCIPE )
 
Embora Grieg viesse a saber que daqueles 74 noruegueses , apenas 9 permaneceram na tal cidade e que hoje existe um reduzido número de descendentes vivendo nessa cidade , isso não acabaria com seu orgulho : mesmo tendo sido poucos ,  de qualquer maneira as impressões digitais de noruegueses ficaram marcadas nos alicerces da construção dessa cidade ! Esse orgulho aumentaria ainda mais ao conhecer a tal cidade , embora nos últimos tempos ela ande um tanto abandonada .....( ABAIXO , OUTRA FOTO ANTIGA : DE DATA INCERTA E DA ENTÃO ESCOLA DO PADRE CARLOS ; O PRÉDIO VEIO A SER DEMOLIDO EM 1974 PARA ABERTURA DA AVENIDA JK )
 
Que palavras então não diria , e pensaria , Edvard Grieg ao , naquele nublado domingo de 7 de setembro de 2015 e junto a multidão ali presente na avenida Beira-Rio ,  presenciar um desfile de BANDAS MARCIAIS ESCOLARES ? ( ABAIXO ) "Viagens na maionese " à parte , o vídeo do dia traz a apresentação de uma dessas escolas : a ESCOLA MUNICIPAL CASTELLO BRANCO , localizada no bairro Boa Vista . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=8SgxiSLwpKQ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário