terça-feira, 17 de junho de 2014

Alternativa

Quando a década de 60 acabou definitivamente o mundo já não era mais o mesmo ...........inúmeros tabus , especialmente nas áreas sexual e comportamental  caíram e todos essas mudanças foram simbolizadas pelo movimento HIPPIE , surgido em 1967 nos Estados Unidos e caracterizado pela postura libertária e pacifista de seus adeptos . Muitas das idéias do movimento foram inspiradas no pensamento do líder místico inglês ALEISTER CROWLEY ( 1875- 1947 ) e em 1974 um outrora sério e careta produtor musical chamado Raul Santos Seixas havia se transformado em um carismático , irreverente e bem sucedido cantor . Juntamente com o seu parceiro , o futuro best seller PAULO COELHO , ele havia idealizado uma sociedade libertária , igualmente inspirada nas idéias do místico inglês . Presos pela opressora e nada saudosa ditadura militar , a sociedade idealizada por eles jamais saiu do papel mas suas idéias foram eternizadas no disco GITA ( lançado em junho de 1974 ) , especialmente na música SOCIEDADE ALTERNATIVA . Inspirado na histórica música e com uma dose altíssima de filosofia , JURA ARRUDA é o autor da crônica de hoje . CONFIRA :

"Há um mundo aí fora em constante transformação . Coisas nos afetam e já não somos os mesmos de um minuto atrás ; pensava que sim , depois que não , e já não tenho certeza ,mas amanhã saberemos , ou não .



 Tudo se move e se altera . A pedra parada há séculos também não pode se gabar , ela foi modificada pela água do rio , pelo vento do vale , pelos pés de quem a pisou . Há um mundo aí fora em constante transformação . Ontem caiu da folhinha e hoje já é quase  amanhã . Há muito significado no verbo , há muitos viveres em viver .



 Convém dizer que nem toda transformação é avanço . Em alguns casos não é mesmo ! Como considerar avanço a revolta , o linchamento público , a justiça com as próprias mãos ? Como considerar avanço o retrocesso político e religioso que pululam nas redes sociais  ? Nem toda transformação é avanço .



 O mundo mudou desde que nasci , mudei também , mas não arrisco dizer quem de nós evoluiu ou piorou mais . Se o mundo ou eu . Meu lado evoluído há de dizer que o mundo retrocedeu ; minha visão piorada há de espantar-se com tanta evolução . Contudo , e qualquer que seja o prisma , houve a transformação , para o bem ou para o mal .



 Releio os parágrafos acima , não gosto do tom professoral , nem  da sabedoria que eles fazem transparecer . Veja só ! Um minuto atrás escrevia e achava bom , agora não tenho certeza . Mas tenho certeza de uma coisa , de sonho que se mantém vivo ainda no peito desse sonhador :



 tenho há muito tempo , e isso não mudou , uma vontade enorme de adquirir um bom pedaço de terra , de reunir pessoas da mais alta consideração , do maia alto conceito , da mais alta simpatia gratuita , que compartilhem ideologia , altruísmo e pés no chão . Essa vontade que trago no fundo do peito , quer reunir profissionais de várias áreas , humanas acima de tudo . É critério ser humano , no mais rigoroso e genuíno sentido bom da palavra .



 Meus sonhos reparam o roto da vida , costuram os caminhos e abastecem-me do otimismo que a realidade roubou . Meus sonhos levam-me ao meu pedaço de chão , à minha sociedade alternativa , com espaço para plantio de sementes e idéias , com terreno para o convívio e casa para a privacidade ; uma sociedade isenta das transformações do mundo aí fora , mas cheia de vontade de transformar o mundo inteiro . Sonho o convívio de uma sociedade ideal ;



 sonho viver de escambo .

 E não temer .

 E não morrer . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário