sexta-feira, 27 de junho de 2014

Viagem Musical : Diva do Samba

Existem certos artistas que têm a capacidade incrível de personificar a cultura de um determinado lugar.......é impossível , por exemplo , separar LUIZ GONZAGA ( 1912-1989 )  do Nordeste assim como todo o orgulho e cotidiano do homem do campo gaúcho está representado na música de TEIXEIRINHA ( 1932-1985) . A nossa personagem de hoje é um desses exemplos citados acima , mais especificamente da representação da cultura trazida pelos antigos escravos para esta terra de Vera Cruz . A história começa em 12 de agosto de 1942 no remoto lugarejo mineiro de Cedro ( hoje município de Caetanópolis ) , então um esquecido distrito do município de Paraopeba  , quando nasce uma menina chamada Clara Francisca , caçula de sete filhos de um modesto casal local . Órfã dos pais com apenas 2 nãos de idade , a menina é criada pela irmã e irmão mais velhos e começa a trabalhar aos 14 anos como tecelã, mudando-se pouco tempo depois para Belo Horizonte . Apaixonada desde sempre pela música , participa nos finais de semana dos ensaios do coral da igreja do bairro onde mora e acaba chamando a atenção do violonista e compositor JADIR AMBRÓSIO , célebre por compor o hino do Cruzeiro e , incentivada por ele , começa a participar de concursos de rádio .

  Ao  ano de 1960 foi um divisor de águas na vida da jovem do interior e naquele ano resolve abraçar de vez a carreira de cantora profissional . Conhece vários artistas e um deles , o produtor musical CID CARVALHO , sugere que adote um nome artístico e Clara Francisca vira CLARA NUNES ( o sobrenome de sua mãe ) . Terceira colocada em um concurso de rádio a nível nacional , promovido por uma rádio de São Paulo , ela é logo contratada pela rádio INCONFIDÊNCIA , de Belo Horizonte . Bonita e simpática também não demora para que Clara passe a apresentar um programa pela TV ITACOLOMI . Porém , Belo Horizonte já era pequena demais para o seu talento e ela resolve tentar a a sorte no Rio de Janeiro , em 1965 .Seu primeiro disco é lançado no ano seguinte , como título de A VOZ ADORÁVEL DE CLARA NUNES , e acaba sendo um fracasso . Em 1968 a vida e a carreira de Clara começam a mudar quando ela grava pela primeira vez um samba : VOCÊ PASSA E EU ACHO GRAÇA , também seu primeiro sucesso  . A mudança completa ocorre em 1971 , quando de uma praticamente despercebida cantora de boleros passa a cantar sambas ( antes disso Clara costumava frequentar quadras de escolas de samba )  , fazendo grande sucesso com a música Ê BAIANA  e muda radicalmente o seu visual : passa  se vestir de branco e a usar colares que fazem referência a religiões de origem africana , se convertendo a umbanda . A religiosidade , tão presente  em sua vida , se torna intensa .

 Em 1974 Clara se consolida como uma grande cantora  e implode  a crença de que mulheres vendiam poucos discos : o disco ALVORECER , lançado naquele ano vende cerca de 784.000 cópias , número espantoso para a época . Muito antes disso , em 1970 , a cantora faz a primeira de  suas muitas turnês internacionais , apresentando-se naquela ocasião em Luanda , capital da então colônia portuguesa de Angola . O auge de sua carreira aconteceria em 1980 , quando o disco BRASIL MESTIÇO vendeu mais de 2 milhões de cópias ! Em março de 1983 a cantora preparava-se para aquele que seria o seu décimo sétimo disco e fez uma cirurgia  para retirada de varizes , que a princípio não teria grandes riscos  mas que acabou se transformando em uma tragédia : após quase um mês de agonia o Brasil perdia uma de suas grandes cantoras , vítima de choque anafilático ( rejeição do organismo à anestesia ) . Ficou a saudade !

  O primeiro vídeo postado é o clipe de um de seus grandes sucessos : MORENA DE ANGOLA , música de 1980 e composta por CHICO BUARQUE . Já o outro vídeo é o clipe da m´suíça OBSESSÃO , presente no disco ESPERANÇA , de 1979 . AGORA OUÇA O SOM DA GUERREIRA MINEIRA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário