quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Som de Joinville : ALELUIA !

Em meio a tanta notícia ruim , que tal sonhar um pouco ? SONHO NÚMERO 1 : Sabe aquela ponte ligando os bairros Adhemar Garcia e Guanabara ( ABAIXO )  que o atual desprefeito municipal prometeu por ocasião da primeira campanha ( consta que ele teria dito que a tal ponte já estaria pronta antes de sua posse .....) em que foi eleito , em 2012 ?
 
 Isso não é aquela famosa música sobre utopia do genial e saudoso JOHN LENNON ( 1940-1980 - ABAIXO  ) mas IMAGINE ( Este trocadilho foi terrível mas pelo menos tentei ! ) que de repente máquinas , caminhões e operários se dirigissem àquela região para enfim dar início a essa tão esperada obra , não só pelos moradores dos bairros citados mas de boa parte da zona sul da cidade......
 
SONHO NÚMERO 2 : Já não é mais segredo para ninguém que aos poucos o tão depredado e maltratado RIO CACHOEIRA está voltando a ganhar vida . Imagine que além da já expressiva biodiversidade que ali existe , pudéssemos nadar no rio e , também a exemplo do que acontecia antigamente , ela voltasse a ser navegável , gerando mais empregos e oportunidades de renda e negócios ( ABAIXO , O NAVIO "CATARINA " , QUE OPEROU ENTRE 1954 E 1974 NO PORTO DO BUCAREIN ) ......
 
Por fim , imagine que , para supremo espanto de todos os moradores de Joinville , o sistema de CARROÇAS PÚBLICAS ( ABAIXO ) , ops ! , transporte coletivo da cidade recebesse novas e modernas frotas de ônibus , equipados de ar condicionado , com locais para que os usuários pudessem guardar seus pertences e com assentos confortáveis .
 
 Melhor ainda : todas os terminais de ônibus da cidade ( ABAIXO )  seriam transformados em mini rodoviárias , com agências bancárias , órgãos públicos municipais para bem atender o cidadão e tudo aquilo o que os usuários merecem e devem ter .
 
Agora a notícia que deixaria todos os moradores de Joinville incrédulos  : a tarifa de ônibus voltaria ser uma só , ao invés dos motoristas seriam novamente os cobradores que fariam o serviço das cobranças das passagens e ao invés de mais uma vez ela ser aumentada , seria DIMINUÍDA , aliviando os tão maltratados e sacrificados bolsos dos trabalhadores joinvilenses .....
 
Isso tudo é bom , até demais ,  para ser verdade , não é mesmo ? Mas vamos supor , que por força de um verdadeiro milagre , esses desejos praticamente impossíveis realmente acontecessem : certamente uma de suas primeiras reações seria dizer em alto , bom , abismado , surpreso e agradecido ( ABAIXO ) tom a palavra que dá título a este texto ( ela tem origem na palavra hebraica ALLELUYAH , que significa " LOUVAI A JAH " , ou seja , Deus )  ou até quem sabe cantar aquela famosa musiquinha , " ALELUIA , ALELUIA , ALELUIA , ALELUIA " .....
 
Por falar nisso , o  que você entende de MÚSICA CLÁSSICA ? " Êta perguntinha difícil ! " Realmente , a provável reação que você teve ao ler esta pergunta é mais do que natural : é complicado encontrar alguém que não só tenha gosto por esse seletíssimo gênero musical ( ABAIXO , GENIAL E SEMPRE MAL HUNORADO COMPOSITOR ALEMÃO BEETHOVEN )  como realmente a compreenda , ou como diria algum poeta , " A SINTA NA ALMA " ( Essa foi forte ! ) .
 
 Fazer com que uma obra da música clássica - e mais especificamente ,  APENAS UMA PARTE DELA  - se eternize , atravesse séculos e mesmo tanto tempo depois de ser composta caia tanto no gosto quanto no inconsciente das pessoas , mesmo daquelas pessoas que não gostam e não entendem rigorosamente de música clássica , é algo típico de um gênio ( ABAIXO , OUTRO GÊNIO DA MÚSICA CLÁSSICA : O COMPOSITOR ITALIANO GIUSEPPE VERDI ) , possivelmente alguém DJOU....DJOUTRO PLANETA que decidiu aterrissar na Terra para trazer um pouco de graça , harmonia , perfeição e alegria ao nosso tão maltratado e depredado planeta !
 
Ainda há pouco eu não citei aquele musiquinha do ALELUIA ? Pois é , o autor dela é um desses ETS que desembarcaram na Terra , ou mais precisamente em 23 de fevereiro de 1685 , na cidade de HALLE AN DER SAALE ( ABAIXO ) , então uma pequena e provinciana cidade no então SACRO IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO , nação surgida no século 9 , dissolvida em 1806 e que equivale à atual Alemanha .
 
 Embora esse ET , ops ! , gênio chamado GEORG FRIEDRICH HAENDEL tenha muito justamente recebido o apelido de " DIVINO " em virtude de suas fantásticas obras , sua família era de meros mortais : boa parte de seus ancestrais masculinos ganhara suas vidas trabalhando como ferreiros ou funileiros e seu pai era um modesto barbeiro-cirurgião . O que um bom padrinho não faz : o pai de Haendel acabou sendo contratado ao mesmo tempo pelo DUQUE DE SAXE-WEISENFELLS e pelo MARQUÊS DE BRANDEMBURG , atendendo aos membros da corte desses dois nobres , mudando radicalmente de nível de vida e adquirindo uma bela e luxuoso residência na área central da cidade de Halle (a residência - ABAIXO - é hoje um misto de museu e espaço cultural ) .
 
 MAS O QUE FEZ HAENDEL SE INTERESSAR POR MÚSICA E , COM ISSO , AFLORAR SUA GENIALIDADE ? Essa é a típica pergunta sem resposta : o mais provável é que sua mãe o tenha despertado para a música e ainda muito pequeno , Haendel já tocava CLAVECINO ( ABAIXO ) , uma espécie de teclado hoje desaparecido . O fato é que foi justamente a partir de uma a princípio despretensiosa visita de seu pai ao duque de Saxe - Weisenfells que a vida de Heandel começou a mudar e que essa genialidade começou a aflorar : de repente o então menino de 7 anos começou a tocar algumas músicas no órgão do duque , surpreendendo e deixando maravilhadas as privilegiadas testemunhadas que presenciaram essa cena e ,  ciente de que estava diante de um pequeno gênio , o duque se dispôs a dar proteção ao menino-prodígio .
 
Quem provavelmente não gostou muito disso foi o igualmente surpreso pai de Haendel : ele havia decidido que seu filho seria advogado , lamentavelmente achava que arte e cultura " eram perdas de tempo " e Haendel só tocava música escondido ou em ocasiões em que seu pai não estava em casa ......Não restava outra alternativa ao contrariado pai de Haendel senão ceder ao pedido do duque , sendo que durante 3 anos o então menino-prodígio ( ABAIXO ) viveu e foi educado com um certo ZACHAU , organista da Catedral de Halle e que ensinou a respeito das vidas e das obras de grande nomes da música clássica , noções de estilos musicais e de como fazer uma composições e a tocar vários instrumentos , como piano , violino e oboé .
 
 Por volta de 1698 a situação já era bem diferente : o pai de Haendel já havia "partido dessa para melhor " , não havia mais nenhum "sangue azul " para ajudar , sua família encontrava-se em uma situação financeira difícil e o então garoto de 13 anos foi viver em Berlim , onde acabou entrando em contato e impressionando os membros da corte da então princesa SOFIA CARLOTA , mais tarde rainha da Prússia . Ainda menor de idade , Haendel ( ABAIXO , JÁ NA ADOLESCÊNCIA ) acabou tendo o desprazer de saber que sua família recusou uma valiosa bolsa de estudos na Itália.....
 
     Apaixonado por óperas e a fim de viver em uma cidade mais cosmopolita e aberta às artes , em 1703 Haendel já estava de endereço novo - Hamburgo ( ABAIXO , EM GRAVURA FEITA EM 1702 ) , um grande centro operístico naquele tempo - e , após iniciar e largar o curso de Direito e descobrir que essa definitivamente não era sua praia , ele veio a compor aquela que foi a primeira de suas maravilhosas obras : a ÓPERA "ALMIRA ", que contraindo uma tradição desse gênero musical foi composta em alemão ao invés do italiano .
 
Reconhecido e aclamado , Haendel acabou se tornando violinista da orquestra da ópera de Hamburgo e , em virtude de uma enfermidade do maestro , regente dessa mesma orquestra . Não se sabe bem o porquê da saída de Haendel da orquestra e nem o que fez para ganhar a vida depois disso ( especula-se que ele tenha se tornado um anônimo professor particular de música - ABAIXO , PARTITURA DE UMA DE SUAS OBRAS : "TOLOMEO " , DE 1724 ) , mas o fato é que ele acabou trocando as frias terras alemãs pelas um pouco mais quentes terras de madre Itália : além da falta de trabalho teria pesada aí um provável convite feito a ele pelo príncipe JOÃO GASPAR DE MÉDICI .
 
Aquilo que acontecera em Hamburgo foi uma pequena demonstração do que aconteceria na Itália : Haendel peregrinou pelas cidades de Roma , Florença , Nápoles e Veneza e viveu aquele que pode ser considerado o primeiro grande momento de sua carreira , em proporção muito maior do que tivera Hamburgo .....Em 3 anos vivendo na Itália Haendel trabalhou muito , compondo um expressivo número de óperas e obras de caráter sacro , sendo que todas elas tiveram imediato , caloroso e estrondoso sucesso e aí foi a vez de outro "sangue azul " entrar na história : o príncipe GEORG LUDWIG ( ABAIXO ) .
 
Agora era a hora de voltar para a Alemanha , mais especificamente para cidade de Hannover : o príncipe o nomeou MAESTRO DE CAPELA e , sabe-se lá por que motivos , Haendel acabou trabalhando durante pouquíssimo tempo , alegando ter de viajar para a cidade de Duesseldorf e para Londres . Magoado com a desfeita , o príncipe fugia de Haendel ( ABAIXO ) e fazia de tudo para não vê-lo assim como um vampiro foge da cruz embora , curiosamente , o músico ainda continuasse para o príncipe .
 
 Só que por uma dessas incríveis coisas que acontecem na vida o príncipe veio a ser tornar rei da Grã-Bretanha com o título de GEORG I ( até 1837 o Reino Unido e o então Reino de Hannover - equivalente hoje a ao Estado alemão da Baixa Saxônia , ABAIXO , A CIDADE DE HANNOVER - foram praticamente um só país ) e , apesar da inimizade com Haendel , o levou para a Inglaterra , onde logo após chegar , em 1711 , compôs a ópera " RINALDO " , que estreou no ano seguinte e veio a ser um grande sucesso .
 
Mas o que os verdadeiros amigos não fazem , não é mesmo ? Naquele tempo era moda entre os nobres britânicos realizar passeios pelo rio Tâmisa , em Londres , ao som de músicas clássicas e certa vez , durante um passeio em que estava presente o rei , o BARÃO KIELWANSEGGE - amicíssimo de Haendel - fez com que a música a ser tocada fosse justamente uma composição de Haendel : sem saber disso , o rei ( ABAIXO ) acabou ficando maravilhado ao ouví-la .
 
Segundo conta outra versão , o violinista italiano FRANCESCO GEMININI - grande virtuose , bastante célebre em sua época - teria exigido que a apresentação que faria diante do rei teria de ter a participação de Haendel , que tocaria CRAVO ( uma espécie de piano rústico ) ......Independente de qual dos dois fatos tenha sido o verdadeiro , a verdade é que o rei e o músico-compositor-maestro não só fumaram o "cachimbo da paz " e reatando relações ( ABAIXO , HAENDEL E O REI : HAENDEL É O QU ESTÁ À ESQUERDA SEGUNRANDO UM CHAPÉU E O REI ESTÁ JUNTO ÁS DUAS MULHERES ) como , generoso , o rei acabou não mantendo a pensão que pagava a Haendel como a AUMENTANDO !......
 
Após as costumeiras viagens-retornos à Alemanha , em 1726 Haendel finalmente " sossegou o facho " : radicou-se de maneira definitiva na fria e chuvosa ilha da rainha , ou melhor , do rei e acabou adquirindo a cidadania , tendo o seu nome "britanizado " de Georg Friedrich para GEORGE FREDERICK e em terras britânicas também foi professor de música da família real , regente do teatro HAYMARKET e maestro da ACADEMIA REAL DE MÚSICA . Infelizmente não se sabe exatamente quantas obras Haendel ( ABAIXO ) compôs : infelizmente muitas delas foram perdidas e especula-se que seriam mais de 600 , incluindo canções instrumentais , sonatas , suítes , óperas , oratórios , antífonas , Te Deum e concertos para órgãos , orquestras de cordas e sinfonias e obras maravilhas , como as óperas " SANSÃO " , ' JUDAS MACABEU " , "JOSUÉ " , " RADAMÉS " , " SAUL E ISRAEL NO EGITO " , o oratório " ESTHER " , " WATER MUSIC " e " A PAIXÃO " .
 
       Em relação ao cidadão Georg Friedrich , ou George Frederick , sua personalidade foi bastante complexa e é descrito como generoso ( nos últimos 10 anos de sua vida auxiliou e se dedicou a THOMAS CORAM ´S FOUNDING HOSPITAL , uma instituição de Londres que se dedica a dar educação para crianças abandonadas ) ,  bipolar , independente , guloso , orgulhoso , culto , inteligente ( consta que ele tinha perfeito domínio de alemão , italiano , francês e inglês e grande interesse , senão paixão , por quadros e gravuras , especialmente de nomes , como o holandês REMBRANDT - ABAIXO - e o italiano ANDREA DE SARTO ) e bem humorado , a ponto até mesmo de ser um grande contador de piadas !
 
Irônica e melancolicamente  , um sujeito cujas obras ficaram marcadas pela BELEZA e a HARMONIA terminou sua vida sem a VISÃO , talvez o sentido humano mais ligado a ideia de beleza : a cegueira passou a atingí-lo a partir de 1751 , justamente - e aí está outra ironia - quando estava iniciando a composição de uma ópera chamada JEPHTAT ; Haendel veio a falecer em Londres , em 14 de abril de 1759 , aos 74 anos de idade ......" E A TAL MUSICQUINHA DO ALELUIA ? " ( ABAIXO , CORAL E ORQUESTRA A TOCANDO E INTERPRETANDO )  Bom , tecnicamente ela é um ORATÓRIO ( um gênero sacro da música clássica ) de 51 movimentos , dividida em 3 partes e cuja duração varia entre 2 horas e 15 minutos e 2 horas e 30 minutos , sendo que a sua mais célebre parte - justamente a do "Aleluia " - fecha segunda parte e equivale ao seu  quadragésimo segundo ( 42 )  movimento .
 
Agora a sua história : em 1741 um nobre irlandês - LORD LEIEUTENENT - pediu a Haendel que compusesse um espetáculo musical em benefício de 3 instituições de caridade de Dublin , a capital da Irlanda e , embora já bem doente , ele acabou aceitando mesmo ainda tendo uma ideia clara de qual seria o tema da obra . CHARLES JENNENS , autor do LIBRETO ( espécie de roteiro ) da ópera " SAUL E ISRAEL NO EGITO " , acabou resolvendo o problema : ele fez uma seleção de versículos tanto do velho quanto do novo testamentos bíblicos e a obra acabou recebendo o nome de " O MESSIAS" , ou "MESSIAH " , em inglês , estreando em Dublin ( ABAIXO ) na Páscoa de 1742 .
 
Conta a lenda que por ocasião da esteia do oratório em Londres e , de tão entusiasmado com o trecho do "Aleluia " , o então rei britânico GEORGE II ( ABAIXO ) teria se levantado , sendo seguido pelos presentes no teatro e iniciando com isso a tradição de ficar quando o trecho do "Aleluia " é executado ( na verdade e pelos rígidos protocolos reais britânicos , em uma situação com essa - um espetáculo - quando o monarca se levanta ninguém deve continuar sentado ......) . Como sempre existem os invejosos , hipócritas , fofoqueiros , carolas e chatos de plantão , a imprensa da época chegou a rotular a obra de " PROFANA " e o exigente e perfeccionista Haendel chegou a alterá-la diversas vezes ....
 
.No vídeo do dia , contando com o luxuoso auxílio da tradicionalíssima BANDA DO 62 BATALHÃO DE INFANTARIA ( ABAIXO ) e numa performance que provavelmente orgulharia Haendel , o coral joinvilense SOMOS UM interpreta essa pérola da música clássica de uma maneira , digamos , diferente.......PARA ISSO , CLIQUE NO SEGINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=Eft-DCVwmkk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário