quinta-feira, 6 de abril de 2017

Maldita Decisão !

Agora farei um rápido teste de memória : você se lembra o que foi postado aqui no ALAMEDA CULTURAL  na última terça-feira ( 4 de abril ) ? Se a resposta é SIM , então meus parabéns : até um elefante que vaga pelas savanas africanas irá querer ter uma memória avantajada e vitaminada como a sua ! Caso esse não seja o seu caso e você já tenha se esquecido até do que aconteceu há uma hora atrás , irei recapitular : nesse dia iniciei o texto de introdução da crônica de Hilton Gorresen - " A BATINA SUBIU ! " - relembrando um velho ditado popular , " EM CADA CABEÇA HÁ UMA SENTENÇA " .
 
 Pois bem e "pegando um gancho " nisso , em 2013 - se eu não estiver enganado - foi exibida uma matéria no programa " ESPORTE ESPETACULAR " , que vai ao ar todos os domingos entre as 10 horas e as 13 horas pela Globo , a respeito de um atleta já falecido havia um certo e até hoje muito famoso e querido lá pelas bandas dos States : o jogador de futebol americano PAT TILLMAN ( Que me perdoem os fãs desse esporte - por favor , não me xinguem ! - mas o FUTEBOL AMERICANO - ABAIXO -  é uma das provas de que os americanos vivem em um outro planeta , chamado Estados Unidos da América .....) .
 
Lembro-me que ao longo da tal matéria familiares , amigos , ex-colegas de time e até mesmo pessoas que não o conheceram não se cansavam de rasgar elogios ao falecido atleta ( ABAIXO )  , exaltando o feito "heroico " dele ( se eu não estiver enganado , até mesmo uma entidade de caráter filantrópico acabou surgindo e tendo como grande fonte de inspiração o tal feito ) , e um cara - não lembro quem era ele - afirmou que isso não só o deixaria ainda mais orgulhoso como com a consciência tranquila de tomar aquela que foi talvez a melhor de suas decisões na vida .
 
E que coisa tão extraordinária e nobre foi essa ? O ainda jovem Pat Tillman ( ABAIXO )  , no auge de sua carreira e DE MANEIRA VOLUNTÁRIA , alistou-se no Exército americano  para lutar na GUERRA DO IRAQUE e acabou morrendo por lá em 2004 ......Isso me fez lembrar uma frase que havia escutado algum tempo antes , não lembro de quem e aonde : " A INTELIGÊNCIA HUMANA É FINITA MAS A IMBECILIDADE HUMANA É INFINITA " ......Acho que é até desnecessário definir o que é uma GUERRA e o que ela causa e pensando nesse caso do glorioso jogador de futebol americano automaticamente me veio à mente um outro caso bastante semelhante à isso
 
 e como diria o memorável personagem ODORICO PARAGUAÇÚ ( ABAIXO - para quem não sabe ou não se lembra , trata-se do folclórico , corrupto e engraçado coronel protagonista da novela "O BEM AMADO " , que foi ao ar pela Globo no jurássico ano de 1973 e que foi brilhantemente interpretado pelo genial e saudoso ator PAULO GRACINDO : a novela - que teve a autoria de um gênio chamado DIAS GOMES - fez tanto sucesso , que acabou sendo reprisada em horário nobre em 1977 e virou um seriado que foi ao ar entre 1980 e 1983 ) , " ANTES DOS FINALMENTES IREI AOS INICIALMENTES " .....
 
É óbvio que deixar de estudar é um verdadeiro retrocesso e isso jamais pode ser uma decisão acertada mas , é claro , para todos os casos existem as exceções e essas exceções são plenamente justificáveis quando se trata de um GÊNIO :  com absoluta certeza , aquele adolescente então com 19 anos de idade , magro , aparentemente sisudo , mas na verdade sempre bem humorado e espirituoso ( ABAIXO )  , tomou aquela que não só foi a maior e mais sábia de suas decisões como também não é nenhum exagero afirmar que a partir dessa mesma decisão incontáveis futuros namoros e casamentos começaram a surgir e a partir dali tanto o JAZZ quanto os BAILES já não seriam mais os mesmos ......
 
Estou falando do inovador e revolucionário maestro , compositor e músico americano  GLENN MILLER ( 1904-1944 - ABAIXO  ) , que em 1923 largou tudo para se juntar à banda liderada por um certo BEN POLLACK : Glenn era o trombonista e arranjador da banda , que se apresentou em praticamente todas as cidades da costa oeste americana . Início de carreira complicado : entre as décadas de 20 e 30  Glenn "pulou de galho em galho " , ou melhor , tocou , sucessivamente , nas bandas lideradas por Red Nichols , Smith Ballew , Benny Goodman e pela dupla Tommy e Jimmy Dorsey sem chamar a atenção de ninguém e em 1937 , já bastante experiente , montou a sua própria banda e acabou amargando um retumbante fracasso .
 
Mas , se existe algo que diferencia os GIGANTES no meio da massa é a sua PERSISTÊNCIA , a FORÇA DE VONTADE , a certeza de que se está no caminho certo - não confundir isso com arrogância - e que o ÊXITO é apenas uma questão de tempo : em 1938 Glenn Miller novamente formou uma banda e logo o SUCESSO o conheceria e seria seu amigo .....Em 1939 a banda de Glenn já era uma presença certa e frequente em duas das mais cobiçadas e afamadas casas de shows dos Estados Unidos - o cassino GLEN ISLAND ( na cidade de New Rochelle - ABAIXO - , no Estado de Nova Iorque ) e a MEADOWBROOK ( na cidade de Cedar Grove , Nova Jersey ) -
 
e em programas radiofônicos de alcance nacional . Muitas pessoas que nasceram nos traumáticos e complicados anos da Segunda Guerra Mundial ( 1939-1945 ) e até mesmo depois do conflito devem agradecer a Glenn Miller ( ABAIXO ) por terem vindo ao mundo : em praticamente todas as regiões do gigantesco território dos Estados Unidos incontáveis casais dançavam de rostos colados ao som de canções mágicas , românticas e doces , como " IN THE MOOD " , "PENNSYLVANIA 6-5000  " , " TUXEDO JUNCTION " , STRING OF PEARLS " e , principalmente , " MOONLIGHT SERENADE " .
 
    O SUCESSO é casado com a CELEBRIDADE e é amigo do DINHEIRO : estima-se que só ao longo do ano de 1941 Glenn Miller tenha faturado 800.000 dólares , algo equivalente a cerca de 2.400.000 reais atuais e , como os cineastas e produtores de Hollywood não são bobos nem nada , logo trataram de "tomar carona " no sucesso do compositor , músico e maestro . Glenn Miller e sua banda chegaram a participar de dois filmes e só a música-tema do filme "VALLEY SERENADE " ( ABAIXO - estrelado pela atriz SONJA HENIE ) - " CHATTANOOGA CHOO-CHOO " - vendeu perto de 1 milhão de cópias , rendendo um DISCO DE OURO e engordando ainda mais a já obesa conta bancária de Glenn Miller .
 
 Sempre humilde , certa vez declarou que preferia ser conhecido como tendo uma das melhores orquestras em todos os gêneros musicais do que ser conhecido como o "REI DO SWING "......Não , não foi AQUILO que você pensou aí em vossa mente maliciosa ( em português curto e grosso : SURUBA ) mas sim um gênero musical muito em voga naquela primeira metade de década de 40( ABAIXO , UM GRUPO DE SWING )  .
 
 E qual era o segredo de tanto sucesso ? Além , é claro , de sua genialidade , Glenn Miller era um músico dedicado , perfeccionista , meticuloso e metódico e que quando compunha uma canção procurava lhe dar uma sonoridade completamente da que existia na época , variando entre o melodioso , o suave , o ligeiro e o ritmado e onde acabava predominando o som do trompete do próprio Glenn Miller ( ABAIXO ) .
 
 E é agora que entra o absurdo , o inconcebível , pelo menos , para nós ,habitantes de terras tupiniquins : largar tudo , em plena juventude e em pleno auge da carreira e ir para a guerra .....para um povo tão ferrenhamente nacionalista e belicista como o americano isso é uma das coisas mais naturais e nobres do mundo ! Idealista , de repente , Glenn Miller botou em sua cabeça que devia algo à seu país ( ABAIXO ) e que deveria servir à ele : pobre e equivocado Glenn !
 
Em 1942 Glenn Miller se ofereceu para servir ao Exército americano : felizmente ,  não com uma arma na mão.....Ele , juntamente com músicos presentes nos quadros das forças armadas americanas , formou a ORQUESTRA DA FORÇA ÁEREA E DO EXÉRCITO DOS ESTADOS UNIDOS e após uma primeira apresentação para cadetes na Universidade de Yale ( ABAIXO ) , percorreu com sua orquestra praticamente todos os Estados Unidos apresentando-se para  multidões de oficiais e soldados prestes a ir para a guerra  , arrecadando uma considerável quantia de dinheiro para os títulos de guerra do país e cometendo um VERDADEIRO SACRILÉGIO , pelo menos para os rígidos padrões militares : as marchas militares eram tocadas em ritmo de swing !
 
Em 1944 e a pedido do próprio Glenn Miller ( ABAIXO ) , as apresentações agora passariam a acontecer na Inglaterra , para as tropas americanas que estavam ali acantonadas : durante 5 meses e meio aconteceram 71 apresentações e em meio a toda aquela barbárie , tragédia e tristeza , os soldado ganhavam um novo consolo além das esporádicas cartas que recebiam de suas famílias .
 
Ironicamente foi necessária uma guerra para que o homem humilde e bem humorado  que alegrara milhões de pessoas ao som de suas canções mágicas , que fizera outras tantas pessoas se apaixonarem e se amarem e que fora e ainda seria o responsável indireto pelo nascimento de milhões de pessoas começasse a se tornar um nome mundialmente famoso : as apresentações de sua orquestra passariam a ser transmitidas via rádio - incluindo a já afamada e competentíssima BBC britânica - para todo o Reino Unidos e várias regiões da Europa , incluindo ouvintes civis . Consta até que as gélidas , fleumáticas e discretas princesas britânicas ELIZABETH ( ABAIXO ) e MARGARETH estavam entre as fãs do contagiante swing de Glenn Miller !
 
Em dezembro de 1944 o agora major Glenn Milller recebeu uma outra missão : levar sua orquestra para Paris , então recém libertada do domínio nazista e onde daria um concerto de Natal para as tropas de países aliados que estavam acantonadas por lá . Em 15 de dezembro de 1944 Glenn Miller dirigiu-se até um campo de aviação nas proximidades de Bedford ( ABAIXO )  , uma  cidade a 65 quilômetros de Londres : ali ele embarcaria em um monomotor modelo Norseman e , além do piloto , teria a companhia do coronel NORMAN BAESELL .
 
 Glenn Miller ( ABAIXO ) não era aquele tipo de pessoa que tinha verdadeiro pavor de avião mas nessas ocasiões sempre ficava apreensivo : nervoso , perguntou onde estavam os paraquedas . Mesmo com a tensão do companheiro de viagem , o coronel Norman não deixou de fazer graça : " Que importa , Miller , quer viver para sempre ? " . Pouco depois o pequeno avião entrava na nevoeiro para nunca mais ser visto e desaparecer sem deixar vestígios .....
 
.Glenn Miller ( ABAIXO ) só veio a ser oficialmente declarado morto em 24 de dezembro e , como não houve buscas nem inquéritos , inevitavelmente a famosa TEORIA DA CONSPIRAÇÃO logo acabou ganhando força entre os seus tristes , inconsoláveis e inconformados fãs : o avião teria sido abatido pelos alemães e o próprio Glenn Miller , mutilado e desfigurado , teria morrido em um hospital desconhecido ; ele teria sido morto durante uma briga em um bordel de Paris ;
 
o coronel Norman , supostamente envolvido em uma negociata obscura , teria assassinada ele e o piloto e depois aterrissado o monomotor na França ; Glenn Miller ( ABAIXO ) teria sido executado acusado de ser um espião alemão , e por aí vai......O fato é que nestes quase 73 anos não surgiu nenhuma explicação convincente e contundente a respeito dessa tragédia e talvez jamais venha a se saber a sua causa , mas , sinceramente , O QUE ISSO IMPORTA ?
 
      OS HOMENS PASSAM , AS MÚSICAS FICAM : o considerável sucesso do filme hollywoodiano " A HISTÓRIA DE GLENN MILLER " , de 1955 , acabou despertando um novo interesse pela obra do já saudoso maestro-compositor-músico ( os protagonistas do filme foram os atores JAMES STEWART e JUNE ALLYSON e um dos participantes mais ilustres foi o trompetista-cantor NEIL ARMSTRONG - ABAIXO -  , aquele mesmo que com a sua voz rouca e um tanto desafinada foi o primeiro a cantor uma das mais belas músicas da história da humanidade : a utópica e esperançosa "WONDERFUL WORLD " ) .
 
Nem seria preciso um filme de Hollywood para isso :  em 7 de janeiro de 1946  a antiga banda de Glenn Miller , dessa vez liderada por TEX BENEKÉ ( ABAIXO ) , reestreou em uma bem sucedida e comentada apresentação no teatro CAPITOL , em Nova Iorque , alcançou um estrondoso sucesso no período entre 1947 e 1951 e esteve na ativa até a década de 70 . A própria família de Glenn Miller também acabou contribuindo para que a sua obra não morresse e caísse no esquecimento : em 1956 eles criaram uma orquestra , tocando , é claro , só músicas de Glenn Miller e que continua na ativa .
 
É claro que o "E SE ....." não existe mas fico pensando se Glenn Miller não tivesse tido a infeliz ideia de se alistar para ir à guerra e consequentemente não embarcasse naquele fatídico voo entre Inglaterra e França ......Irei mais além : imagino ele , na criativa e "transviada "década de 50 em plana atividade , criando cada mais canções mágicas em escala industrial e , de quebra , fazendo improváveis ,inusitadas e memoráveis "tabelinhas " de sua banda com monstros sagrados dos primórdios do rock´n roll , como os cantores EDDIE COCHRAN ( ABAIXO )  , LITTLE RICHARD , CHUCK BARRY , ELVIS PRESLEY , JERRY LEE LEWIS ( Teria sido Glenn Miller com isso o grande  percursor do trabalho hoje faz , guardas as devidas proporções  ANDRÉ RIEU ? ) ......
 
Já que estou sonhando acordado , que sonhar não custa rigorosamente nada e que na imaginação até mesmo uma cobra pode voar e um político brasileiro pode ser honesto ( Êta escriba exagerado ! ) , também fico imaginando um hoje centenário e anônimo Glenn Miller dando uma passada em Joinville . Mais ainda : estando aquele privilegiado público que no teatro Juarez Machado ( ABAIXO ) assistiu maravilhado a apresentação da ORQUESTRA DE METAIS " OS PERSONS " , apresentação essa abrilhantada por um casal de dançarinos da escola de dança DOIS PRA LÁ , DIS PRA CÁ trajados com típicas roupas da década de 50 .....Com certeza aquele centenário e ainda lúcido senhor daria um dos seus tão característicos e frequentes sorrisos , coisa que , por sinal , você também terá ao conferir o interessante vídeo do dia . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=L8IhnJGesh8
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário