quinta-feira, 20 de abril de 2017

Profundezas Da Alma

NOSSA ! COMO O PANTALEÃO DELE ERA GRAAAAANNNDE !!!!!......MAS QUE BELO APOLICANO AQUELES RAPAZES TINHAM !......Ôpa !!! Não é AQUILO que a vossa cabecinha ( ABAIXO ) maliciosa e poluída está pensando :
 
 este escriba está se referindo a dois tipos de antiquíssimos instrumentos musicais que infelizmente já não são mais fabricados e que , de certa maneira , podem ser considerados dois antepassados muitíssimo remotos da adrenalínica GUITARRA ELÉTRICA ( Seriam eles o tetravô e a tetravó da guitarra ?  ) .
 
 Se ainda fossem fabricados seriam certamente proibitivos , não só em função do preço mas por serem extremamente difíceis de serem tocados , exigindo habilidade , perícia e , é claro , muito mas muito talento . Aliás , O MAIOR INSTRUMENTO MÓVEL DE CORDAS JÁ FABRICADO ATÉ HOJE foi justamente um PANTALEÃO ( ABAIXO )  : ele tinha nada menos que 270 cordas que , esticadas chegavam a 4,6 metros quadrados ( !!!!! ) e coube ao inglês GEORGE NOEL a proeza e ao mesmo tempo a honra de tocar esse instrumento em 1767 .
 
 Porém , perto do MAIOR INSTRUMENTO DE CORDAS JÁ PRODUZIDO NA HISTÓRIA DA MÚSICA , o pantaleão do glorioso  George Noel chega a ser minúsculo : trata-se de um APOLICANO fabricado em 1816 e foi utilizado até 1840 e que exigia uma considerável quantidade de músicos para poder ser tocado . Agora iremos à estrela das mal escritas linhas de hoje : A GUITARRA . ( INFELIZMENTE NÃO CONSEGUI UMA FOTO DO TAL APOLICANO : ESSA EU FICOI DEVENDO PARA VOCÊ )
 
 Antes de tudo quero afirmar que isso não é um produto da genial mente do escritor colombiano GABRIEL GARCÍA MARQUEZ ( 1928-2014 ) , célebre por escrever histórias misturando realidade , ficção e absurdo ou de algum surto de loucura ou lampejo de criatividade deste muy limitado escriba : esse fato é real e ela realmente existiu . Agora peço que você aí do outro lado a imagine : 11,63 metros de comprimento , 4,87 metros de largura e um peso de 446 quilos ......TRATA-SE DA MAIOR e , provavelmente , DA MAIS SONORA GUITARRA DE TODOS OS TEMPOS ( ABAIXO ) e que começou a surgir a partir das brilhantes mentes de um grupo de alunos de um colégio de segundo grau chamado SHAKAMAK e localizado na cidade americana de Jasonville ( Estado de Indiana ) .
 
 Os jovens Professores Pardais basearam-se em um dos mais exóticos modelos de guitarra existentes - a FLYING V ( ABAIXO )- produzida pela afamadíssima fabricante de guitarras GIBSON e a tocaram em pública - para um incrédulo e abismado público , diga-se de passagem - em 17 de maio de 1991 . Foram necessárias 6 PESSOAS para se tocar essa GUITARRA " DE ITÚ " e o seu som foi intensificado por 6 AMPLIFICADORES ( Caraaaaca , véio ! Imagine a potência do som do bagulho ! ) ......
 
Agora eu lhe pergunto : se você  tivesse em mãos 316.800 dólares ( ABAIXO ) , ou algo como 951.188 reais , pela cotação do dólar hoje  - que é de 3,16 reais -  , o que faria com toda essa grana ? Bom , darei um tempo para que você responda ...... E aí , já pensou ? Ainda não ? .......É tanto dinheiro , que nós , pobres , reles e meros mortais e tão acostumados com a ninharia nossa de cada dia , nem sequer sabemos responder !
 
Só que um desses típicos e anônimos milionários excêntricos - ou "MONTADOS NA ONÇA " , como se diz no Maranhão - não pensou nem 2 segundos : ele gastou essa grana para arrematar em um leilão realizado em 25 de abril de 1990 na galeria Sotheby ´s , em Londres , uma das guitarras - modelo FENDER TELECASTER , sendo mais específico - que pertenceram àquele que talvez tenha sido O MAIOR DE TODOS OS GUITARRISTAS ......Johnny Allen Hendrix , ou tão somente , JIMI HENDRIX ( 1942-1970 - ABAIXO  ) !
 
Poder tocar com um misto de gênio e lenda , como Jimi Hendrix , por si só já uma honra equivalente a conseguir desafiar e escalar os difíceis e temíveis 8.848 metros do MONTE VEREST , a mais alta montanha do mundo , mas o antigo baterista da banda liderada pelo legendário guitarr man americano nascido em Seattle , " MITCH " MITCHELL( ABAIXO )  , foi muito além disso : como ele não bobo nem nada , se apoderou da tal guitarra que pertenceu a Jimi e a vendeu antes de ser arrematada em leilão , certamente embolsando uma graninha considerável !
 
      E O QUE SIGNIFICAM ESSES 4 CASOS QUE EU ACABEI DE CITAR ? ( Agora um clima de tensão no ar : cante aí do outro alguma musiquinha de suspense ) .............NADA , ABSOLUTAMENTE NADA ! É inútil saber tocar dois instrumentos musicais antiquíssimos , alguma mega guitarra - como a guitarra " de Itú " feita por aqueles aprendizes americanos de Professor Pardal ou ainda  o instrumento de trabalho - e que trabalho ! - de um gênio como Jimi Hendrix ( ABAIXO ) se você tiver TALENTO e , acima do talento , SENTIMENTOS , PAIXÃO , VIBRAÇÃO e ALMA .
 
Como eu já cheguei a declarar em outra ocasião , sou FÃZAÇOAÇOAÇO de um cidadão que veio ao mundo em uma minúsculo localidade inglesa chamada RIPLEY , em 30 de março de 1945 - ou seja , quando as bombas da estúpida , traumática e devastadora Segunda Guerra Mundial ainda estavam caindo - e que atende pelo nome completo de ERIC Patrick CLAPTON ( ABAIXO )  . O que me impressiona nesse indivíduo não é apenas a genial e sobrenatural maneira de tocar guitarra  , mas também a sua generosidade e humildade - seja com músicos veteranos , novatos , consagrados e anônimos  - e , principalmente , aquela capacidade que só que só quem merece ser chamado de gênio : a de fazer algo difícil parecer ser fácil , banal até .....
 
 
 
Ainda há pouco eu não ciei o SANTO NOME - para quem é roqueiro e fã de rock ´n roll , é claro - de Jimi Hendrix ? Como você deve saber a sua mais antológica apresentação ocorreu durante o histórico e icônico FESTIVAL DE WOODSTOCK  ( ABAIXO , PÚBLICO E POSTER DO FESTIVAL ) , em 17 de agosto de 1969 : nessa ocasião e para um misto de espanto e delírio daqueles milhares de espectadores-fãs-testemunhas ali presentes , o genial e sobrenatural guitar man tocou o HINO DOS ESTADOS UNIDOS .
 
 
 
 Ao invés de uma interpretação nacionalista , ufanista e apaixonada , o que aconteceu foi uma interpretação com acordes e notas distorcidas e cheia de raiva e fúria , sendo que , simbolicamente , Jimi Hendrix queimou a bandeira da terra do Tio Sam : milhares de jovens americanos já haviam tido as suas vidas abreviadas - com seu todo o seu vigor , energia , plenitude e sonhos - lutando nos campos e selvas do remotíssimo e miserável  Vietnã do Sul ( o Vietnã só viria a ser reunificado em 2 de julho de 1976 ou pouco mais de um ano após o término da guerra , que ocorrera em 30 de abril do ano anterior ) em uma guerra estúpida ( ABAIXO ) - como aliás , todas as guerras são - e injustificável e por uma causa que não era deles .......
 
É claro que o guitarrista joinvilense GUI SANTANA ( Não confundir com aquele humorista do "PÂNICO NA TV " ,  cujos humoristas  , diga-se de passagem , fazem um tipo de humor que este escriba detesta ! ) não é nenhum Jimi Hendrix , e chega a ser até um sacrilégio - exceto figuras sobrenaturais , como um Eric Clapton da vida ( ABAIXO ) - comparar qualquer guitarrista com o guitar man de Seattle mas mesmo assim eu aposto minha cueca furada com você :
 
raríssimos guitarristas teriam a capacidade de fazer uma interpretação tão apaixonada , vibrante e vinda das PROFUNDEZAS DA ALMA  ( Caramba ! O que o "seu " escriba anda lendo ? ) do hino de sua cidade ! Portanto , com vocês e tocando em vários lugares aqui de terras de Dona Francisca , o grande GUI SANTANA em uma antológica interpretação do HINO DA CIDADE DE JOINVILLE ! ( FALANDO NI SSO , EIS UM REGISTRO DA JOINVILLE DE ANTIGAMENTE : UM CARTÃO-POSTAL , RPOVAVELMENTE DE 1920 , RETRATANDO O ANTIGO PORTO DO MERCADO PÚBLICO ) . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=4IeXrPZxeEg
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário