segunda-feira, 16 de junho de 2014

Por Um Ambiente Inteiro

A TERRA É UMA MUSA INSPIRADORA.........esta poderia  ser a frase que resume a crônica de hoje , de autoria do jornalista  ROBERTO SZABUNIA .Ele chama a atenção para os imensos recursos que a generosa natureza , com que o Estado de Santa Catarina foi presenteado , oferece e encerra a crônica com versos de uma jovem poetisa . CONFIRA :

"5 de junho........Dia Mundial Do Meio Ambiente .......Nem foi preciso pensar muito num tema para a crônica de hoje . As lambanças que os terráqueos promovem o tempo todo contra seu próprio planeta  são um prato cheio . A todo momento há um fato novo , reavivando a discussão em torno da necessidade de promover o chamado desenvolvimento sustentável . Ou seja : progredir sem degradar , preservando os recursos naturais para as gerações futuras .



 Nosso Estado , especialmente , tem muito a preservar . É um território riquíssimo em recursos naturais , tanto para a exploração econômica quanto para a conservação da vida . Temos contrastes que vão de um litoral privilegiado , de calor tórrido no verão , a serras lindíssimas , de frio para congelar orelhas . Toda esta beleza natural , porém , precisa ser bem administrada . A ganância , infelizmente , é  a maior ameaça  ao ativo ambiental . O Estado tem potencial enorme no turismo ecológico , ( ABAIXO , FOTO DA SERRA DO RIO DO RASTRO )



 mas falta ainda uma visão mais apurada na direção da sustentabilidade . Falta aproveitar melhor esse potencial , capitalizando de forma mais racional e equilibrada os recursos à disposição .

 Mas hoje , em vez de ficar remoendo mazelas , prefiro reservar este espaço para homenagear nosso sofrido planetinha . E faço-o em forma de poesia ; não de minha autoria , pois meu território é a prosa . Achei um poema singelo e bem adequado num site chamado Mundo Jovem . Como se trata de um espaço feito , para e por jovens , creio que a autora do poema 'Planeta Vida' , Daiane Garcia , seja uma adolescente . Eis , pois , sua ode ao  ambiente

' Planeta Vida

Oh , majestosa Terra ,



Terra de belos frutos , de pessoas belas ,

Terra , de onde meu corpo surgiu ,

E para onde um dia , ele retornará .

Oh , Terra amada ,

A mãe da natureza e da beleza ,

Terra , que no centro do mundo ,

carrega sobre ela , todo peso dele .

Terra , que do mundo absorve todos os seus podres ,

Sem reclamar ,



Terra , daqueles que pensam que podem ,

E daqueles que ficam na vontade .

De um dia talvez sobre ela governar .



Terra de todos , Terra de ninguém ,

Terra de filhos bons  e de maus também  ,

Terra que dá a vida e que tira também ,

Terra que rejeita e que acolhe ,

Terra mãe , Terra filha ,

Terra água , Terra fogo , Terra vida ,

Terra , planeta vida......' "



Nenhum comentário:

Postar um comentário