Antes de mais uma viagem pela história de Joinville - para a qual , aliás , você está convidado , convidada - devo lhe fazer uma confissão : jamais tive interesse em fazer parte do Facebook ou de quaisquer outras formas de redes sociais por achar isso uma besteira ( ainda prefiro o velho "téte à téte " , ou seja , conhecer pessoalmente alguém , saber de suas preferências , angústias , sonhos , desejos , etc...etc... ) , isso até junho de 2013 e até um velho amigo meu entrar em cena e que , por sinal , você está mais careca do que o ESPERIDIÃO AMIN ( ABAIXO ) de saber quem é :
trata-se do Homus Sincerus MILTON WENDEL ( ABAIXO ) ....Esse sujeito extremamente verdadeiro ; amigável ; simples ; por vezes explosivo ; assumida e orgulhosamente ateu ; eterno defensor do histórico rio Cachoeira e dos animais que ali vivem ; inimigo do obscurantismo , da alienação e do infame "jeitinho brasileiro " e a quem tenho um profundo respeito , tratando-o como se fosse meu pai ( ele é quase 2 décadas mais velho do que este escriba ) , acabou repetindo e falando tanto , que acabou me convencendo :
o Facebook ( ABAIXO , O PAI DA "ENCRENCA " : O NORTE-AMERICANO MARK ZURCKERBERG , O CRIADOR DESSA MÍDIA SOCIAL ) poderia vir a ser uma ferramenta para o blog , que naquela ocasião estava apenas engatinhando . É claro que muitas das coisas - senão a maioria - que aparecem ali não são nem um pouco aproveitáveis mas por outro lado existem muitas coisas positivas e sempre surgem discussões e frases inteligentes , espirituosas e até engraçadas .
Um exemplo ? Na semana passada , diante de mais um abusivo e inexplicável aumento da tarifa que tem-se que pagar para se embarcar nessas verdadeiras carroças que dizem ser ônibus 9 ESSA É DAS ANTIGAS : ABAIXO , UMA FOTO DO ANTIGO TERMINAL URBANO DE JOINVILLE EM 1966 E OUTRA , TIRADA NOS ANOS 70 ) ,
um cidadão - infelizmente não lembro o seu nome - , de maneira bem humorada , lembrou que tudo isso começou com aquele automóvel OLDSMOBILE , que chegou em Joinville no remoto ano de 1907 ( ABAIXO ) ......Opa ! Esse era o combustível que faltava para mais uma viagem histórica que farei junto com você daqui a pouco !
Como considero os leitores do ALAMEDA CULTURAL também meus amigos , de novo terei de confessar outra coisa : JAMAIS tive vontade e interesse em aprender a dirigir um automóvel ( ABAIXO , DOIS AUTOMÓVEIS ILHADOS EM CHEIA OCORRIDA NA ÁREA CENTRAL DE JOINVILLE , PROVAVELMENTE EM 1929 ) , nunca me senti atraído por isso e só o faria por uma questão de extrema necessidade .
OK , sei que esse veículo de locomoção cuja história oficial ( a exemplo do que aconteceu com o AVIÃO , durante um período de mais de 100 anos o automóvel acabou tendo vários " pais " , sendo que muitos apontam o engenheiro militar francês JOSEPH-NICOLAS CUGNOT - ABAIXO -como o seu grande pioneiro , embora sua intenção fosse criar não um veículo de passeio mas sim um veículo que transportasse peças de artilharia :
a geringonça - ABAIXO - do francês foi criada em 1769 , circulou algumas vezes , era movida à vapor , apresentou inúmeras falhas mecânicas , atingia uma velocidade máxima de 4 quilômetros por hora , tinha 2 rodas traseiras e uma roda dianteira onde estava a caldeira com o vapor que impulsionava o veículo ; alguns meses mais tarde , ao se chocar contra um muro , o francês acabou protagonizando o primeiro acidente automobilístico de que se tem notícia ......)
afirma ter sido criado - simultaneamente - entre 1885 e 1886 por dois alemães - KARL BENZ ( 1844-1929 ) e GOTTLIEB DAIMLER ( 1834-1900 ) - e a que a maioria das pessoas chama de CARRO ( ela tem origem numa antiga palavra do latim - CARRUS -, que era o nome de um veículo militar de duas rodas - ABAIXO - bastante utilizado pelas então poderosas e temíveis tropas romanas ; a palavra Carrus , por sua vez , teve origem em uma remotíssima palavra indiana - KERS - , ou seja , " CORRER " ) ,
em países , como Brasil e , principalmente Estados Unidos , simboliza e dá ideia de STATUS , PODER , DINHEIRO , FAMA , MULHERES , SEDUÇÃO , SEXO , entre outras coisas , além de ser um grande utilitário , mas também tenho motivos de sobra para permanecer com minha convicção de não aprender a dirigir : o automóvel é um veículo caro e que exige constante manutenção , barulhento , poluente e , acima de tudo , PERIGOSO . ( ABAIXO , OUTRA RELÍQUIA HISTÓRICA : UMA FOTO DE 1940 DA RUA XV DE NOVEMBRO , COM APENAS CARROS CIRCULANDO )
Aliás , aqui vão outras curiosidades : o Brasil é o quinto país do mundo em número de mortes no trânsito e estima-se que a cada ano morram , em média , cerca de 45.000 pessoas nas verdadeiras arapucas que são as estradas , ruas e avenidas tupiniquins e para que você tenha uma ideia , durante um ano morrem no trânsito brasileiro mais pessoas do que em 3 anos - 2014, 2015 e 2016 - da interminável GUERRA CIVIL IRAQUIANA ( ABAIXO ) , em curso desde 18 de dezembro de 2011 , quando oficialmente as tropas dos Estados Unidos deixaram aquele país........
Questões , fatos e impressões pessoais à parte , agora chega de papo e iremos ao que interessa : a história de Joinville . Curiosamente , essa página curiosa e interessante da história daqui de terras de Dona Francisca começou a 135 quilômetros daqui , no vizinho Estado do Paraná e em um lugar que durante muito foi conhecido como "CIDADE SORRISO " : CURITIBA ....( ABAIXO , FOTO TIRADA AINDA NO SÉCULO 19 DO LOCAL A PARTIR DO QUAL SURGIU AQUELA CIDADE : O LARGO DA ORDEM )
Naquele remoto ano de 1907 um automóvel era um estranho , curioso e luxuoso artigo reservado a raríssimos privilegiados e os nomes daquelas 4 pessoas que estavam prestes a fazer história já denunciavam sua privilegiada posição social : o senador CÂNDIDO ABREU ( ABAIXO , HOJE NOME DE AVENIDA EM CURITIBA ) , o empresário FITO FONTANA e sua esposa e o major do Exército FELINTO BRAGA .
Como naquele tempo uma estrada ligando Joinville e Curitiba era praticamente um sonho ( a BR-101 só veio a ser concluída em 1971 ) , o único jeito era seguir um caminho longo e que incluía a então ESTRADA DONA FRANCISCA ( ABAIXO , FOTO AINDA NA ÉPOCA DA ABERTURA DESSA ESTRADA , MAIS PRECISAMENTE EM LOCAL ONDE É HOJE A CIDADE RIO NEGRINHO ) - mais tarde a rodovia estadual SC-301 e hoje , SC-418 - e é aí que acabam surgindo as seguintes perguntas : AFINAL , O QUE FEZ TÃO DISTINTOS MEMBROS DA ALTA SOCIEDADE CURITIBANA SE AVENTURAREM , DE CARRO EM UMA VIAGEM TÃO LONGA E COMPLICADA , RUMO A JOINVILLE ? QUAL ERA O OBJETIVO DESSA VIAGEM ?
Curiosa e estranhamente os jornais da época ( o jornal curitibano " A NOTÍCIA " acabou trazendo um amplo e detalhado relato da viagem ) não trazem a data do início da viagem do QUARTETO CORAJOSO e nem descrevem o percurso inicial dela , até a cidade de Rio Negro ( ABAIXO , ÁREA CENTRAL DE RIO NEGRO , PROVAVELMENTE POR VOLTA DE 1910 ) , que fica na divisa com Santa Catarina ( Alô , historiadores de Curitiba e Joinville : que tal tentar encontrar as respostas para essas perguntas "cabeludas " ? ) .....
O quarteto levou 4 horas para percorrer o trajeto entre Rio Negro e São Bento do Sul e , a exemplo do que tantos motoristas e caminhoneiros encontrão hoje em dia Brasilzão afora , tiveram de vencer estradas ( ABAIXO , TRECHO DA ESTRADA DONA FRANCISCA , EM FOTO TIRADA NO ´PRINCÍPIO DO SÉCULO 20 ) e caminhos em estado lastimável , pessimamente conservados , pessimamente macadamizados- isso quando eram revestidos de madame - e que mais pareciam legítimos queijos suíços , de tão recheados de buracos ( Isso não lembra o estado de conservação da maior parte das ruas de uma certa cidade brasileira de nome francês , ao norte de Santa Catarina ? ) .
E para complicar ainda mais a viagem do quarteto , uma forte chuva tornou o percurso ainda perigoso e difícil ......O quarteto ainda teve de enfrentar neblina e um local da Estrada Dona Francisca , cheio de declives , o motor do veículo teve de funcionar com sua potência máxima , gerando alguns estampidos pelo cano do escapamento ( ABAIXO , UM OLDSMOBLE MODELO 1907 , O MESMO QUE CONDUZIU O QUARTETO ) .
As exceções acabaram sendo o trecho entre a então localidade de OXFORD - hoje um dos mais importante bairros de São Bento do Sul ( ABAIXO , ANTIGA PONTE DE PEDRA EM SAO BENTO DO SUL E QUE FOI CONSTRUÍDA EM 1884 POR COASIÃO DA ABERTURA DA ESTRADA DONA FRANCISCA ) -e a área central daquela cidade e o trecho final , partir do quilômetro 33 , da Estrada Dona Francisca , quando enfim essa estrada passou a apresentar um estado de conservação digno de sua importância ( consta que após descer a serra , e sem mais nenhum grande obstáculo , o OLDSMOBILE que conduzia o quarteto venceu um percurso de 27 quilômetros em 50 minutos , o que naquele tempo era um grandessíssimo feito ) .
Como o quarteto não era de ferro , eles acabaram almoçando em um hotel pertencente a um certo senhor Vasconcellos e após a merecidíssima refeição acabaram passando por uma localidade conhecida como " ESTRADA DOS POLACOS " , ainda em território são bentense e , apesar dos problemas , tiveram uma passagem relativamente tranquila de 2 quilômetros por Campo Alegre ( ABAIXO , CARROCEIROS EM TRECHO DA ESTRADA EM CAMPO ALEGRE ) , que na época não era mais do que um minúsculo povoado embora já em 1897 tivesse sido desmembrada de São Bento do Sul .
Mas nem só de problemas , dificuldades e fatos desagradáveis foi feita a aventurosa viagem do quarteto : eles também vivenciaram fatos curiosos , cômicos e que hoje em dia fariam parte de qualquer espetáculo de humor . Em um tempo em que os principais meios de locomoção eram cavalos , carroças e charretes e em que os automóveis eram raríssimos - mesmo nos grandes centros - , depara-se de repente com aquele "bicho estranho " era um verdadeiro terror para muitas pessoas , e também animais : quando o quarteto já se encontrava a caminho da área central de São Bento do Sul , DOIS CAVALOS que se encontravam na estrada assustaram-se e acabaram tomando a frente do Oldsmobile e correndo em disparada até o centro daquela cidade ( ABAIXO , EM FOTO PROVAVELMENTE DE 1923 ) .....
Porém , bem antes disso e mais precisamente na localidade de LENÇÓIS ( ABAIXO , UMA DAS BELAS PROPRIEDADES RURAIS EXISTENTES NESSA LOCALIDADE , QUE HOJE É UM BAIRRO DE SÃO BENTO DO SUL ) , o quarteto vivenciou uma situação até mais curiosa , para não dizer cômica ! Ao invés de continuar gastando o meu limitado português , agora deixarei que o jornal curitibano " A NOTÍCIA " conte essa história para você : " Ao chegar o automóvel ao povoado de Lençóes , um dos moradores , ao avistal-o correo desnorteado e com susto conseguiu pular uma cerca ; só depois que o vehiculo parou , este patrício animou-se , e , aproximando-se dos excursionistas , disse : - Voucês me pregaram um susto ! Quando ouvi o ronco e olhei p´ra traz , pensei que era o tal ALIFANTE ......" ( KKKK !!! ) ......
Se o anônimo e assustado morador da localidade de Lençóis ainda trocou algumas palavras com o quarteto e conseguiu se refazer do susto , bem mais adiante - por volta do quilômetro 33 da Estrada Dona Francisca ( ABAIXO , TRECHO DE RIO NEGRINHO CORTADO POR ESSA ESTRADA , EM FOTO DE 1930 ) - o mesmo não aconteceu com outro anônimo morador , dessa vez um agricultor da região que trazia um volume de trouxas : o apavorado e assustado morador local atirou-se na primeira ribanceira que encontrou e acabou se escondendo no mato ......
A próxima "vítima " acabou sendo um carroceiro , já em região próxima a Joinville ( ABAIXO , ESCOLA ÀS MARGENS DA ESTRADA DONA FRANCISCA , EM PRIRABEIRABA E EM FOTO TIRADA EM 1910 ) : conduzindo 2 carroças e indo em direção contrária ao do quarteto , ele simplesmente acabou abandonando as rédeas ! Só que aí foi o próprio carroceiro quem deu a explicação . Agora veja o que descreveu o jornal " A NOTÍCIA " a respeito disso : " Disse elle que momentos antes tinha ouvido , ao longe , roncos e berros cuja origem não podia explicar , e que quando menos esperava , surgiu a sua frente isto , que elle nunca antes viu , nem ouviu fallar ....."
Após a aula , PRÁTICA , que o tal carroceiro teve do que é um automóvel , finalmente o quarteto acabou chegando ao tão longamente esperado destino - JOINVILLE - , mais precisamente às 6 horas e 45 minutos de 21 de maio de 1907 . Aos trancos , barrancos e solavancos , o quarteto acabou percorrendo um trajeto de 158 quilômetros em 9 horas e 7 minutos ( ABAIXO , TRECHO DA ESTRADA DONA FRANCISCA EM SÃO BENTO DO SUL ) , uma eternidade para os dias atuais ( uma viagem entre Joinville e Curitiba demora no máximo 3 horas , e olhe lá )
mas um feito e tanto há praticamente 110 anos atrás , ainda mais em um tempo em que uma viagem entre Joinville e Curitiba ou pela Estrada Dona Francisca não só demorava dias como era um verdadeiro ato de heroísmo , dadas as incontáveis precariedades e perigos da época ( ABAIXO , CAMINHÃO ATOLADO , NAS PROXIMIDADES DE SÃO BENTO DO SUL ) .
Curiosa e estranhamente , um grupo de senhores já estava na porta do hotel ( ABAIXO , UM DOS POUCOS HOTÉIS DE JOINVILLE À ÉPOCA : O HOTEL BECKAMNN , LOCALIZADO ONDE HOJE ESTÁ O BANCO SAFRA ) onde o heroico quarteto curitibano pernoitaria para sauda-los e parabeniza-los pelo feito e os jornais da época mais uma deixam a desejar : QUE HOTEL ERA ESSE ? COMO ELES SOUBERAM DA VIAGEM DO QUARTETO ? QUEM ERAM ESSES SENHORES ? ( Alô , historiadores de Joinville e Curitiba : mais perguntas para vocês tentarem responder ! ) .....
Perguntas à parte , o fato é que o QUARTETO CORAJOSO dirigiu-se para a Estação Telegráfica da cidade ( ABAIXO , A ATUAL RUA ABDON BATISTA EM FTO TIRADA EM 23 DE AGOSTO DE 1922 E ONDE FUNCIONOU A ESTAÇÃO TELEGRÁFICA ) para dar a boa nova de sua chegada e , é claro , acabou sendo calorosa e gentilmente recebido pelo chefe da estação , INÁCIO BASTOS ( hoje nome de uma das mais importantes ruas de Joinville e natural de Desterro - a atual Florianópolis - , foi também político , escritor , dramaturgo e um dos mais importantes agitadores culturais da cidade na virada do século 19 para o século 20 ; como cheguei a comentar em outra ocasião , ele também chegou a ser dono de uma escrava doméstica ) , e pelo seu auxiliar , VALDEMAR FERREIRA .
Após um mais do que merecido descanso e reporem as gigantescas quantias de energias perdidas em tão longa e cansativa viagem , no dia seguinte foi a vez de o quarteto conhecer Joinville ( ABAIXO ,A RUA XV DE NOVEMBRO - ENTÃO MITTELWEG , OU RUA DO MEIO - EM FOTO DE 1911 ) , mas essa parte eu deixo para semana que vem ......
Se existe uma coisa que atrai a atenção de todos , mesmo daqueles que não gostam de carro - como é o caso deste escriba , é justamente uma EXPOSIÇÃO DE CARROS ANTIGOS ( ABAIXO ,A HISTÓRICA RUA DO PRÍNCIPE EM FOTO DE 1941 E COM DOIS AUTOMÓVEIS ) : no interessantíssimo vídeo do dia e em exposição ocorrida em 8 de março de 2015 no SESC JOINVILLE , orgulhosos donos exibem verdadeiras preciosidades históricas e também carros não tão antigos assim . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=C9J6gE13T4k
Nenhum comentário:
Postar um comentário