quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Som de Joinville : Serão Eles ?

Uma constatação , e ao mesmo tempo uma crítica : A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA ( ABAIXO ) deveria ser melhor estudada ! Quem acha que ela relata apenas o suposto "descobrimento " do Brasil engana-se redondamente . Um exemplo ? Em determinado trecho sua mensagem é a seguinte : " o melhor fruto que dessa terra se poderia tirar era a SALVAÇÃO DOS ÍNDIOS " .....

Vejam só que contradição : um dos maiores catequizadores do Brasil na verdade jamais havia pensado em seguir a carreira religiosa , não tinha uma boa dicção e nem era um exímio orador e nem era aquilo que poderíamos chamar de "flor que se cheire " : filho de um membro da pequena nobreza de Portugal , MANOEL DA NÓBREGA ( 1517-1570 - ABAIXO  ) deseja fazer parte do corpo docente da já antiquíssima e prestigiadíssima UNIVERSIDADE DE COIMBRA mas acabou sendo rejeitado por ser ......GAGO !

Formado em Filosofia e  Direito Canônico pela mesma universidade que o rejeitara como um de seus professores , tornou-se um JESUÍTA ( os jesuítas fazem parte de uma companhia religiosa chamada COMPANHIA DE JESUS - daí seu nome - , fundada pelo nobre e militar espanhol IGNÁCIO DE LOYOLA - ABAIXO -  em 1539 e que segue uma estrutura rigidamente militarizada )

e embora fosse na maioria das vezes descrito como diplomático e comedido ( certa vez ele e o jesuíta espanhol JOSÉ DE ANCHIETA - ABAIXO - chegaram a evitar uma rebelião indígena que contava como apoio dos franceses e que muito provavelmente teria arrasado a vila de São Vicente - a mais antiga cidade brasileira - e talvez mudado os rumos da história do Brasil ) ,

era RUDE em muitas ocasiões e certa vez chegou a ser descrito da seguinte maneira : " Vendo que o mundo o desprezava , fez propósito de o desprezar a ele "......Um dos 6 primeiros padres jesuítas a chegarem aqui à terras tupiniquins ( ABAIXO , O PADRE ANCHIETA )

e  que vieram na mesma expedição que trouxe TOMÉ DE SOUZA ( 1502-1573 , primeiro governador-geral do Brasil ) e que chegou à Baía de Todos os Santos , em 29 de março de 1549 ( local da futura cidade de Salvador - ABAIXO , GRAVURA RETRATANDOA CHEGADA DESSA EXPEDIÇÃO ) , Manoel da Nóbrega acabou criando , na vila de São Vicente , uma colégio voltado para a catequização de índios mas logo deparou-se com um problema :

como prosseguir a catequização ( ABAIXO )  daqueles meninos e , com isso , conduzir "aquele gigantesco rebanho desgarrado ao seio do cristianismo " se eles vinham de tão longe - a uma distância de cerca de 90 quilômetros , ou até mais - e ainda por cima chegavam famintos ?

 O jeito foi transferir o colégio para o planalto . Não se tratava de uma região habitada apenas por índios : em um de seus arredores  havia um pequeno povoado , fundado em 1553 por um português de origem nebulosa e poderosíssimo chamado JOÃO RAMALHO ( ABAIXO - não se sabe se ele teria desertado de alguma expedição , se teria sido simplesmente " jogado " em terras tupiniquins ou seria teria sido sobrevivente de algum naufrágio : o fato é que era até mais poderoso e influente

do que o principal cacique da região - TIBIRIÇÁ- ABAIXO  - , era casado com uma das filhas desse - BARTIRA - , era patriarca de uma numerosíssima família e tinha no tráfico de escravos indígenas a sua principal atividade ) , uma pequena e modesta capela ( construída pelo próprio cacique Tibiriçá ) e a região era percorrida com regularidade pelos irmãos e sertanistas PERO CORREIA e ANTÔNIO RODRIGUES .

Na última semana de janeiro de 1554 Manoel da Nóbrega e mais 12 jesuítas e noviços dirigiram-se àquela região e trataram de fazer algo que impressionasse os índios que ali viviam : foi enviado um grupo de meninos índios já catequizados , erguendo cruzes de madeira e entoando cantos religiosos em tupi . Pouco depois disso  foi a vez de outro grupo de meninos catequizados - dessa vez com os jesuítas em meio à eles - chegaram àquele local , enfim , era impossível não se admirar e se impressionar com isso !

    Após uma oração , começou a ser erguido o novo colégio , na verdade uma rústica choupana ( ABAIXO ) , e como a data era 25 de janeiro - dia da conversão do discípulo  PAULO à fé cristã - o nome de batismo do novo colégio não poderia ser outro : SÃO PAULO .

Talvez aquele grupo de religiosos nem se tenha dado conta do quanto foram felizes ao escolherem aquele local : dificultando um possível ataque de índios hostis , tratava-se do topo de uma colina encastelada entre os vales do lento e sinuoso rio TAMANDUATEÍ ( que significa " rio do tamanduá " e que na época era chamado de PIRATININGA , ou " rio do peixe seco "- ABAIXO , TRECHO DO RIO , NA DIVISA ENTRE OS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO E SÃO CAETANO DO SUL  ) e do encachoeirado rio ANHANGABAÚ ( " rio do ANHANGÁ , figura que segundo os índios locais era um espírito guardião da floresta ) .

 O local tinha o formato de um triângulo , media cerca de 2,5 hectares - ou 3 campos de futebol - , oferecia uma excelente e deslumbrante visão da região ao seu arredor e ainda era um local estratégico , partindo dali inúmeras trilhas indígenas rumo aos 4 pontos cardeis ( sua localização era tão fantástica , que dois anos após a fundação daquele agora povoado quase todos os moradores do vizinho vilarejo de Santo André acabaram se mudando para lá- ABAIXO , UMA VISTA DE SÃO PAULO , EM GRAVURA FEITA NO SÉCULO 19  ) .

 O desfecho dessa história ? A sétima maior cidade do mundo ( segundo a última estimativa , viviam ali 12.038.175 habitantes ) ; os maiores contingentes de italianos , portugueses , espanhóis , japoneses e libaneses fora de seus respectivos países ( sem contar numerosas etnias ali radicadas , como judeus , armênios , sírios ,  chineses , alemães e coreanos e , é claro , os nordestinos .....) ; o décimo maior PIB do mundo ( a soma de tudo o que se produz ao longo de um ano ) ; a segunda maior bolsa de valores do mundo ; o fato de ser responsável por 10 % de todo o PIB brasileiro e de ser sede de 63 % das multinacionais instaladas no Brasil , uma gigantesca e diversificada quantidade de de museus , espaços , opções , atrações e espetáculos culturais e artísticos entre  quase que incontáveis outros fatos e números superlativos dessa verdadeira megalópole ( ABAIXO ) , ora também chamada de " TERRA DA GAROA " , "SAMPA " ou " PAULICEIA " ......

Sujeira , poluição , barulhos infernais , engarrafamentos , mal humor , um clima de competição e " salve-se quem puder " , stress , agitação .....mesmo os paulistanos ferrenhos e inveterados hão de concordar : a megalópole ( ABAIXO ) está longe de ser bela e inspirar poesia . Só que para os poetas - incluindo um sujeito de fala mansa , vindo do interior da Bahia e que acha "tudo lindo " - até o CAOS pode ser uma grande fonte inspiradora :

em 1978 CAETANO VELOSO ( ABAIXO ) gravou a música " SAMPA " , que faz referências a locais , situações e personagens icônicos daquela cidade . Não é a única canção a exaltar São Paulo e nem tem a mesma celebridade e popularidade da marchinha " CIDADE MARAVILHOSA " , de 1935 e que exalta a arquirrival Rio de Janeiro , mas mesmo assim a canção do bom baiano de Santo Amaro da Purificação é tida por muitos como uma espécie de hino da "PAULICEIA DESVAIRADA " ( o apelido foi criado pelo grande professor , escritor e folclorista paulistano MÁRIO DE ANDRADE ) .

 Se a a caótica e poluída megalópole foi a fonte inspiradora de uma das grandes figuras da música brasileira , então imagine que CANÇÃO MARAVILHOSA não renderia uma cidade de nome francês , fortíssima presença germânica e que muitos , até com certa maldade , chamam de " CHUVILLE  " ? .... PREDICADOS para esta cidade , que tem uma área de 1.135,05 quilômetros quadrados ( quase o triplo do território da capital Florianópolis ) , é que não faltam e como se não bastasse o seu considerável poderio econômico

( maior pólo da indústria de ferramentaria do Brasil ; sede de um dos maiores complexos industriais do país - PERINI BUSINESS PARK - e de empresas como DOEHLER , TUPI e TIGRE ; um PIB de cerca de 18,4 bilhões de reais - maior que o da Hungria - e um PIB per capita de cerca de 35.800 reais ; maior pólo industrial , tecnológico e econômico do Estado ; líder catarinense em número de empresas exportadoras , etc....etc.... ) , a cidade é incrivelmente bela !

     O que dizer de um lugar que , por exemplo , tem de um lado a magnífica BAÍA DA BABITONGA e do outro um maravilhoso e impressionante conjunto de serras ; verdadeiros e escondidos pequenos paraísos rurais , onde a língua e a cultura dos imigrantes germânicos do século 19 ainda são mantidos e onde o seu principal e histórico rio - CACHOEIRA - , apesar de tão feio , poluído , depredado e abandonado, ainda consegue mostrar vida e é um verdadeiro zoológico a céu aberto ( as fotos - ABAIXO - constantemente postadas no Facebook pelo nitroglicerínico e polêmico geólogo e Homus Sincerus MILTON WENDEL não nos deixam mentir ! ) ?


 E isso sem contar a antiga ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (ABAIXO -  inaugurada em 1906 ) , o MUSEU NACIONAL , o MUSEU DE ARTE , a impressionante e admirável quantidade de talentosíssimos artistas - em todas as formas de arte - existentes aqui em terras de Dona Francisca .......Mesmo com tudo isso a  favor da cidade , alguma vez você já ouviu alguma música exaltando Joinville e que possa ser considerada o seu segundo  hino ?

 Candidatos para criar e eternizar essa tão aguardada canção é que não faltam e um deles é uma banda que atende pelo nome de ALAGADOS ( ABAIXO ) .....Surgida em fevereiro de 2012 (seu nome é uma clara referência àquele velho e bem humorado apelido de " Chuville " ) e é formada pelos guitarristas ARUÃ e GUTO , pelo baterista RENI , pelo baixista RODRIGO e pelo vocalista KINHO . Credenciais ? Alegria , irreverência , talento , virtuosismo , letras que chamam a atenção para o cotidiano nosso de cada dia e que exaltam a alegria de viver e , é claro , o orgulho de ser joinvilense .

 Independentes e autorias - a exemplo de boa parte das bandas de Joinville - , fazem um tipo de som fortemente influenciado pelo bom e velho rock britânico e que tem vários tipos de inspiração - BEATLES , ROLLING STONES , OASIS , THE WHO ( ABAIXO )  , THE STROKES , ARCTIC MONKEYS , CACHORRO GRANDE - embora muitos o tachem de "rock alternativo " .

Em 4 anos de existência ainda não gravaram um álbum ( ABAIXO , A BANDA ALAGADOS ) mas , em compensação , gravaram várias canções próprias : " LOBISOMEM " , " OPERÁRIO " , " GOLPE DA BARRIGA " , " TUDO NOSSO " , " ESPELHO ' e......" ALAGADOS " , que você terá o prazer de ouvir em instantes ! VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário