segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ainda Lembro Bem

Além de  ter sido um escritor e um dramaturgo genial NELSON Falcão RODRIGUES talvez tenha sido o maior frasista que o Brasil já teve . No rol de frases rodriguianas aparecem pérolas como " TODA UNANIMIDADE É BURRA " , "JOVENS , ENVELHEÇAM ! " , "TODO MINEIRO SÓ É SOLIDÁRIO NA HORA DO CÂNCER  e uma que define bem o momento que se vive : "O BRASIL É A PÁTRIA DE CHUTEIRAS " ..........A cada 4 anos pessoas que sequer acompanham futebol e até mesmo quem não gosta dele passam a ser entendidos no assunto , sugerindo as mais malucas táticas para que a Seleção Brasileira vença seus jogos . Como não poderia deixar de ser , o escritor JURA ARRUDA  também foi contaminado por esta febre que contamina o país e comenta sobre a Copa , que para espanto dos mais pessimistas , vem superando as expectativas . Ao final ele arrisca um palpite ........Será que além de ser um ótimo escritor Jura Arruda também é profeta ? CONFIRA :

"Lembro como se fosse hoje a Copa de 2014 . Vivíamos um período de conquistas em que o povo exigia mudanças sociais no país , e elas haviam , lentas mas profundas . O Brasil ainda caminhava para ser o que sempre se esperou dele e dava mostras de que atingiria seu objetivo , era questão de tempo . Ainda eram poucos os anos de democracia e muitos não sabiam o poder do título de eleitor ; outros não tinham percebido ainda que sempre que alguém leva vantagem , alguém perde . Mas estávamos aprendendo . Nosso jeito malemolente , nosso otimismo , nosso gene bom estavam estampados .



 A abertura da Copa foi no Dia dos Namorados , não poderia ser mais apropriado neste país apaixonado por futebol . Muitos namorados saíram para comemorar um dia antes para se entregarem extasiados e felizes aos encantos do futebol . O Brasil era favorito .



 Fora dos estádios havia ameaças de greve e alguns protestos . Eventos normais em um país democrático , que serviram para saber que as pessoas sabiam discernir paixão de cidadania . Recebemos bem as nações que nos visitaram . Que o futebol trouxesse alegria e bons momentos para recordarmos ,



 mas que não perdêssemos o rumo , nem pensássemos que as vitórias dentro de campo fossem resolver os problemas fora dele .

 Contratempos houve , sempre há , mas a Copa não foi prejudicada , nem a imagem do país foi manchada  . A alegria do esporte , no entanto , contrastou com as enchentes que ocorreram no Sul do país , quando muitas famílias perderam o que tinham .



 Tivemos que nos desdobrar para atender aos necessitados e , tão paradoxalmente , oferecer uma festa aos convidados internacionais .

 Lembro que o técnico da seleção também viveu momentos difíceis , com a perda de dois familiares às vésperas da estréia . Rimos e choramos efusivamente naquele mês , era a vida dando demonstração intensa de sua complexidade . Aprendemos naquele tempo que nem toda a dor é para sempre e nem toda alegria é eterna . Aprendemos que sempre haverá alguém mais feliz e alguém mais triste ; alguém vivendo intensamente e alguém desejando a morte . Havia mazelas e venturas espalhadas pelo país sob os holofotes da mídia internacional . Em campo , o Brasil fez seu papel , vencendo de virada a partida final contra a Argentina . Fora dele , o país seguiu um caminho em busca de dias melhores .

 Lembro com saudade daquele tempo . Valeu a pena . Valeu a paixão  . Valeu o aprendizado . Valeu ser brasileiro . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário