quinta-feira, 26 de junho de 2014

Um Pouco de Polêmica : Pobreza

QUAL É A CAUSA DA POBREZA ? No século 16 passavam pela Europa os ventos da REFORMA PROTESTANTE : em 1517 o então monge Martinho Lutero pregou na porta da igreja da pequena cidade alemã de Wittenberg as suas chamadas 95 TESES , que não apenas denunciavam os abusos cometidos pela Igreja Católica como acabaram servindo de base para uma nova religião , O LUTERANISMO , e geraram um racha dentro da Igreja Católica , dando origem a outras religiões cristãs . Os ecos da voz de Martinho Lutero chegaram até a França ........

 O teólogo francês Jean Cauvin , também conhecido como JOÃO CALVINO ( GRAVURA ABAIXO )  , tinha um poder de argumentação  maior do que o próprio Martinho Lutero e por causa de  suas idéias foi obrigado a refugiar-se  na cidade suíça de Genebra .



 Suas idéias deram origem a uma nova religião , O CALVINISMO . Um dos princípios dessa religião era o da PREDESTINAÇÃO , ou seja alguns foram escolhidas por Deus  e o sucesso profissional e financeiro seria um sinal dessa escolha ; automaticamente a pobreza também teria uma causa divina ...........No vídeo a seguir o sempre polêmico LUIZ CARLOS PRATES traz um outro suposto motivo que explicaria  a pobreza . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário