quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Alegria !

Com a mais absoluta certeza - algo tão exato e absoluto quanto o fato de a soma de dois mais dois ser quatro - você já ouviu essa história , especialmente durante sua infância e mesmo que não venha se lembrá-la  : era uma vez um CISNE abandonado que acabou sendo criado junto a uma ninhada de PATOS e que por ser diferente de seus irmãos de criação acaba sendo ofendido , humilhado , maltratado e perseguido não só por eles como também por outras aves .

 Cansado de tanto sofrimento , ele decide fugir mas a triste sina da pobre ave não termina : em todos os locais por onde ele continua a ser mal visto e judiado . Ah , se não fossem os "bom samaritanos" , as sempre providenciais e nobres almas caridosas deste igualmente tão maltratado planeta :

 uma família de camponeses acaba o adotando , lhe enche de mimos e carinhos e com a chegada da primavera o solta em um lago . A alegre e formosa ave , outrora tão sofredora e injustiçada , abre suas asas e junta-se a um grupo de cisnes nesse lago e é logo saudada como a mais bela criatura entre aquele bando de cisnes ( ABAIXO ) ......

Essa é uma das mais clássicas obras da literatura infantil - " O PATINHO FEIO " - , foi originalmente publicada em 11 de novembro de 1843 , leva a assinatura e a autoria de um gênio - o escritor e contista dinamarquês HANS CHRISTIAN ANDERSSEN ( 1805-1875 - ABAIXO ) - e , infelizmente e passados longos quase 173 anos desde sua publicação , é mais atual do que nunca : o PATINHO FEIO pode ser uma minoria étnica , uma pessoa com o a cor da pele diferente das outras , um portador de deficiência física ou mental , um aidético , um homossexual , etc...etc....

Vejam só que coisa : até mesmo na fantástica mitologia dos antigos gregos a figura do PATINHO FEIO ! A figura em questão atendia pelo nome de PLUTÃO : filho de CRONOS ( divindade ligada ao TEMPO ) e de REIA ( divindade ligada à FERTILIDADE ) , ele era irmão de ZEUS ( ABAIXO )  e de POSEIDON .

Seu pai não foi nada generoso com ele , pelo era isso o que antigos diziam , contavam e acreditavam : enquanto Zeus tornou-se a divindade suprema e toda poderosa , reinando no céu , e a Posseidon ( ABAIXO ) foram dados os mares como herança ,

 ao nosso pobre deus " Patinho Feio " ficou a ingrata herança-tarefa de reinar no INFERNO ! Tendo um caráter inflexível e sendo acompanhado por um séquito formado por divindades de caráter cruel , Plutão ( ABAIXO ) saiu de seu "canto " onde reinava absoluto para raptar a belíssima CORA , que veio a ser sua esposa ( Caramba ! Esses deuses gregos eram mesmo "danadinhos " ! ) .

Embora fosse uma divindade ligada à MORTE e ao INFERNO , era tido um divindade agrária e de caráter justiceiro e , a exemplo de quase todas as divindades integrantes do fabuloso panteão mitológico dos gregos , ele ( ABAIXO ) acabaria sendo adotado também pelos antigos romanos e que relacionavam - por ser ligada à morte - a sua figura com mês de FEVEREIRO .....

Fevereiro ? Morte ? Por mais absurdo que isso possa parecer hoje , era assim que os romanos viam o mês de fevereiro e isso tem uma explicação : a palavra FEVEREIRO vem do latim FEBRUARIS , que por sua vez veio do nome FÉBRUO . Trata-se uma divindade ( ABAIXO ) cultuada desde tempos remotos e imemoriais por SABINOS e ETRUSCOS ( remotíssimas civilizações , anteriores a dos romanos , e que viveram no que hoje é a Itália ) e que relacionada ao mesmo tempo à morte e à purificação : sempre na data de 15 de fevereiro e à noite eram realizados as celebrações em seu culto , ocasião que eram realizados sacrifícios de animais em honra aos mortos .

Essa data era tão importante ( essas celebrações eram conhecidas como FEBRUÁRIAS ou FÉBRUAS - ABAIXO , OUTRA REPRESENTAÇÃO DO DEUS FÉBRUO ) que durante o dia os casamentos eram proibidos e os templos religiosos cerravam suas portas ( em um dos vários e antigos calendários que chegaram a ser adotados pelos romanos , o mês de fevereiro já era o segundo mês do ano , bissexto e , curiosamente , tinha 29 dias ao invés dos 28 atuais )......

       Carnaval ? Engana-se que essa seja a única celebração do mês de fevereiro : também se celebram , por exemplo , os dias do AGENTE FISCAL ( 2 de fevereiro ) , GRÁFICO ( 7 de fevereiro ) , ZELADOR ( 11 de fevereiro ) , REPÓRTER ( 16 de fevereiro ) , ESPORTISTA ( 19 de fevereiro ) e em países , como Angola e Portugal , pasmem , o DIA DOS NAMORADOS , em 14 de fevereiro ( essa celebração também é algo relacionado ao Império Romano : nessa data os romanos celebravam o DIA DO AMOR , em honra a deusa AFRODITE- ABAIXO -  , uma outra divindade importada da Grécia ) .

 Outros significados podem ser adicionados ao nome FEVEREIRO : IRREVERÊNCIA , TALENTO e BRASILIDADE .....Outra vez e inevitavelmente , deve ter vindo à sua cabeça o Carnaval : bem , é quase isso ! Estamos nos referindo à banda joinvilense FEVEREIRO DA SILVA ( ABAIXO ) , uma das ecléticas , alegres e irreverentes bandas aqui de terras de Dona Francisca e que , a exemplo , FELIZMENTE , de boa parte das bandas locais também um faz um trabalho completamente AUTORAL .

 O nome FEVEREIRO , além de ser uma referência a data de seu surgimento ( fevereiro de 2007 ) , também lembra as ideias e imagens de FESTA , ALEGRIA , ESPONTANEIDADE , já o DA SILVA refere-se ao sobrenome mais do que comum aqui em terras tupiniquins e revela e reforça a BRASILIDADE da banda , que lembra muito a também irreverente e descontraída banda brasiliense MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJÚ ( ABAIXO )  .

 A história da Fevereiro da Silva ( ABAIXO ) na verdade teve início em 2004 , com a antiga banda AMMUSIA : três anos mais tarde vários dos antigos integrantes dessa banda acabaram formando um novo conjunto e esse entrosamento , tanto musical quanto de ideias e comportamentos  , acabou sendo de fundamental importância .

Mal a Fevereiro da Silva havia surgido , os rapazes já estavam a todo vapor : trataram de gravar 4 músicas - " TELA " , " CAIXA BOMBA " , " BOTINA MUDA " e " COMBATES " ( as músicas citadas seguem várias tendências musicais : rock , reggae , ska , samba e até mesmo heavy metal , popularmente conhecido como " rock pauleira " ) - no estúdio pertencente ao músico e produtor ANDRÉ CIDRAL e em 31 de maio de 2008 , ou 2 meses após a finalização das gravações , foi lançado oficialmente o mini disco ( EP ) " FUNIL " em show na OLD MUSIC BAR ( ABAIXO , CARTAZ DO SHOW ) e que contou com a especialíssima participação da banda jaraguaense EL DIAS .

 Em 2009 os rapazes ( a formação atual da banda é a seguinte : o vocalista e baixista GUTO GINJO , o baixista DANIEL MOURA , o baterista LUCAS MACHADO , o trombetista  ANDRÉ STEUERNAGEL e o saxofonista GUIMA ) voltaram e dessa vez , a cerca de 1.000 quilômetros de Joinville : sob a direção do competente e experiente produtor RICARDO GARCIA e no estúdio carioca MAGIC STUDIO ( para se ter uma ideia , nomes como os de ROBERTO CARLOS , JORGE BEN JOR , O RAPPA e LOS HERMANOS passaram por esse estúdio ) .

Curiosamente , as gravações levaram dois anos anos para ser concluídas , mas valeu esperar tanto tempo : o disco , lançado oficialmente em um show na Sociedade Lírica em 11 de novembro de 2011 , foi o trabalho mais ambicioso da banda ( particularmente , destacamos a música " ESPIÃ " ) até ali e intitulado " POSSO SER O AUTOR ? " ( ABAIXO ) , mas algo melhor ainda estava por vir ....

    Desde 2013 os rapazes vinham planejando gravar um disco ainda mais eclético que seus trabalhos anteriores e que refletisse as influências e as formações musicais de cada um dos 5 membros da banda , ou  segundo eles mesmos , um disco que "FOSSE DEMOCRÁTICO "e em 2015 o velho desejo acabou ganhando vida : foi lançado o CD " BAILE SONHADOR " ( o CD - ABAIXO - tem 11 músicas )  em show realizado na Sociedade Esportiva e Recreativa Esmeralda - localizada no bairro Glória -  e cuja versão digital foi lançada no site oficial da banda de maneira gratuita ( o site é www.fevereirodasilva.com.br e nele também é possível baixas as músicas do disco " Posso Ser O Autor ? " ) .

 Além da realização de um desejo e das ótimas repercussão e aceitação que teve ( também é possível adquirir o CD na escola de música ARTE MAIOR , localizada na rua Orestes Guimarães ) , o disco também é especial por outro motivo : as participações do maestro JACSON DE ARAÚJO , do coral da escola municipal da Estrada Anaburgo ( situada - ABAIXO - na parte rural do bairro rural do bairro Vila Nova , tanto a escola quanto a própria localidade estão entre os mais antigos de Joinville ) e do músico RAFAEL ZIMATH , que é um velho amigo dos rapazes da Fevereiro da Silva e uma espécie de sexto membro da banda .

A Fevereiro da Silva também é conhecida por seu trabalho social ( deram aulas de formação musical em várias escolas da rede pública  e no orfanato LAR MANUEL ) e por sua paixão por futebol , mais especificamente pelo ultimamente tão maltratado JOINVILLE ESPORTE CLUBE : quase todos os seus membros são assíduos frequentadores dos jogos do JEC e não é difícil algum deles participar de um show trajando o uniforme tricolor ( também participaram do show comemorativo a conquista do campeonato brasileiro da série C , em 2011- ABAIXO -  , na Expoville , e no show do lançamento de " Posso Ser O Autor ? " todos eles trajavam camisas do JEC ) .

 A banda também chegou a desenvolver um interessantíssimo projeto , " FEVEREIRO DA SILVA RECEBE " , na qual a banda ( ABAIXO ) apresentava-se junto com grupos regionais e nacionais que chegassem a Joinville .....Bom , agora chega de papo ! Com vocês o clipe da música "BANDA LARGA ", uma das faixas de " BAILE SONHADOR ".......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário