Como anda a sua CRIATIVIDADE , aquela sua especialíssima capacidade de sonhar , imaginar e realizar as coisas ? Ah , você é daquele tipo de pessoa prática , direta e objetiva e que não gosta muito de ficar " viajando " ......Pois , se esse é o seu caso não tem problema : o que iremos lhe pedir não irá "doer " nada e caso você seja uma pessoa criativa isso será "fichinha " ! Bom , agora pense naquele seu escritor favorito , especialmente naquele livro de autoria dele que você mais gosta ....Já pensou ? Ainda não ? Pois pense mais um pouco ......Pronto , agora que você pensou nele saiba que tanto o livro quanto o escritor , ou escritora , que vieram à sua cabeça NÃO SÃO DE NADA ! Repetimos : ELES NÃO SÃO DE NADA ! " Caramba ! O pessoal do ALAMEDA CULTURAL deve estar pirado ! " , deve ter pensado você que está sentado , ou sentada , aí confortavelmente do outro lado . Mas antes que você continue a questionar a nossa sanidade mental , pense na seguinte figura : um sujeito que fez crescer ORELHAS DE BURRO ( KKKK !!!! ) no REI MIDAS ( aquele que transformava tudo em ouro ) por esse ter preferido a flauta de PAN ( divindade ligada à natureza ) à sua lira e que , fazendo justiça com as próprias mãos , acabou matando um grupo de temíveis gigantes de aspecto horrendo ( tinham um olho na testa ) chamados CÍCLOPES e que haviam forjado um raio que fulminou seu filho predileto , chamado ASCECLÍAPES ......Caramba ! Nem mesmo GABRIEL GARCÍA MARQUEZ ( 1928-2014 ) , escritor colombiano , prêmio Nobel de Literatura de 1982 e que se tornou célebre por suas histórias de REALISMO FANTÁSTICO - um misto de realidade com um tipo de ficção beirando o absurdo - alguma ousou em pensar escrever histórias como essas ! Pois para os antigos gregos há milhares de anos atrás e em sua fantástica mitologia , o autor desses feitos atendia pelo nome de APOLO : filho de ZEUS ( deus supremo na antiga mitologia grega ) e LETONA ( também chamada de LETO : era uma divindade ligada ao anoitecer ) e irmão-gêmeo de ARTÊMIS ( divindade ligada à caça e às castidade ) . Tratava-se de uma divindade relacionada - entre muitas coisas - à adivinhação , à Medicina , à poesia , ao dia , ao sol , aos rebanhos e .....À MÚSICA ! Portanto , se há milhares de anos atrás aquele pequeno instrumento musical de som sublime e divino chamado BANDOLIM já existisse , ao ser questionado sobre a origem desse instrumento , um grego provavelmente responderia dessa maneira : " Meu caro , ele é mais uma das sublimes dádivas do grande filho de Zeus . Cada acorde tocado de um bandolim equivale a uma palavra do divino Apolo : é ele falando conosco " .....Imaginação , mitologia e histórias fantásticas à parte , afinal , que teria criado o BANDOLIM ? Trata-se de uma pergunta praticamente impossível de ser respondida : o pouco que se sabe é que ele é uma evolução do ALAÚDE , também conhecido como MANDOLA ( a palavra Bandolim vem de MANDOLIM , o diminutivo - em italiano - da palavra Mandola ) e que surgiu no século 16 , muito provavelmente no sul da Itália , região , por sinal , onde a presença e a influência da cultura grega sempre foram muito fortes . Um pesquisa mais detalhada e aprofundada irá nos revelar que o bandolim é um provável descendente direto de uma instrumental musical árabe chamado RABÂT ( no sul da Itália também há uma forte influência da cultura árabe , visto que a região foi invadida e ocupada por esse povo no século 10 ) e , em parte , de um instrumento muito em voga no período medieval chamado MANDORA . Em uma das muitas provas de que , embora tocado por poucas pessoas , o bandolim é DIFERENTE E UNIVERSAL , ele , ao contrário de outros instrumentos não surgiu em um local específico e não existia apenas um tipo de bandolim......Eles variavam conforme a cultura de cada região da Itália e também em relação ao seu formato , ao número de cordas , à qualidade das cordas e ao seu grau de afinação ( os principais bandolins eram os das cidades de Milão , Nápoles , Florença , Roma , Veneza e os ilha da Sicília ) , porém dois deles acabaram sobressaindo : o BANDOLIM MILANÊS ( muitíssimo semelhante ao alaúde , tinha geralmente 6 pares de cordas feitas de tripas e quase sempre era tocado apenas com os dedos ) e o BANDOLIM NAPOLITANO ( origem dos modernos modelos de bandolim , ele tinha 4 pares de cordas metálicas , era tocado com palhetas e ainda tinha um som muito semelhante ao do violino ) . Ele pôde ter nascido na Itália , mas logo acabou ganhando o mundo e é provável que tenha chegado aqui em terras tupiniquins em fins do século 18 , a bordo das naus e caravelas dos colonizadores portugueses ( em terras lusas o bandolim foi completamente modificado : passou a ter , geralmente , 8 pares de cordas e a ter um fundo chato , produzindo um som até mais suave e agradável que o do bandolim vindo da Itália ) , sendo que o bandolim made in Brazil é muitíssimo parecido com a guitarra portuguesa ( a primeira música brasileira a ser gravada tendo um solo de bandolim foi a valsa " SAUDADE ETERNA " , de autoria de Santos Coelho ) ......
Talvez você já tenha associado o bandolim ao brasileiríssimo CHORINHO . Caso você adore uma apresentação de chorinho , especialmente quando tem alguém tocando bandolim , agradeça , e muito , a um carioca da gema , filho de pai capixaba , mãe polonesa e que atendia pelo nome de Jacob Pink Bittencourt , ou melhor , JACOB DO BANDOLIM ( 1918-1969 ) ! O genial músico deixou uma vastíssimo e valiosíssimo material constituído por 104 composições ( o que inclui clássicos do chorinho , como " TREME-TREME " , " ASSANHADO " e " BUSCAPÉ " ) ; 79 gravações ( isso sem contar as muitas gravações até então inéditas e que só foram lançadas após a sua morte ) ; partituras ; anotações ; 200 rolos de fitas com cerca de 300 horas de gravações - em áudio - de apresentações em programas de rádio , saraus , gravações e ensaios e muito mais .....Bandolinistas conhecidos ? Inúmeros : ARMANDINHO ( guitarrista , filho de OSMAR , da dupla DODÔ -OSMAR , os criadores do TRIO ELÉTRICO ) , HUMBERTO GESSINGER ( líder e vocalista da banda gaúcha ENGENENHEIROS DO HAWAI ) , PAULO MIKLOS ( um dos vocalistas da banda paulistana TITÃS ) , RICHIE SAMBORA ( guitarrista da banda norte-americana BON JOVI , entre 1983 e 2013 ) e por aí vai .....O instrumento é tão importante e difundido que está presente nas músicas folclóricas de países da América Latina , dos Estados Unidos ( na década de 40 a sua popularidade nesse país era tão grande , que existiam até orquestras de bandolins ! ) e até do Japão e monstros sagrados da música erudita , como VIVALDI , BEETHOVEN , MOZART , VERDI , STRAVINSKY e até mesmo o grande maestro brasileiro RADAMÉS GNATALLI ( 1906-1988 ) , compuseram peças para serem exclusivamente tocadas no bandolim . Para muitas pessoas , mais especificamente os fãs de rock ´n roll , chega até a ser uma surpresa - agradabilíssima , por sinal - ouvir a música " BOOGIE WITH STU " : a música em questão é a terceira faixa do segundo disco do álbum PHYSICAL GRAFFITI ( 1975 ) , da legendária banda inglesa LED ZEPPELIN , e nela há um solo de bandolim tocado por JIMMY PAGE , simplesmente um dos maiores guitarristas da história ! Quando se menciona a palavra BANDOLIM , imediatamente os fãs e admiradores do menestrel carioca do bairro do Grajaú , OSVALDO MONTENEGRO , lembram-se da música " BANDOLINS " : com ela Osvaldo foi o grande vencedor do último festival de música , promovido em 1979 pela hoje extinta TV TUPI , e a partir dali consolidou-se como um dos grandes nomes da música tupiniquim . Diante de tudo o que foi exposto , como pode um legítimo gaudério ( expressão usada para se referir aos gaúchos do interior ) da cidade de Cachoeira do Sul - um dos pólos nacionais da produção de arroz e berço de personalidades , como o jornalista político ALEXANDRE GARCIA , o repórter esportivo RÉGIS ROESING e a Miss Brasil 1972 , REJANE COSTA - ter transformado um instrumento tão identificado com o chorinho , e consequentemente com a cidade do Rio de Janeiro ( ao contrário do que todos pensam , a capital do chorinho não é o Rio de Janeiro mas sim a burocrática Brasília : há até uma escola de chorinho por lá ! ) , em praticamente uma extensão do seu corpo ? NA MÚSICA , talvez a única linguagem universal que exista , tudo é possível ! Quem frequenta o BAR DA ROSE ( estabelecimento localizado quase na esquina entre as ruas Do Príncipe e Ministro Calógeras ) ou teve a oportunidade de assistir a alguma das apresentações desse sujeito radicado em Joinville desde 2004 , de pele amorenada , cabelos longos e jeito tipicamente "bicho-grilo " sabe o quanto ele é talentoso .....Infelizmente desconhecido do grande público e sem oportunidades ( segundo seus próprios cálculos seriam necessários cerca de 10.000 reais para se gravar um bom disco .....) , mesmo assim ROGER FELTEN ( ABAIXO ) vai seguindo em frente , afinal é a MÚSICA que o move e o inspira : entre seus projetos está a realização de uma série de apresentações em parceria com o polêmico e nitroglicerínico geólogo e Homus Sincerus MILTON WENDEL resgatando clássicos da MPB , especialmente as músicos de um misto de poeta, filósofo , cantor , compositor e repentista chamado Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes , ou simplesmente BELCHIOR .....Nesta conversa do mês de outubro o músico expõe seus pontos de vista e revela o porquê de seu fascínio por um instrumento tão especial como o bandolim......CONFIRA :
1- EM QUE VOCÊ PERCEBEU QUE TINHA VOCAÇÃO PARA SER MÚSICO ? DE ONDE VEIO O INTERESSE POR UM INSTRUMENTO NÃO MUITO COMUM , COMO O BANDOLIM ?
ROGER - No início aprendi alguma coisa com o meu pai mas sou auto didata ( ABAIXO , ROGER , MOSTRANDO TODO O SEU VIRTUOSISMO ) :
-
- com 14 anos tirei uma música de ouvido, um chorinho de Waldir Azevedo ( ABAIXO ) .
-
O interesse veio por influencia do meu pai que é violonista e também toca cavaquinho e porque o bandolim é um instrumento muito usado nos grupos de chorinho. ( ABAIXO , ROGER - AO CENTRO - EM UMA APRESENTAÇÃO NA FESTA DAS FLORES )
-
2 - COMO É O PROCESSO DE CRIAÇÃO DAS MÚSICAS QUE VOCÊ COMPÕE ? COMO VOCÊ DEFINIRIA A PALAVRA " MÚSICA " ?
ROGER - Fiz algumas músicas sempre em parceria com outros músicos : eu crio a melodia e depois vem a letra . A maioria das minhas composições eu ( ABAIXO , ROGER , À ESQUERDA ) fiz ainda na época em que morava no Rio de Grande do Sul e a mais recente que fiz , foi em 2015 em parceria com o Zaia Freire .
-
- Era para ser instrumental : fiz a melodia , mostrei para o Zaia e ele colocou a letra. A música esta no nosso dia a dia , a música desperta nossa mente , é até difícil achar palavras.......
-
3 - NESTES ANOS COMO MÚSICO ACONTECEU ALGUM FATO INTERESSANTE QUE GOSTARIA DE NOS CONTAR ? QUAIS SÃO OS SEUS E GRANDES PROJETOS E SONHOS COMO MÚSICO ?
ROGER - Um fato interessante foi tocar no funeral de um parceiro de música : Celso do Pandeiro, tocava no Grupo Entre Amigos no Mercado Municipal de Joinville, grupo de samba e chorinho . Tocamos "Ave Maria " , eu no bandolim ( ABAIXO , ROGER , DE CAMISA AZUL ) ,Renato Lemos no violão 7 cordas , Gauchinho no cavaquinho, e mais outros músicos........foi lindo !
-
Meu projeto agora é gravar um CD com clássicos do chorinho ( ABAIXO , JACOB DO BANDOLIM ) e 100% instrumental
-
1
4 - QUE DIFERENÇAS VOCÊ PERCEBE ENTRE JOINVILLE E A SUA TERRA NATAL , CACHOEIRA DO SUL ? QUE ANÁLISE VOCÊ FAZ DO PANORAMA MUSICAL DE JOINVILLE ?
ROGER - Joinville é a maior cidade de Santa Catarina , Cachoeira do Sul ( ABAIXO ) é bem menor.......Em Joinville tudo termina mais cedo: no Rio Grande do Sul o músico começa a tocar às 11 horas da noite , aqui termina as 11 horas......
-
Acho Joinville bem melhor , mas falta mais espaço pra musica instrumental e pra mudar isso é preciso mais união entre os músicos. ( ABAIXO , À ESQUERDA , ROGER )
-
5 - POR ÚLTIMO , QUE MENSAGEM VOCÊ GOSTARIA DE DEIXAR PARA OS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ?
ROGER - Bah ! Vocês me pegaram feio , tchê ! ( Risos ) ......Bueno , eu peço que vocês passem a dar mais importância , a valorizar e a olhar com mais carinho esse instrumento com um som tão bonito chamado BANDOLIM ( ABAIXO ) .
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário