segunda-feira, 24 de abril de 2017

Revolução e Nobreza

Iniciarei a última semana do mês da mentira de uma maneira , digamos , SÁDICA : você saberia me dizer o que é o TEOREMA DO QUADRADO DA HIPOTENUSA ? O que é uma TÁBUA DE MULTIPLICAÇÃO ?  Um SISTEMA DECIMAL ? ......." NÃO ! NÃO ! PARE COM ISSO ! " , deve estar gritando desesperado - desesperada - você aí do outro lado : pois saiba que ao ser o provável criador da MATEMÁTICA - ARITMÉTICA , para os mais íntimos - , um cidadão chamado PITÁGORAS ( ABAIXO ) pretendia aprofundar a sua espiritualidade e a de seus muitos discípulos ( É ruim , hein ! ) .....
 
Bom , já lhe explicarei essa história ! Infelizmente o pouco que se sabe a seu respeito foi escritos muitos séculos após a sua morte ( Pitágoras viveu entre os remotíssimos anos de 570 e 495 antes de Cristo ) e , através dessas poucas e esparsas informações , sabe-se que ele nasceu em uma ilha grega chamada SAMOS ( ABAIXO ) e no seio de uma endinheirada família do lugar e , como não poderia deixar de ser , acabou tendo uma educação esmerada e com alguns dos maiores mestres e filósofos daquele tempo .
 
 Sabe-se lá por quais motivos , a Filosofia e a Religião passaram a reger a vida de Pitágoras e ele acabou viajando ao Egito , onde acabou recebendo ensinamentos de vários sacerdotes e mestres de Teologia . LAR , DOCE LAR , mas não para Pitágoras : de volta para a ilha ( ABAIXO ) onde nascera e fora criado , ele teve a desagradável notícia de saber que ela agora tinha um dono , ou seja quem agora mandava nela era um tirano conhecido como POLÍCRATES .
 
 O jeito foi fazer as trouxas , se mandar para uma outra cidade grega ( na verdade o que entendemos e conhecemos como hoje como um país - a GRÉCIA - só veio a surgir em 1832 , quando essa região oficialmente se tornou independente do Império Turco-Otomano : no tempo de Pitágoras o que existiam eram incontáveis CIDADES-ESTADO , ou seja , minúsculos países - ABAIXO , RUÍNA DE UMA ANTIGA COLÔNIA GREGA , NA ATUAL ILHA ITALIANA DA SICÍLIA ) conhecida como CROTONE e refazer a vida por lá :
 
 dono de um fantástico poder de raciocínio e argumentação , Pitágoras logo acabou arrebanhando um considerável número de seguidores ( Eu só fico imaginando se esse cara vivesse hoje e usasse e abusasse das mídias sociais e do Youtube .....) e , com isso , acabou criando uma escola ( ABAIXO ) com fins filosóficos , éticos , espirituais e também políticos ( era conhecida como ESCOLA DE PITÁGORAS ou PITAGORISMO : há quem considere , até com bastante exagero , Pitágoras o primeiro reitor de uma universidade da história ) :
 
o curioso e contraditório é que o mesmo sujeito ( ABAIXO ) que tivera de deixar a sua terra natal por causa de um TIRANO ( mal e porcamente comparando , um TIRANO seria a versão da antiga Grécia dos brasileiríssimos CORONÉIS ) defendia um tipo de sociedade ARISTOCRÁTICA , conservadora e em que a verdade das coisas deveria seguir uma visão TEOCRÁTICA , ou seja , de acordo com as ideias e visões religiosos . Obviamente nem todos estavam de acordo com as ideias de Pitágoras e por isso mesmo mais uma vez ele teve de fazer as trouxas e mudar de endereço : ele viveu seus últimos anos em um local conhecido como METAPONTO , no sul do que hoje é a Itália .
 
Ainda há pouco eu não comentei a respeito da ESCOLA DE PITÁGORAS ? Pois é , foi justamente ali ( ABAIXO ) que surgiram várias das equações e operações da matemática moderna e por isso Pitágoras é tido como " O PAI DA MATEMÁTICA " , embora essa ciência seja muito mais antiga e remonte a épocas quase que imemoriais : ele acreditava que isso não só exercitava a mente como também era uma maneira de elevá-la - inclusive espiritualmente - e de fazer FILOSOFIA ( a palavra FILOSOFIA significa " amor ao saber " ) ......
 
Se mesmo tendo vivido em uma época remotíssima , ainda se sabe alguma coisa a respeito de Pitágoras , infelizmente o nosso próximo personagem não teve essa mesma felicidade : especula-se que ESOPO ( ABAIXO ) tenha vivido entre os séculos 7 e 6 antes de Cristo e , em virtude das histórias fantásticas que existem a seu respeito , desconfia-se que seja apenas uma figura lendária .
 
 Sabe aquele RECLAMILDO - e RECLAMILDA ( ABAIXO )  - que se queixa o tempo todo de tudo , critica qualquer coisa , raramente brinca ou sorri e está sempre de mau humor e que  muito provavelmente nasceu xingando com um sonoro palavrão o obstetra ou a parteira que lhe trouxe ao mundo ? ( O ALAMEDA CULTURAL teve a infelicidade de entrevistar uma dessas figuras : o nome dele é.........Ahá ! Deixarei um clima de suspense no ar ! ) .
 
Pois é , o glorioso ESOPO teria tudo para ser membro do CLUBE DOS RECLAMILDOS : imagine você aí do outro lado alguém FEIO , mas muuuuuito FEIO ( Embora não seja tão feia , a figura de REGINA CASÉ - ABAIXO  - aquela atriz e apresentadora da Globo que tem amor e excitação pelos pobres - também está valendo ! ) , CORCUNDA e ainda por cima GA-GA-GA-GA  ....GO ! E tinha mais : além de ser feio , corcunda e  gago , Esopo era .....ESCRAVO !
 
Motivos não só para se queixar da vida como até mesmo para dar cabo dela ele tinha de sobra mas , felizmente , Esopo ( ABAIXO ) tinha algo em excesso que , por sinal , tem faltado nos últimos tempos a muitos exemplares da espécie Homus sapiens sapiens : INTELIGÊNCIA ( ABAIXO )  . Esopo era dono de uma inteligência tão acima da média que foi justamente em função disso que ele acabou deixando de ser escravo ( seu último senhor e , portanto a pessoa que lhe concedeu a liberdade chamava-se XANTO ) .
 
 
Era hora de curtir algo tão nobre, vital e maravilhoso chamado LIBERDADE : Esopo fez uma longa viagem por inúmeras regiões da Ásia e da própria "Grécia " e  justamente durante uma de suas andanças acabou conhecendo e se tornando amicíssimo de um rei chamado CRESO . O tal rei confiava tanto em Esopo que acabou lhe dando uma missão importante : levar oferendas ao TEMPLO DE DELFOS , simplesmente o maior santuário religioso da "Grécia " naquele tempo ou , mal e porcamente , comprando , algo equivalente ao VATICANO ( ABAIXO )  , para os católicos , ou MECA , para os muçulmanos .
 
 FICAR QUIETO , SEM SE MEXER E SEM FAZER NADA : definitivamente isso não fazia parte da personalidade de Esopo . Corajoso , sincero e crítico , Esopo ( ABAIXO ) fez uma série de condenações e acusações gravíssimas a atitudes a importantes sacerdotes e membros daquele santuário religioso , e acabou pagando caro por isso !
 
       Vítima de uma cilada e condenado à morte , Esopo acabou sendo atirado do alto de um rochedo por volta do ano de 560 antes de Cristo ( Seria Esopo a versão grega de Cristo ? )  . Mas , felizmente , ele acabou vivendo o suficiente - se é que ele realmente existiu - para escrever as fantásticas FÁBULAS , ou seja , histórias fictícias , com ensinamentos morais e  sempre protagonizadas por animais : entre as suas mais célebres fábulas estão " O LOBO E O CORDEIRO " e " A RAPOSA E AS UVAS VERDES " , " A GANSA DOS OVOS DE OURO " , " A LEBRE E A TARTARUGA "e " A CIGARRA E A FORMIGA " ( ABAIXO ) .
 
Falando nisso , eis uma das histórias de Esopo e que tem o título de " A REUNIÃO GERAL DOS RATOS "  : amedrontados com um de seus eternos inimigos - um GATO ( ABAIXO ) - um grupo de ratos decidiu agir , ou melhor , se reunir . E agora : o que fazer para acabar com esse problemão ?
 
Conversa daqui , discute dali , proposta de lá e após vários planos terem sido discutidos e abandonados , ao fim dessa reunião um jovem rato levantou-se e pediu a palavra : e se fosse pendurada uma sineta no pescoço do odiado e temível rato ? Assim , sempre que o gato chegasse perto eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo ( ABAIXO ) . Aplausos demorados e calorosos para o jovem rato : como é que ninguém nunca tinha pensado nisso antes ?
 
Um velho rato que passara a reunião inteira apenas ouvindo e calado em seu canto , de repente levantou-se .....Ele elogiou o plano , o chamou de inteligente e lembrou que com isso as preocupações de todos os presentes ali terminariam  , mas fez lembrar de um "pequeno detalhe " : afinal , QUEM IRIA PENDURAR A SINETA NO PESCOÇO DO GATO ? ( ABAIXO )  Moral da história : INVENTAR É UMA COISA , FAZER É OUTRA ..........
 
O próximo personagem destas mal escritas linhas ( ABAIXO ) , que certamente formaria um afinadíssimo trio de filósofos com Pitágoras e Esopo ,  por um desses caprichos da história - ou do destino , como quiser - não veio a conhecer nem Pitágoras e nem Esopo : ele só veio a nascer milhares de anos mais tarde . Membro de uma família que não chegava a ser rica mas que tinha uma considerável quantidade de posses , se dependesse única e exclusivamente de seu pai - o respeitável " SEU " LA FONTAINÃO " , ops ! ,LA FONTAINE - ele teria sido advogado .....
 
Como um bom e respeitoso filho , o francês JEAN DE LA FONTAINE ( ele nasceu em 8 de julho de 1621 em Chateau Thierry , uma pequena cidade da região de Champagne - ABAIXO - , célebre pelo vinho de mesmo nome ) até chegou a fazer a vontade paterna : formado em Direito , chegou a advogar por um brevíssimo período em sua cidade natal para logo em seguida abandonar a profissão que detestava . Sabe-se lá se também por vontade paterna ou se em função de algum surto de religiosidade , o  ainda adolescente La Fontaine decidiu que queria ser PADRE : chegou a estudar em dois seminários e a ser noviço mas as atrações e prazeres da vida mundana - especialmente o sexo e a boemia -  eram muitíssimos mais fortes que um suposto " chamamento divino " .
 
 Na verdade a "praia " de La Fontaine ( ABAIXO ) era outra : LITERATURA , mas como viver única e exclusivamente dela ? Naquela Paris do século 17 não havia nenhum SIMDEC ( verbas com as quais a Fundação Cultural de Joinville contempla projetos de caráter artístico e cultural ) mas existiam os MECENAS , ou seja , homens endinheirados que patrocinavam e até sustentavam artistas de talento , como La Fontaine . Felizmente podendo  viver e se dedicar apenas a seus livros , La Fontaine acabou tornando-se amigo de verdadeiras "feras " tanto da dramaturgia como da literatura francesa , como RACINE , MOLIÉRE e BOILEAU e a partir de 1683 passou a ter a honra de ser um dos membros da Academia Francesa de Letras .
 
 Apesar de tamanha honraria , de ter amigos tão ilustres e de ter produzido uma considerável quantidade de poemas e obras de ficção adulta , como " GALATEL " , " LE FLORETIN " , " ASTRÉE " e " RAGORION " , La Fontaine só veio a começar a se consagrar quando já havia passado da casa dos 40 anos de idade ou mais especificamente , escrevendo livros ficcionais infantis . Adivinhe onde La Fontaine buscou inspiração para seus livros infantis ? Como diz uma velha e sábia frase , os GÊNIOS BEBEM NAS MELHORES FONTES : La Fontaine resgatou e adaptou à época em que viveu aquelas clássicas e antiquíssimas fábulas de ESOPO ( ABAIXO )  . Se as histórias de Esopo eram sempre curtas e bem humoradas , La Fontaine acabou adicionando mais dois ingredientes à elas : o drama e o espírito crítico , o questionamento dos valores da sociedade .
 
 Curiosamente todas as fábulas de La Fontaine só vieram a ser reunidas em um único livro em 1694 , já bem próximo a sua morte , sendo que  ele veio a dar os seus últimos suspiros em 14 de abril de 1695 , em Paris , e , " pegando um gancho " numa célebre frase escrita por um certo e suicida ex-ditador e ex-presidente brasileiro , SAIU DA VIDA PARA ENTAR NA HISTÓRIA : La Fontaine é , sem sombra de dúvida , uma das maiores e mais legendárias figuras da literatura infantil mundial ......
 
Apesar de terem vivido em épocas completamente distintas , Pitágoras , Esopo e La Fontaine tinham entre si uma característica em comum , além da SABEDORIA e da INTELIGÊNCIA acima da média : a crença - ÓBVIA , diga-se de passagem - de que uma sociedade só pode ser radicalmente mudada através da EDUCAÇÃO e isso passa obrigatoriamente pela LEITURA . Do alto de sua gigantesca sabedoria , Pitágoras ( ABAIXO ) disse certa vez ,  " EDUQUEM AS CRIANÇAS E NÃO SERÁ PRECISO CASTIGAR OS HOMENS " ; já quando questionado a respeito de só escrever fábulas , La Fontaine deu a seguinte resposta : " SIRVO-ME DOS ANIMAIS PARA INSTRUIR OS HOMENS " ( Palmas para Pitágoras e La Fontaine , por favor ! ) .......
 
Numa das muitas línguas faladas em Angola - o umbundo - a palavra OMUNGA significa " UNIÃO " , ' UNIDADE " , "CONJUNTO " , mas o publicitário joinvilense ROBERTO PASCOAL adicionou mais 3 significados à ela : EDUCAÇÃO , SOLIDARIEDADE e NOBREZA . Omunga também é o nome de uma entidade sem fins lucrativos , criada em 2013 e que tem na sala 5 do prédio número 133 localizado na rua Anita Garibaldi a sua sede e quartel-general ( o telefone é 47 3027-4900 ) e , resumidamente , age da seguinte : uma região de baixos indicadores sociais é escolhida pela entidade , a seguir é feito um estudo detalhado do local e uma parceira com a prefeitura e autoridades locais , ONGs (  Organizações Não Governamentais ) , empresas , comerciantes e a própria comunidade local . ( ABAIXO , CRIANÇAS DE COMUNIDADE CARENTE EM ANGOLA , BENEFICIADAS PELA OMUNGA )
 
A Omunga faz a sua parte de diversas maneiras : desenvolvendo , comercializando e destinando os recursos para o projeto que está sendo desenvolvido com as vendas de seus produtos ; prestando contas a seus parceiros de projeto ; construindo e inaugurando bibliotecas nessas comunidades ; capacitando professores com foco na formação de leitores ( esses professores são acompanhados durante 24 meses ) e encontrando maneiras de dar continuidade a esses projetos . Bom , agora deixarei que o próprio Roberto Pascoal  ( ABAIXO , À ESQUERDA ) conte mais a você sobre essa maravilhosa e nobre inciativa ......PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=44xH3cEDgnk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário