quarta-feira, 19 de abril de 2017

Os Dungas

Por diversas revi a cena daquele fatídico acontecimento ocorrido naquela quente tarde de 24 de junho de 1990 , na cidade italiana de Turim ( ABAIXO , A SUA CATEDRAL )  , e cheguei à seguinte conclusão : CARLOS não foi o autor daquele crime ......
 
Calma , calma : não se trata de algum crime bárbaro que faria a alegria de algum ícone do jornalismo policial-popularesco , como Datena , Marcelo Rezende ou GIL GOMES ( ABAIXO - Para quem não sabe ou não se lembra , GIL GOMES é aquele célebre repórter policial que ficou famoso por narrar os casos que cobria de uma maneira , digamos , pouco convencional e que com absoluta certeza faria estrondoso sucesso caso atuasse em algum filme de terror .... )
 
 mas sim uma referência a derrota por 1 a 0 para a eternamente odiada arquirrival Argentina  nas oitavas-de-final da Copa de 1990 e a consequentemente eliminação do Brasil daquele torneio .( ABAIXO , SELEÇÃO QUE DISPUTOUA COPA DE 90 : A FOTO FOI BATIDA ANTES DE UM JOGO CONTRA A VENEZUELA , EM 20 DE AGOSTO DE 1989 , VÁLIDO PELAS ELIMINATÍRIAS DA COPA DE 90  EM QUE O BRASIL GOLEOU O ADVERSÁRIO POR 6 A 0 )
 
 
 
O tal Carlos é Carlos Caetano Bledorn Verri , ou melhor , DUNGA ( ao contrário do que o apelido indica , ele está longe de ser um anão : tem 1,74 metro de altura ) , gaúcho de Ijuí - onde veio ao mundo em 31 de julho de 1963 - e que foi injustamente apontado como sendo o principal culpado por aquela dolorida derrota por não ter conseguido tirar a bola de ninguém menos que DIEGO ARMANDO CHEIRADONA , ops ! , MARADONA ( ABAIXO ) no início da jogada que resultou no gol dos "hermanos " .
 
 Agora ponha-se no lugar dele : você conseguiria tirar a bola de um gênio do futebol como Maradona ? ( Isso é sério  : na Argentina existe a IGREJA MARADONIANA .....KKKK !!!! )  . É algo "meio " difícil , não ? Aliás , se tiver algum argentino lendo estas mal escritas , que me perdoe : aquele gol foi um dos mais imbecis  da centenária e gloriosa história da Seleção Brasileira de Futebol ! Simplesmente deixaram o jogador argentino que marcou o gol - não relembrarei o nome desse sujeitinho ( Naquele dia este escriba , então com 9 anos , chorou mais que bezerro desmamado ! - ABAIXO : EIS O RETRATO DO " MELIANTE " ) - COMPLETAMENTE LIVRE ; foi como se os jogadores brasileiros dissessem : " FAZ O GOL , CARA ! " .....
 
Massacrado e humilhado , Dunga ( ABAIXO ) daria a volta por cima na Copa de 1994 ao ser o capitão do Brasil e , portanto , o jogador que levantou a taça de campeão do mundo . Aliás , TÍTULOS não faltaram nos 17 anos de carreira de Dunga  e em que , além da Seleção , defendeu 9 clubes ( Internacional , Corinthians , Santos , Vasco os italianos Pisa , Fiorentina e Pescara , o alemão Stuttgart e o japonês Jubilo Iwata ) : foram 13 conquistas e ainda honrarias , como a de ter sido eleito pela FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association , entidade que organiza o futebol a nível mundial ) o oitavo melhor jogador do mundo em 1994 e um dos melhores das Copas de 1994 e 1998 e ainda o melhor jogador do campeonato japonês de 1997 .
 
 É claro , não estou incluindo suas conquistas como técnico do Brasil ( Copa América de 2007 e Copa das Confederações de 2009 , a primeira goleando a odiada Argentina na final por 3 a 0 ) , embora as más línguas jurem de pés juntos que em sua primeira passagem como técnico da Seleção , o verdadeiro treinador era o seu auxiliar - JORGINHO ( ABAIXO ) - , que viria a ser vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2013 treinando a modesta Ponte Preta e campeão carioca de 2016 de maneira invicta  treinando o Vasco .
 
 Embora essas mesmas más línguas taxem Dunga ( ABAIXO ) de "brucutu " , " grosso " , " perna-de-pau " , " becão de fazenda " e outros adjetivos nada lisonjeiros , a verdade é que embora estivesse longe de ser um craque fenomenal como o já citado Maradona , ele tinha um dom natural para a liderança e jogava com seriedade , raça e determinação , fatores esses que acabaram sendo decisivos para que as equipes que defendeu conquistassem vitórias e , muitas vezes , títulos ( Sobre o Dunga técnico , é melhor pular essa parte ! ) e provavelmente é um das uma das figuras mais injustiçadas e desprezadas do futebol brasileiro ........
 
" Ô , SEU ESCRIBA ! POR QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO DE FUTEBOL SE ESTE BLOG É DE ARTE , CULTURA E HISTÓRIA ? " . Já lhe explicarei , futebolístico leitor e futebolística leitora : no futebol por vezes usa-se a expressão "CARREGADORES DE PIANOS " para se referir a jogadores como Dunga , ou seja , jogadores que não são craques e que praticamente passam despercebidos tanto pela mídia quanto pelos torcedores mas que compensam suas limitações com muita raça , força de vontade e empenho e muitas vezes acabam fazendo com que o craque do time apareça e brilhe . ( FALANDO EM TIME EM TEMPO DE ESCASSAS VITÓRIAS , EIS UMA FOTO PARA MATAR A TORCIDA DO JEC DE SAUDADE :A EQUIPE CAMPEÃO ESTADUAL DE 1987 , EM ANTOLÓGICA FINAL CONTRA O ARQUIRRIVAL CRICIÚMA E EM PLENO ESTÁDIO DO ADVERSÁRIO )
 
Historicamente falando , a esmagadora maioria daqueles imigrantes que estavam a bordo do navio veleiro "Florentin " ( A FOTO ABAIXO FOI TIRADA DURANTE SOS FESTEJOS DO CENTENÁRIO DE JOINVILLE , EM MARÇO DE 1951 , E AS ROUPAS DESSAS PESSOAS REPRODUZ FIELMENTE AS VESTIMENTAS DOS IMIGRANTES DO SÉCULO 19 ) , que partira do porto de Hamburgo em 30 de setembro de 1854 , também poderiam ser chamados de "carregadores de piano " : eles não viraram figuras célebres na história de Joinville contada nos livros e nem nomes de praças , ruas , avenidas , etc...etc.... , como a mais ilustre presença a bordo do " Florentin " - OTTOKAR DOERFFEL ( 1818-1906 ) - ,
 
mas radicaram-se aqui em terras de Dona Francisca , deixaram numerosíssimas descendências e contribuíram e foram decisivos a sua maneira para que aquele vilarejo acanhado , praticamente isolado e perdido em meio a uma mata infinita e uma região quente e úmida viesse a se transformar na progressista e industrializada metrópole de hoje . ( EIS UMA FOTO DO RESULTADO DE TANTO ESFORÇO E SACRIFÍCIOS : UM CARTÃO-POSTAL DE JOINVILLE DATADO DA DÉCADA DE 80 )
 
Um desses "carregadores de piano " ganhava a vida ensinando complicadas equações aritméticas : trata-se do professor de Matemática HEINRICH BUCKHARDT ( 1820-1887 - ABAIXO E À ESQUERDA DA FOTO , EM PRIMEIRO PLANO , O LOCAL ONDE ELE LECIONOU : A ANTIGA DEUTSCHE SCHULE , OU ESCOLA ALEMÃ , QUE HJE FAZ PARTE DO COMPLEXO DO BOM JESUS ) , natural da cidade de Halle , no então reino da Prússia , e que veio acompanhado de sua esposa - LOUISE ( curiosamente ela nasceu na cidade baiana de Cachoeira e veio a falecer em Joinville , em 7 de maio de 1877 ) - e de seu filho de apenas 10 meses de vida , FRANZ ( lamentavelmente ele veio a falecer a bordo do " Florentin " , ás 4 horas de 1 de novembro de 1854 ) .
 
 " PROFESSOR ? ENTÃO ELE GNAHAVA MAL E TINHA POUQUÍSSIMAS E MODESTÍSSIMAS POSSES . " Errado : ele , sua esposa e seu filho não viajaram em PRIMEIRA CLASSE como já ao fim da vida legou em testamento uma casa localizada na então BIERSTRASSE ( Rua da Cerveja , hoje rua Jaguaruna ) para que servisse de sede á comunidade luterana de Joinville . Só faltou combinar isso com seus parentes que ficaram na Alemanha : durante anos eles tentaram reaver a propriedade , sem sucesso .....( ABAIXO , RESPECTIVAMENTE E INFELIZMENTE DE DATA INCERTA , FOTOS DA IGREJA DA PAZ E DA MAIS IMPORTANTE CONSTRUÇÃO DA ENTÃO BIERSTRASSE , HOJE RUA JAGUARUNA : A ANTIGA SEDE DO CORPO DE BOMBEIROS DE JOINVILLE , QUE VEIO A SER DEMOLIDA NA DÉCADA DE 50 )
 
 
 
      Ah , o poder , o doce poder ! Nem em seus sonhos mais fantásticos e delirantes aquele modestíssimo construtor de moinhos de apenas 23 anos de idade, que atendia pelo nome de JOHANN FRIEDRICH FALLGATTER e que oriundo da cidade de Schmoelln , no então reino de Sachsen-Altemburg , poderia imaginar que um de seus descendentes viria a experimentá-lo ! Curiosamente o seu destino não era Joinville mas sim Curitiba , onde acabou se radicando , mas foi em terras de Dona Francisca que o mais ilustre de seus descendentes - HELLMUTH FALLGATHER ( 1920-2000 - ABAIXO ) , por sinal , nascido em Curitiba - faria nome e entraria na História ,a ponto de batizar uma das mais movimentadas ruas da cidade , no bairro Boa Vista .
 
 Durante muito diretor do LABORATÓRIO CATARINENSE , também foi sócio e atleta da Sociedade Ginástica de Joinville e , dono de uma expressiva popularidade , derrotou nas eleições municipais de 3 de outubro de 1960 ninguém menos que o então jovem político JORGE BORNHAUSEN , que contou com forte apoio do governo estadual .( ABAIXO , UMA PROVÁVEL FOTO DA ÉPOCA EM HELLMUTH FALLGATHER FOI PREFEITO , RETRATANDO UM ATO PÚBLICO NA ENTÃO PRAÇA DOS ACADÊMICAS , NA ESQUIN ENTRE AS RUAS MARINHO LOBO E RIO BRANCO .....SIM , UM DIA ALI JÁ EXISTIU UMA PRAÇA ! )
 
 Durante os seus 5 anos de gestão municipal - entre 31 de janeiro de 1961 e 31 de janeiro de 1966 - , tiveram destaque , entre outros acontecimentos , a demolição da antiga Catedral de Joinville ( 1963 ) , a desativação do antigo porto do Mercado Público ( 1964 - ABAIXO , UMA VISTA DO REGIÃO DO ANTIGO E DE PARTE DA CIDADE , PROVAVELMENTE EM 1926  ) e o embrião do que viria a ser o PLANO DIRETOR DE JOINVILLE , ou seja um conjunto de normas disciplinando o crescimento e a administração pública da cidade......
 
.O nosso próximo personagem era tão modesto e anônimo - oriundo da cidade de Arnstadt , no então reino de Swarzburg-Sonderhausen , ganhava a vida como tecelão e naquela ocasião e já tinha 32 anos de idade - que infelizmente até o seu nome completo acabou sendo omitido na lista de imigrantes que vieram a bordo do "Florentin " : consta apenas as iniciais de seus nomes e seu sobrenome . Acompanhado de sua então noiva - WILHELMINE FRIEDRICH ( ela tinha 27 anos e era oriunda da cidade de Rodewitzsch , no então reino da Saxônia ) - I.H.F.W GOTTSCHALK estabeleceu-se na então KATHARINENSTRASSE - Estrada Santa Catarina , hoje avenida Getúlio Vargas ( ABAIXO , EM FOTO TIRADA EM 1945 POR FRITZ HOFMANN )  - e lá faleceria em 18 de dezembro de 1888 , porém , seria necessário mais de um século para que boa parte da cidade viesse a saber quem eram os Gottschalk .....
 
NORBERTO GOTTSCHALK  estudou Economia e montou sua própria microempresa mas seria como desportista e dirigente esportivo que seu nome brilharia : remador do Clube Náutico Cruzeiro do Sul na década de 70 , foi jogador de futebol do Cruzeiro Joinvilense nos anos 80 e técnico desse mesmo clube e da Serrana e do Fluminense - clubes de futebol amador da cidade - entre as décadas de 80 e 90  , mas a sua consagração aconteceria justamente no clube do seu coração e que é praticamente a sua segunda casa , o CAXIAS FUTEBOL CLUBE ......No " Gualicho " foi campeão joinvilense de 1996 ( o título foi conquistado em uma emocionante final contra o arquirrival América , no estádio do adversário ) como técnico ( ABAIXO , NORBERTO É O PRIMEIRO EM PÉ , DA ESQUERDA PARA A DIREITA )
 
 e foi ainda presidente do clube alvinegro da zona sul da cidade entre 1999 e 2002 , sendo - pra variar - campeão estadual da segunda divisão em 2002 ( ABAIXO , NORBERTO É O QUE ESTÁ SENTADO AO CENTRO )  e em final contra o Tiradentes de Tijucas ( nessa ocasião este escriba testemunhou uma das maiores demonstrações de clubismo desde que passei a acompanhar futebol , no longínquo ano de 1989 : durante a comemoração desse título esse cidadão - NORBERTO GOTTSCHALK - rastejou até o centro do gramado do saudoso estádio "Ernestão " , enrolado com a bandeira do clube e gritando "É CAMPEÃO ! É CAMPEÃO ! " ) ......
 
Se as famílias vindas a bordo do "Florentin " e  que acabei de citar tiveram descendentes ilustres , o mesmo não aconteceu com as famílias a seguir , e isso , é claro , não elimina a sua contribuição no longo processo de construção e desenvolvimento de Joinville : tratam-se de famílias numerosas e que deixaram grande número de descendentes na cidade . ( ABAIXO , UMA TRADIÇÃO JÁ DESAPARECIDA E TRAZIDA PELOS IMIGRANTES : A CUMIEIRA , OU SEJA GALHOS QUE ERAM POSTOS NO CUME DO TELHADO DURANTE A OBRA : A FOTO FOI TIRADA EM 1936 POR FRITZ HOFMANN E RETRATA A CONSTRUÇÃO DA CASA DE UM DE SEUS FILHOS , GUIDO )
 
A começar pelos PAHL : o patriarca da família - HEINRICH JULIUS - já tinha 42 anos de idade - quase um idoso , para os padrões daquela precaríssima época ( ele veio a falecer em 18 de fevereiro de 1888 , aos 76 anos de idade ) - ganhava a vida como um modesto operário florestal na cidade de Zellefeld , no então reino de Hannover , e radicou-se com sua esposa e 5 filhos na ESTRADA PARATY , a hoje tão criticada e esburacada rua COPACABANA , no bairro Floresta ( por sinal , este escriba mora numa rua lateral a ela ) . Eram eles , JOHANNA DOROTHEA AUGUSTA ( 41 anos ) , ALPHEIS AUGUST CHRISTIAN HEINRICH ( então com 18 anos de idade ) , HENRIETTE LOUISE WILHELMINA ( 13 anos ) , JOHANNE CAROLINE ( 9 anos ) , CARL JACOB CHRISTIAN ( 5 anos , veio a falecer em 19 de março de 1902 , ocasião era proprietário de uma olaria na mesma Estrada Paraty - ABAIXO , OLARIA PERTENCENTE A KONRAD KAESEMODEL , DESATIVADA EM 1968 E QUE ESTAVA LOCALIZADA PRÓXIMA A RUA COPACABANA )  e JOHANNA AUGUSTA HENRIETTE ( tinha apenas 1ano e 6 meses de vida e veio a ser , lamentavelmente , uma das 19 crianças falecidas a bordo do "Florentin " ) ......
 
Outra família de imigrantes oriunda do reino de Hannover , mas da cidade de Lerbach , também escolheu a então rural zona sul de Joinville ( FALANDO NISSO , EIS UMA FAMÍLIA DE ORIGEM ALEMÃ RADICADA NA ZONA SUL , OU MAIS PRECISAMENTE NO ITAUM : HAUFE , EM FOTO TIRADA EM 4 DE DEZEMBRO DE 1949 POR FRITZ HOFMANN )  para reiniciar suas vidas : trata-se dos SCHUBERT , que radicaram-se na então KATHARINENSTRASSE . A família era formada pelo operário florestal HEINRICH AUGUST ( então com 45 anos de idade , veio a falecer em 17 de maio de 1878 ) , pela esposa JOHANNA HENRIETTE ( 44 anos , que curiosamente faleceu pouco antes de seu esposa , em 18 de abril ) e pelos filhos HEINRICH CARL LUDWIG ( 15 anos ) , HEINRICH CHRISTIAN GUSTAV ( 9 anos ) , WILHELM ERNEST AUGUST ( 7 anos ) e HENRIETTE LOUISE FRIEDERICA IDA ( 2 anos e 6 meses ) .....
 
Se você nasceu em Joinville ou mora aqui já há um bom tempo é até provável que tenha se esbarrado com algum ROSENSTOCK : curiosamente eles também são oriundos da cidade hannoveriana de Lerbach e o seu patriarca também ganhava a vida como operário florestal , mas ao invés da zona sul optaram pela central DEUTSCHSTRASSE - ou Rua Alemã ( a atual Visconde de Taunay ) . Eram eles HEINRICH ( 46 anos ) , FRIEDERIKE ( 44 anos ) e os filhos WILHELM ( 8 anos ) , AUGUST ( 5 anos ) e GEORG ( 1 ano ) . ( ABAIXO , EIS UMA VISTA DE UMA RUA CENTRAL DA JOINVILLE DE ANTIGAMENTE : A ESQUINA ENTRE A RUA XV DE NOVEMBRO E A TRAVESSA MATO GROSSO . A CASA QUE APARECE EM PRIMEIRO PLANO É A RESIDÊNCIA E FUNILARIA DE CARLOS PARUCKER )
 
Bom , eu poderia contar um pouco da história de outras famílias que vieram a bordo do "Florentin " , como os GERHARD ( oriundos de Glauchau , na Saxônia ) , os TIEMANN ( da cidade de Einbeck , em Hannover ) , os WOLFF ( da já citada Lerbach ) ......mas aí já seria algo cansativo , chato e maçante : portanto , peço UMA SALVA DE PALMAS aí do outro lado para os imigrantes citados e também , obviamente , para que os que estavam a bordo desse navio e não citei ( ISSO ! PALMAS , MAIS PALMAS ! - ABAIXO , IMIGRANTES ALEMÃES , EM FOTO DE DATA INCERTA TIRADA POR FRITZ HOFMANN E EM PARADA NO PORTO ESPANHOL DE VIGO ) .
 
Mudando do saco - no bom sentido , é claro - pra mala , em relação a antiga residência de OTTOKAR DOERFFEL ( ABAIXO , EM FOTO DE 1866 )  ......O QUÊÊÊ ??? VOCÊ AINDA NÃO CONHECE O MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE OU NÃO PASSA POR LÁ FAZ TEMPO ???? Bom , então assista o vídeo do dia : um breve vídeo da Câmara de Vereadores de Joinville a respeito desse que é certamente um dos mais belos , tranquilos e bucólicos locais de Joinville . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=oT-HYpoOaaY
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário