quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Som de Joinville : Música Galática

"EU ACREDITO QUE EXISTAM SERES INTRA , EXTRA TERRESTRES . O UNIVERSO ( ABAIXO )  É ALGO MUITO MAS MUUUUITO MAIOR DO QUE A GENTE IMAGINA . É UM NEGÓCIO TÃO GRANDE MAS TÃO GRANDE , BROTHER , QUE NÃO CABE NEM DO BAÚ DO SILVIO SANTOS ! " ......
 
Esse comentário que , como você pôde observar , é muito bem fundamentado e é puramente científico foi dito em 1992 durante um programa chamado "ENSAIOS " e que ainda vai ao ar pela TV Cultura , de São Paulo ( ABAIXO , A SEDE DA EMISSORA -  trata-se de um misto de entrevista , depoimentos do próprio entrevistado e uma apresentação ao vivo de algum grande nome da música brasileira ) .
 
O seu autor - um grande talento que a Ciência mundial infelizmente desperdiçou - foi  ele : Sebastião Rodrigues Maia , ou tão somente TIM MAIA ( 1942-1998 - ABAIXO ) ! Brincadeiras à parte , o saudoso "Síndico do Brasil " acabou resumindo de maneira bem humorada ( consta que ele acreditava na existência de civilizações extra terrestres formadas por micro indivíduos que estavam sempre de passagem pelo nosso planeta e que , portanto , ao caminharmos estávamos correndo o risco de pisar em um ou em muitos desses indivíduos ........não , isso é sério : quem certa vez revelou isso foi um dos filhos de Tim Maia , CARMELO MAIA ) uma grandessíssima verdade :
 
 o Universo e sua infinitude estão completamente fora da limitadíssima compreensão humana . De maneira bem simples ,entende-se como GALÁXIA um agrupamento de estrelas , planetas , nebulosas e poeiras cósmicas que estão unidos pela forçada gravidade ( lembre-se das aulas de Física no tempo da escola e , principalmente , de um indivíduo chamado ISAAC NEWTON - ABAIXO ) .
 
Pois bem , estima-se que aproximadamente 1 milhão de galáxias tenham sido catalogadas até hoje , por inciativa de um projeto desenvolvido pela NASA - a famosa agência espacial dos Estados Unidos - chamado "Sloan Digital Sky Survey " . A princípio isso pode parecer impressionante mas na verdade não passa de um mísero e insignificante número : estima-se que em todo o Universo existem perto de 100 BILHÕES DE GALÁXIAS ......
 
A nossa galáxia - VIA LÁCTEA ( ABAIXO - a primeira pessoa a descobri-la e identifica-la foi um grego chamado DEMÓCRITO e que viveu entre os remotíssimos anos de 450 e 370 antes de Cristo ) - apresenta a  forma de uma espiral achatada , tem um comprimento de 100.000 ANOS-LUZ de diâmetro ( 1 ANO-LUZ , ou seja , a distância percorrida pela luz no vácuo durante um ano equivale a algo próximo a 9,5 TRILHÕES de quilômetros ! )
 
e especula-se que existem nela algo como 200 BILHÕES DE ESTRELAS ( uma delas - o SOL - está a cerca de 30.000 anos-luz de seu centro e uma região da Via Láctea conhecida como BRAÇO DE ORION , entre o centro e a borda galáxia ; infelizmente ele - ABAIXO - , e consequentemente o nosso planeta , tem data para morrer .....mas daqui a  7 BILHÕES de anos ! ) .
 
Aqui vai mais uma prova do quanto a nossa espécie humana é insignificante : a Via Láctea está localizada em uma região do Universo conhecida como GRUPO LOCAL , na qual especula-se que existam mais de 30 galáxias : esta região ocupa uma área de cerca de 3 milhões de anos-luz , ou 28 QUINTILHÕES ( O número 28 seguido de 18 zeros !!!!!! )  de quilômetros ......Ficou impressionado e , impressionada ? Pois saiba que se toda a parte do Universo conhecida pela espécie humana ( as mais distantes e remotas galáxias conhecidas pelo Homem estão a uma distância de 13 bilhões de anos-luz da Via Láctea - ABAIXO , A GALÁXIA IC 342 ) fosse UM CAMPO DE FUTEBOL , a região em que estamos - GRUPO LOCAL - equivaleria a míseros 2 centímetros do gramado ! .....
 
O interesse que temos pelo Universo ( ABAIXO ) e sua vastidão surgiu praticamente junto com o próprio aparecimento de nossa espécie no planeta mas os primeiros registros dessa tão fascinante ciência conhecida como ASTRONOMIA
 
datam de um período que é conhecido pelos historiadores e arqueólogos como IDADE DO BRONZE , compreendido entre os anos de 3.500 e 1.200 antes de Cristo e que ficou marcado , entre outras coisas , pelos surgimentos dos primeiros países e grandes civilizações , como sumérios , babilônicos , mesopotâmicos , egípcios e fenícios ; dos primeiros alfabetos ; das primeiras grandes religiões ; das primeiras técnicas de irrigação e drenagem do solo e dos primeiras confecções de objetos de ferro ( por exemplo , o famoso monumento arqueológico de STONEHENGE - ABAIXO -  , na Inglaterra , data dessa época e muito provavelmente foi um observatório astronômico de alguma extinta civilização ) .
 
Mesmos com tantos progressos e descobertas ao longo de milênios de história , uma velha e intrigante pergunta , ainda não foi respondida : EXISTE VIDA INTELIGENTE FORA DA TERRA ? Aqui entra um trecho de uma famosa canção de outra figura icônica da música brasileira , RAUL SEIXAS ( 1945-1989 - ABAIXO  ) : ".....E SABER QUE O SER HUMNO É RIDÍCULO , LIMITADO E QUE SÓ USA 10 % DE SUA CABEÇA ANIMAL ...." Em virtude desta limitação tão colossal tão cedo a pergunta que acabei de reproduzir não será respondida , se é que algum dia isso acontecerá !
 
       Mesmo com tamanha  limitação ainda temos aquele especialíssima capacidade de poder sonhar , imaginar , criar , fantasiar : a imaginação humana em relação ao Universo e aos astros é quase tão antiga quanto o estudo que fazemos deles . Fantásticas viagens e aventuras pela vastidão do Universo e por outros planetas , contatos com outras civilizações planetárias , seres malignos de outros planetas , seres alienígenas de aspecto horrível e monstruoso , robôs dotados de inteligência quase humana , fantásticas e futuristas espaçonaves : ( ABAIXO , PERSONAGENS DÔ ICÔNICO SERIADO TELEVISIVO "PERDIDOS NO ESPAÇO " E QUE TEM COMO UM DE SEUS MAIS ILUSTRES FÃS O JORNALISTA E ETERNO CONTADOR DE HISTÓRIAS ROBERTO SZABUNIA )
 
nos anos 70 histórias com ingredientes como esses não eram nenhuma novidade , agora uma história em tons épicos - no melhor estilo das maravilhosas histórias da antiga mitologia grega - , extremamente dinâmica ,cheia de feitos especiais e surpreendentes e que não se passava em outras planetas mas sim outras galáxias , era algo que ninguém jamais havia tido a ousadia de tentar ! Jovem e cheio de planos ,  um então desconhecido cineasta norte-americano chamado GEORGE LUCAS ( ABAIXO , À ESQUERDA - ele nasceu em 18 de maio de 1944 ) acabou indo em frente mas a milionária e todo-poderosa produtora cinematográfica FOX não acreditou muito nessas ideias : temorosos de um possível fracasso , os executivos da empresa acabaram abrindo mão dos direitos do filme  e muito provavelmente devem estar arrependidos até hoje !
 
Inspirado por várias e ecléticas fontes - como , os filmes de ação japoneses , os filmes de guerras , o período medieval , as histórias de cavalaria e , principalmente , os sérios e aprofundados estudos do antropólogo norte-americano JOSEPH CAMPBELL ( 1904-1987 ) a respeito de todos os tipos de MITOLOGIA existentes no mundo - , George acabou produzindo e dirigindo um filme que acabou recebendo o curto e impactante título de "STAR WARS" ( " GUERRA DAS ESTRELAS " , no Brasil )  e que acabou sendo lançado , a princípio sem chamar muito a atenção , em 25 de maio de 1977 ( ABAIXO , CARTAZ DE LANÇAMENTO DO FILME )  .
 
 Com certeza nem em seus mais delirantes e fantásticos sonhos de cineasta George poderia sequer imaginar no que isso se transformaria : o filme ( ABAIXO ) acabou rendendo a fabulosa bilheteria de 775.398.007 dólares , 7 Oscars e acabou sendo transformado em uma série que já chega a seu décimo filme ( " STAR WARS EPIOSODE 8 " será lançado provavelmente no próximo mês de dezembro e para os próximos 2 anos - 2018 e 2019 - estão previstas as produções e lançamentos de mais dois filmes dessa série ) , em 7 seriados de televisão , 2 musicais , 21 jogos de videogame , em brinquedos produzidos por uma gigantesca empresa desse setor ( a dinamarquesa LEGO ) , em tema de vários livros e é , de longe , uma das mais icônicas , fantásticas e revolucionárias produções cinematográficas da história .....
 
Uma ideia genial também pode gerar o maravilhoso "milagre" da multiplicação do combustível ( $ ) : estima-se que até fins de 2016 as somas das bilheterias de todos os filmes da série "Star Wars " haviam à casa dos 4 bilhões de dólares e a soma das receitas de todos os produtos e royalties da marca "Star Wars " já havia atingido a casa dos 30 bilhões de dólares . Só para que você tenha uma ideia , esse valor de 30 bilhões de dólares é superior ao PIB ( Produto Interno Bruto ) , ou seja ,a soma de tudo o que se produz ao longo de um ano , de países como , Armênia , Azerbaidjão ( os dois países eram uns dos 15 que formaram a hoje extinta União Soviética até o Natal de 1991 , sendo que o Azerbaidjão tem consideráveis reservas de petróleo e gás natural - ABAIXO , UMA VISÃO DE SUA CAPITAL : BAKU  ) e o arquipélago caribenho das Bahamas , um dos maiores centros financeiros e paraísos fiscais do planeta !
 
Como não é bobo nem nada e "apenas " com o dinheiro que recebeu pelo estrondoso sucesso daquele filme de 1977  , George ( ABAIXO ) acabou criando a sua própria produtora cinematográfica - LUCASFILM - e posteriormente mais 5 empresas voltadas apenas para as produções de feitos especiais . Mesmo tendo vendido todas essas empresas , ela acabou lucrando , mais até do que se continuasse com elas : só a venda da Lucasfilm , em 2012 e para o gigantesco e multi milionário grupo de entretenimento  WALT DISNEY COMPANY , George acabou recebendo a bagatela de 4 bilhões de dólares ou um valor superior a sua fortuna pessoal em 2004 , que era de 3 bilhões de dólares ( Dizem que os sortudos nascem com o traseiro voltado para a Lua .....então nesse caso , haja traseiro ! ) ......
 
É claro que , mesmo com tantas cifras fantásticas , o filme deixou um legado , por sinal , não um mas sim vários legados : os especialistas consideram "Star Wars " ( ABAIXO ) o primeiro BLOCKBUSTER - o popular "FILME ARRASA-QUARTEIRÃO " - , ou seja , aquele típica produção extremamente cara que acaba se pagando sozinha se transformando em uma série de filmes , atraindo multidões de pessoas às salas de cinema , rendendo cifras inacreditáveis de bilheteria e gerando uma quase incontável série de produtos e royalties , como livros , brinquedos , games , seriados televisivos .....
 
     O filme também foi pioneiro ao adotar um tipo de linguagem novo e revolucionário , cheio de dinamismo e agilidade e voltado para um público jovem e , é claro , acabou criando algo que é praticamente uma lei no glamouroso e multi milionário mundo dos faz-de-conta de Hollywood ( ABAIXO ) : filmes recheados de cenas fortes e marcantes , reforçadas por caríssimos , surpreendentes e modernos efeitos especiais .
 
 A série é tão marcante e icônica que até mesmo o significado original de uma palavra ela acabou alterando : se antes a palavra NERD era usada para se referir àquele tipo de aluno estudioso - o popular CDF ( ABAIXO ) - , que não se desgruda dos livros , extremamente tímido e que praticamente não sabe o que são as palavras DIVERSÃO e NAMORO ( ele também é popularmente conhecido como "BOCA VIRGEM " ) hoje também é usada para referir aos fãs inveterados dessa série de filmes - alguns chegam até a se fantasiar com roupas de personagens do filme - e que todos os anos , sempre e religiosamente na data de 25 de maio , reúnem-se em várias partes do mundo .
 
 Aproveito para fazer minha bilionésima confissão a você : não sou e nem nunca fui  muito interessado em cinema e meu interesse por esse tipo de filme - cujos efeitos especiais são capazes até de fazer uma minúscula formiga arrotar e falar grosso - é próximo ao zero ! Cada um tem seus gostos e suas preferências e respeito quem é fã de "Star Wars " mas algo está acima de qualquer gosto e discussão : a sua MÚSICA-TEMA  é de arrepiar ! Ela leva a assinatura de um gênio que atende pelo nome de JOHN WILLIAMS ( ABAIXO ) : compositor , músico e maestro natural do Estado de Rhode Island ( o menor dos 50 Estados americanos ) , iniciou sua longa e interminável carreira em 1952
 
e antes de "Star Wars " já conquistado relativos sucessos através das trilhas sonoras dos filmes "ON THE ROOF " ( 1971 )  e "JAWS "( 1975 ) , que , é claro , nem chegaram nem perto do colossal sucesso com " Star Wars " . Consagrado , John  ( ABAIXO ) ainda comporia as trilhas sonoras de outra mega produções icônicas hollywoodianas , como " ET " , " PARQUE DOS DINOSSSAUROS " , " A LISTA DE SCHINDLER " e as séries " INDIANA JONES " e " HARRY PORTER " e foi indicado ao OSCAR nada menos do que 50 vezes , conquistando por 5 vezes esse cobiçadíssimo e glamouroso prêmio ......Em resumo : " Star Wars " é algo , literalmente , GALÁTICO !
 
 Bom , já que estou comentando sobre algo tão épico e grandioso lembrei-me agora de uma instituição centenária , genuinamente joinvilense e que tem tudo a ver com isso : o CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE JOINVILLE ! ( ABAIXO ) No vídeo que você terá o prazer de conferir a seguir a BANDA SIFÕNICA da corporação toca justamente a música-tema de "Star Wars " .....PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=_VX5RQsymRM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário