terça-feira, 24 de junho de 2014

Vesti Amarelo e Saí

Bem amigos do ALAMEDA CULTURAL , entra agora no campo virtual do blog a COPA DO MUNDO , com seus 84 anos de glórias , fracassos , alegrias , decepções e confraternização entre povos . E com vocês agora um craque do jornalismo de Joinville , ROBERTO SZABUNIA , que se recorda da primeira Copa que acompanhou e comenta sobre as expectativas para a Copa que está em andamento ( o texto foi escrito antes do jogo de abertura da Copa ) . Vai que é sua Roberto ! CONFIRA :

"O dia é 12 de julho . O ano , 1966 . São 15h30 , estou no quarto do meu avô , ao lado do fiel rádio Philips .



 Mas , em vez das notícias do Leste europeu que o diziadek ( vovô , em polonês ) ouve todos os dias na Voz de Moscou ( Ah ! se o governo soubesse ; ainda bem que o SNI nem sabia da existência de Rio Negrinho ) , eu já estou sintonizado na Tupi ( ou Bandeirante ,  ou Nacional , sinceramente aí já é detalhe demais para lembrar )  . A bola vai rolar para Brasil x Bulgária , estréia do escrete bicampeão na Copa da Inglaterra  . Com 9 anos de idade , as ondas curtas do rádio não têm  segredo  para mim , habituado a ouvir os jogos do Verdão ( que no ano anterior , por sinal , representara brilhantemente o Brasil , com a camisa canarinho e tudo ) ( NOTA DO BLOG : Verdão é o apelido do Palmeiras de São Paulo e o tal jogo foi BRASIL 3 X URUGUAI 0 , na inauguração do estádio do Mineirão em Belo Horizonte ) . Logo aos 15 minutos , Pelé abre o marcador ,



prenunciando um jogo fácil . Os búlgaros até tentam para o Rei , mas aos 9 do segundo tempo o endiabrado Garrincha faz 2 a 0 e liquida a fatura .

 Dia 15 , esmo horário , estou ao lado do rádio novamente , e não saio enquanto o árbitro não apita o fim da derrota de 3 a 1 para os húngaros ( vingança da Cortina de Ferro ! ) .



 O prego final no caixão canarinho é martelado pelos portugueses no dia 19 , outro 3 a 1 , com direito a um novo esporte , 'a caça ao negão ' .



 Emputecido , só volto ao rádio no dia 30 , na final , e nem acompanho o jogo inteiro , pois pega a hora do almoço . Mais tarde , ouço os 'speakers' e comentaristas descendo o cacete nos ingleses , pela roubalheira descarada ( alguns anos depois , com televisor em casa , vi a tal bola entra-não -entra )  .



 Pois bem , feitos os inicialmentes , vou aos finalmentes : hoje estou vestindo a camisa amarela ( da Copa de 2002 ainda ) e logo mais , lá pelas 3 h da tarde , estarei de olhos grudados na TV , acompanhando a abertura e , em seguida , torcendo como louco pela Seleção  .



 Alienado ? Nada disso ! Estou bem a par das mazelas , desgraças e quetais assolando a nação . Revolta-me , tanto quanto a você , leitor , o estado de abandono a que o país está sendo deixado ; sei que estamos na rabeira do desenvolvimento e na dianteira do descalabro ; achei de uma hipocrisia tremenda os dois discursos de terça-feira passada ; vejo com os mesmos olhos de desconfiança a campanha política que se avizinha .



 Mas agora , caro leitor e vorazes patrulheiros , permito-me concentrara a atenção no principal tema dos próximos trinta dias : a Copa . Sou, desde ontem à noite , apenas torcedor . Sei lá se a Croácia tem IDH ( Índice de Desenvolvimento Humano )  melhor do que o Brasil ; interessa-me é ver um 3 a 0 no placar - para nós , é claro . Quero que Neimar esqueça a canastrona da namorada ; que Ramires entre e jogue como se vestisse o manto tricolor ; que a cabeleira do David Luís se imponha na entrada da área ; que Hulk detone a defesa croata . Em 1966 torci sem ver , só imaginando o que os locutores descreviam pelas ondas curtas , de 1970 em diante , pela TV , 'pra frente Brasil , do meu coração ......' Rumo ao hexa ! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário