quinta-feira, 5 de junho de 2014

É Ótimo Ter um Gato em Casa

As primeiras referências a ele datam de cerca de 9.500 anos e seu ancestral mais remoto , o MIACALIS , viveu há cerca de 40 milhões de anos ! Ele é independente , urbano , por vezes temperamental , ágil esperto e preguiçoso . Seu nome é sinônimo de pessoa bonita ; é personagem de fábulas infantis e canções e na Idade Média sua imagem estava associada a bruxaria e a má sorte , sendo que muitos deles foram queimados junto com pessoas acusadas de praticarem feitiçarias . Este é o GATO , que para HILTON GORRESEN também é sinônimo de incomodação . Embarque em amis uma história bem humorada do escritor francisquense . CONFIRA :

"Não é que eu não goste de animais . Ninguém pode me sacrificar por isso . Mas se forem me dar algum animalzinho , dispenso gatos .



 Só havia tido gato em casa em minha infância . Era um bichinho preto , vagabundo , que atendia pelo nome de Michi .



 Andava por ali a esmo , sem ninguém lhe dar atenção . Nada de colinhos , de afagos , de ficar deitado nas poltronas . Talvez meu pai o deixasse ficar para nos proteger dos ratos . Em nossa casa tinha uma pequena despensa onde se acumulavam quinquilharias de pai para filho . Ali podia se encontrar de tudo , cadernos e livros velhos , ferramentas , fios , cordas , aparelhos inutilizados ...... um paraíso para os ratos .



 Minha tia solteirona , que morava conosco ,



 detestava o Michi . O bichano adorava se enroscar em suas pernas . Não podia dar um passo dentro de casa sem quase tropeçar no bicho . ' Gato do diabo ! ' - exclamava sempre .

 Lembro que uma de minhas ' aprontadas '  foi em cima dele . Minha mãe possuía uma estola de pele de raposa , com cabeça , focinho e uma calda macia . Não a usa mais , porém a conservava no local que ela imaginava inacessível aos filhos : a prateleira superior de seu guarda-roupa . Ali , além da estola , havia uma caixa de fotos , certificados de cursos escolares e um livro de iniciação para noivos e recém casados ( vê se hoje alguém precisa disso ) , com fotos ' naturais ' do corpo humano . Coisa proibida aos nossos olhos infantis .



 Sabem o que fiz ? Peguei a tal estola e a coloquei em cima do Michi , prendendo suas patas em cima da barriga do bichano . Ficou um animal engraçadinho . Quando o soltei , saiu feito louco pela casa . Nossa empregada , quando viu aquilo , saiu apavorada



 a chamar minha mãe : Corre aqui , dona Nena , um bicho entrou em casa ! Me livrei da surra porque fui rápido em ganhar a porta da rua .

 Mas há pouco tempo , cismaram de dar um gatinho para minha neta . O gatinho é lindo , branco com tons acinzentados , olhos azuis .



 Agora estou entendendo o que passava  minha tia naquele tempo : quando o bichano não está esfregando o rabo em minhas pernas  , atravessa em minha frente sempre que vou dar um passo . Já se enroscou nos fios do computador e há pouco quebrou um pote de vidro ( ou alguém quebrou e colocou a culpa no gato ) . Quando não está por perto , podemos encontra-lo dormindo tranquilamente em meu guarda-chuva , confundido entre lençóis e fronhas .



 Não sei o que vai acontecer primeiro : ou ele me dá um tombo ou a neta acaba com suas sete vidas , de tanto amassar e puxar pelo pescoço .

 Nota : informo que o bichano já foi doado . "

Nenhum comentário:

Postar um comentário