quem se dá ao trabalho de observar os comentários a respeito de fotos antigas postadas em grupos existentes em mídias sociais , como o RELEMBRANDO JOINVILLE e JOINVILLE DE ONTEM - ambos no Facebook - há de notar opiniões no sentido de "ANTIGAMENTE AS COISAS ERAM MUITO MELHORES " ( ABAIXO , A RUA DO PRÍNCIPE , EM FOTO DE 1932 ) . Suponhamos que a tão sonhada MÁQUINA DO TEMPO existisse : as pessoas que têm essa opinião trocariam todas as comodidades tecnológicas e o excesso de informações - muitas delas fúteis , é verdade - que existem hoje por toda a precariedade e limitações tecnológicas e de comunicação que existiam , por exemplo , em 1906 ?
Há 110 anos atrás o que hoje conhecemos como MÍDIA resumia-se a alguns poucos jornais e a raríssimas revistas , que por sua vez eram feitos por alguns poucos bacharéis e intelectuais para uma público restrito e seletíssimo , visto que a maioria esmagadora não sabia ler e escrever ( meios de comunicação , como o RÁDIO e a TELEVISÃO só surgiriam décadas mais tarde ) . Mesmo com tudo isso , em 1906 Joinville - então uma pequena e pacata cidade de pouco mais do que 20.000 ( ABAIXO , FOTO DO ANTIGO JARDIM LAURO MUELLER , LOCAL ONDE HOJE ESTÁ A BIBLIOTECA PÚBLICA ) habitantes e de fortíssimo sotaque germânico - teve o seu primeiro POP STAR , e olha que ele nem sequer era nascido aqui e só esteve por estas terras de Dona Francisca apenas uma vez na vida !
O currículo desse sujeito ( ABAIXO ) baixo , franzino , de jeito cansado , idoso ( na verdade ele tinha 58 anos , idade considerada avançada naquele remoto ano de 1906 ) e que nascera em 30 de novembro de 1847 na cidade mineira de Santa Bárbara por si só já diz tudo : formado em Direito pela afamadíssima faculdade paulistana do Largo do São Francisco , foi deputado provincial ( entre 1874 e 1878 ) , deputado imperial ( por 4 mandatos , entre 1878 e 1889 ) , ministro da Guerra ( 1882 ) , da Agricultura ( 1883 ) e da Justiça ( 1885 ) , Conselheiro do Império ( era uma das poucas e mais próximas pessoas do então imperador Dom Pedro II ) ,
deputado federal ( 1891-1892 ) e ainda governador de Minas Gerais ( entre 1893 e 1897 , período em que foi iniciada a construção da CIDADE DE MINAS , a atual Belo Horizonte construída para substituir a então capital Ouro Preto ) . Nem em seus sonhos mais delirantes e fantásticos , esse sujeito ( ABAIXO ) tímido , extremamente apaixonado por sua esposa ( Maria Guilhermina ) e devotado aos seus filhos poderia imaginar tudo o que aconteceria naquela cidade ao norte de Santa Catarina e que estava prestes a visitar ......
Naquele 8 de agosto de 1906 Joinville estava em polvorosa , e não era para menos : pela primeira vez , em 55 anos de existência , a cidade receberia a AUTORIDADE MÁXIMA DO BRASIL ( curiosa e inexplicavelmente , pelo que sabe DOM PEDRO II - ABAIXO - jamais cogitou visitar Joinville , embora ela tenha surgido justamente a partir das terras recebidas de dote do casamento de sua irmã Francisca ) .
E quem era ele ? AFONSO Augusto Moreira PENA , o dono do invejável currículo citado há pouco e que tomaria posse do cargo dali a 3 meses ( naquele tempo as eleições presidenciais aconteciam em 15 de março e a posse em 15 de novembro ; em quase 130 anos de república Afonso Pena foi o único presidente a ter falecido no exercício do mandato : morreu , vítima de um ataque cardíaco , em 14 de junho de 1909 , faltando ainda 1 ano e 5 meses para a conclusão do mandato - ABAIXO , CHARGE DE AFONSO PENA ) .......
Um vistante tão ilustre ( ABAIXO ) como esse exige medidas e preparativos especiais : foram formadas comissões que seriam responsáveis pela organização , pelas recepção e pelos festejos . A princípio a visita presidencial ocorreria na segunda quinzena de agosto mas optou-se por antecipá-la mas a dúvida persistia : do que o presidente virá , pelo rio Cachoeira ou de trem ?
Uma comissão , designada pela Câmara Municipal de Joinville e liderada pelo francês ERNEST CANAC ( radicado em Joinville a partir de 1880 , era um dos magnatas da erva-mate , chegou a ser prefeito - entre 1889 e 1891 -e em 1906 era o presidente da Câmara Municipal ) foi a vizinha São Francisco para tirar essa dúvida , mais especificamente para a casa de REINALDO GOMES TAVARES : funcionário público estadual de poucas posses , ele teve a honra de em sua casa poder hospedar ninguém menos do que Afonso Pena ! Entre uma longa viagem pela baía da Babitonga a bordo de um dos já velhos e pequenos navios à vapor ( ABAIXO , UM DELES : O "BABITONGA " ) que faziam o percurso São Francisco-Joinville
e toda a comodidade e modernidade da ferrovia que estava sendo construída , Afonso Pena acabou optando pela segunda opção : oficialmente ele e sua comitiva de cerca de 20 pessoas ( até parece as comitivas dos mais recentes presidentes da república ! ) seriam os primeiros passageiros a fazerem a viagem por trem entre as duas cidades ( ABAIXO , A ESTAÇÃO DE JOINVILLE , EM FOTO DE 1907 ) . Exatamente às 14 horas , para delírio e alegria da multidão que lotava a estação ferroviária e arredores e ainda sob o afinadíssimo som da banda de música da Sociedade Guarany - que tocou o Hino Nacional - , Afonso Pena desembarcava em Joinville ( pouco antes desse momento foi dada uma salva de 19 tiros ) .....
Da estação partiu um préstito composto por cerca de 30 carros ( à frente , além de Afonso Pena , estavam ANTÔNIO PEREIRA E OLIVEIRA , então governador do Estado ; PROCÓPIO GOMES DE OLIVEIRA , o então prefeito , e o todo-poderoso médico , comerciante , empresário e político ABDON BATISTA - ABAIXO - , que ofereceu sua residência para hospedar o ilustre visitante ) e que passou pelas ruas KATHARINENSTRASSE ( a atual avenida Getúlio Vargas ) , SÃO PEDRO ( a atual Ministro Calógeras ) , DO MERCADO ( a atual avenida Procópio Gomes de Oliveira ) e CONSELHEIRO MAFRA ( a atual rua Abdon Batista , local onde ficava a casa do sujeito que hoje dá nome à essa via : em mais um desserviço à História , a antiga residência de Abdon Batista não mais existe e em seu lugar está um restaurante de comida chinesa ! ) .
O que teria passado na cabeça de Afonso Pena ao ver aquele multidão eufórica e alegre , aqueles alunos e alunas portando laços verde-amarelos , aquelas belíssimas casas embandeiradas e enfeitadas com flores , galhardetes e folhagens de palmeiras e aquelas senhoras e moças bonitas nas janelas de suas trajando suas melhores roupas como quem vai a um baile ? Imaginações à parte , o fato é que Afonso Pena queria conhecer a cidade :
após um breve descanso na residência de Abdon Batista , fez um passeio pela centro da cidade , de carro . Só que esse momento tão especial duraria pouco : às 17 horas ele deveria retornar à São Francisco , mas como resistir a um pedido feito por um grupo de mulheres bonitas ? Já de volta à residência de Abdon Batista , recebeu a visita de um grupo de moças que lhe pediram para que ficasse em Joinville ( ABAIXO ,A RUA DAS PALMEIRAS , EM FOTO PROVAVELMENTE DE 1916 ) por algumas horas : pedido feito , pedido aceito !
Uma visita tão importante exige que a casa esteja bem arrumada : as principais ruas da cidade foram iluminadas e o JARDIM MUNICIPAL LAURO MUELLER ( ABAIXO - local onde atualmente está a Biblioteca Pública ) foi enfeitado com lanternas , venezianas e pequenos tigelas e balões . Na tarefa de tornar a cidade ainda mais bonita e com isso impressionar o presidente ,
os alunos mais aplicados foram GUSTAV RICHILIN ( ABAIXO - SUA CASA FICAVA ONDE ESTÁ A AGÊNCIA CENTRAL DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL ) , ELISA HASSE , IGNÁCIO DE OLIVEIRA , ERNEST CANAC , AUGUST URBAN , ALEXANDRE SCHLEMM e o senhor MENDEL : as suas respectivas residências e mais os prédios da
Companhia Industrial Catarinense , da antiga Prefeitura ( onde hoje é a praça Nereu Ramos ) , do Palácio dos Príncipes ( atual Museu Nacional ) , da sede da empresa ervateira ABDON BATISTA E OSCAR ( nesse prédio durante muito tempo funcionou a agência da Fininvest em Joinville ) , da Maçonaria ( prédio que ficava logo abaixo da antiga catedral ) e da escola do padre Carlos Boergshausen ( ABAIXO - sede da Prefeitura entre 1936 e 1974 e demolida para dar lugar à avenida Juscelino Kubitsheck ) foram as construções que mais chamaram a atenção .
É claro que não pode faltar a festa : além das apresentações das bandas Guarany e 28 de setembro ( essa última tocou em frente à residência de Abdon Batista , por ocasião da chegada de Afonso Pena ) , entre as 19 horas e as 21: 45 horas houve um banquete - com discursos do próprio Afonso Pena e de Abdon Batista - no SALÃO BERNER ( localizado na rua Nove de Março , em frente a atual praça da Biblioteca Pública - ABAIXO : O SALÃO BERNER ESTÁ AO FUNDO DA FOTO , ONDE ESTÃO AS PLAMEIRAS ) ;
entre as 22 horas e as 4 horas do dia seguinte , houve um jantar dançante no SALÃO WALTHER ( ABAIXO - local onde hoje está sede da Liga de Sociedades ) e ainda um desfile de ginastas , bombeiros e populares erguendo tochas ao som da banda do Corpo de Bombeiros ......Estava tudo maravilhoso mas era hora de ir embora : às 5 horas do dia seguinte , Afonso Pena , sua comitiva e o governador chegaram à estação ferroviária para a viagem de volta à São Francisco .
Maravilhado com que vira e com tudo o que acontecera , Afonso Pena acabou dizendo aquela famosa frase , que acabou dando origem ao título de " CIDADE DAS FLORES " : " JOINVILLE É O JARDIM DO BRASIL ! " ( hoje em dia , diante do abandono em que se encontra Joinville , essa frase ganha tons de tristeza e ironia .....) . Apesar de toda a euforia , a alegria e o clima de festa gerados por um acontecimento tão especial e único como esse ( talvez só as conquistas do JEC tenham sido comparáveis a isso ) , tudo estava longe das mil maravilhas : só em outubro daquele ano de 1906 é que uma região lodosa , banhada pelo rio Piraí-Piranga ( ABAIXO , UMA DAS FANTÁSTICAS QUEDAS DO RIO PIRAÍ , EM FOTO DE 1908 ) e que impedia o avanço da ferrovia foi finalmente vencida .
Porém , esse foi o menor dos problemas : na manhã de 27 de outubro de 1906 um dos vagões da locomotiva " Lauro Mueller " , após ultrapassar a ponte provisória sobre o rio Pedreira , em São Francisco , descarrilhou e bateu violentamente em um barranco , matando o maquinista e ferindo vários operários e os engenheiros que estavam a bordo ...... Que a ferrovia taria mais progresso à região , isso era um consenso geral , ou melhor , quase isso : os agricultores que viviam no então distrito de Jaraguá ( ABAIXO , UMA VISÃO DE JARAGUÁ DO SUL EM 1939 , COM A SUA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA , AO CENTRO DA FOTO ) e na então Hansa Humboldt ( hoje Corupá ) perderam terras e plantações em função de sua construção e , é claro , exigiam indenizações por isso e eles até eram pagos , só que em ritmo de conta-gotas .
Resultado : eles literalmente boataram os operários da ferrovia para correr ! Um imigrante polonês recém radicado em Jaraguá , chamado ERNEST KULLAK foi mais radical , aliás muito mais radical : na manhã de 23 de outubro de 1906 ele implodiu - COM DINAMITE - o trecho da ferrovia que passava em suas terras ......Preso no mesmo local , o enfezado homem-dinamite "importado " da Polônia acabou gerando um embaraçoso choque diplomático entre o Brasil e sua gelada pátria natal ! O trecho inicial da ferrovia - que tinha 96 quilômetros de extensão e terminava em Hansa Humboldt - só viria a ser inaugurado em 6 de junho de 1910 ( ABAIXO , FOTO DA PRIMEIRA LOCOMOTIVA A CHEGAR A ESSA LOCALIDADE ) e ela só viria a ser concluída em 1917 , quando foi estendida até Porto União ( pelo projeto original ela iria até Foz do Iguaçú ) e em relação a estação ferroviária de Joinville , no período entre 1917 e 1947 ela foi ampliada e ganhou novas construções anexas ( o atual Museu da Bicicleta é um deles ) .
Infelizmente , a estação ferroviária de Joinville , que foi motivo de tanto orgulho , festas , visitas ilustres e negociações políticas começou a morrer aos poucos a partir de 1985 : nesse ano ela recebeu o último trem misto ( passageiros e cargas ) , em janeiro de 1991 foi a vez da última litorina ( ABAIXO ) , em 1996 a estação foi - BURRAMENTE ! - desativada e em 1999 aconteceram as últimas viagens de passageiros - rumo a Corupá - partindo dela .
Moral da história : exceto o Museu da Bicicleta , as esporádicas feiras e apresentações que ali acontecem e o suposto centro cultural inaugurado em abril de 2008 a velha estação está praticamente abandonada , fria , sem vida , melancólica e isso é mais uma demonstração da burra priorização do caro , poluente e perigoso transporte rodoviário no Brasil em detrimento das suas tão abandonadas ferrovias ......
Mas deixemos os fatos tristes para trás : com certeza você deve ter ouvido falar no AEROMODELISMO , ou seja , na fabricação e coleção de aviões em miniatura , mas já ouviu falar em FERROMODELISMO ? O vídeo do dia é uma verdadeira aula a respeito disso e do próprio transporte ferroviário ......VALE A PENA CONFERIR ! ( ABAIXO , PÁTIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA , EM 1995 )
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