terça-feira, 3 de junho de 2014

Um Vídeo Antes de Partir

Você já reparou em algo ? As músicas que fazem sucesso , pelo menos atualmente , trazem letras sobre festas , mulheres  , casos de amor , sexo......mas nehuma delas aborda a MORTE ........Embora seja a única certeza que temos ninguém gosta de lembrar dela . Um dos raros artistas a se lembrar dela , pelo menos na música , foi o rei do rock brasileiro , RAUL SEIXAS ( 1945-1989 ) em CANTO PARA A MINHA MORTE , de 1976 . Na música Raul deu uma definição bastante poética  para a morte : UMA MULHER VESTIDA DE  CETIM . Você já pensou o que faria em seus últimos momentos de vida ? Um jovem norte-maericano , em estado terminal , pensou e fez : um vídeo . Na crônica de hoje JURA ARRUDA comenta sobre esse curioso caso . CONFIRA :

"Há morte ao redor . Muitas pessoas não voltarão para a casa hoje , e não sabem disso . Um dia chegará sua vez , minha vez , a vez de quem amamos . Temos experiência em finitude , contudo , não sabemos explicá-la . Sequer conseguimos aceitá-la . Sei que não é um bom tema para esta manhã de sábado , mas quem disse que a morte oferece escolha ? Ela não cumpre carga horária e sai às seis da tarde  e volta só no dia seguinte . Ela age em tempo integral .



 Nessse primeiro minuto de leitura ,  saiba que 102 pessoas deixaram de viver , é , o que disse uma  pesquisa publicada na revista 'Superinteressante' há nove anos . É uma pesquisa antiga , mas não creio que os números sejam muito diferentes atulamente . A pesquisa disse também que homens morrem mais por causa da violência . Somos nós tirando nossa própria sorte .



  Por outro lado , nascem 180 pessoas por minuto no mundo .



 Às vezes , quem vai e quem chega se encontram para um breve convívio . Como aconteceu com Nick e Austin em Washington , nos Estados Unidos . Como fiquei sabendo ? Por um vídeo gravado antes da morte por Nick . Ele foi diagnosticado com câncer de apêndice aos 24 anos , viveu até os 27 . Nesses três anos viveu o que pôde ao lado de Alyssa , sua mulher ; realizou o sonho de seu pai e viu nascer entre as 180 pessoas daquele exato minuto ,



Austin ,sua filha  e razão do vídeo que assisti .

  A morte não o pegou de surpresa , ele a viu aproximando-se . E viu a face desta sombria senhora quando o médico ligou dizendo que a cirurgia não conseguira eliminar o câncer . Restava orar um pouco , viver o máximo ; fazer as pazes com o seu deus ou entrar em harmonia com a naturerza . Restava-lhe gravar um vídeo .



 'Sou abençoado porque sei quando vou morrer' . Palavras de Nick . Seria uma benção ? Questiono . Eu nunca quis essa informação , porque não sei o que faria com ela . Imagino que teria dias carregados de pesar . Cada atitude , cada encontro , cada prazer seria o último , e isso seria intenso demais para minha opaca existência . Emocionado , irromperia em lágrimas a cada 'até logo' ,



 a cada gole de vinho de boa safra , a cada pão com manteiga , a cada vista da serra Dona Francisca .



 Talvez , eugravasse um vídeo ao qual certamente daria  um tom de conselho , talvez fosse um vídeo muito chato .

  Prefiro não saber se vou aos 80 ou amanhã . Que a vida  me permita , e que a morte encontre-me distraído e ofereça-me o braço , como um convite para dançar . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário