segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Meu Corpo É Uma Arte !

A última sexta-feira ( 21 de outubro )  foi muito proveitosa ! Em uma semana que ficou marcada pela sucessão de trovoadas e pela terrível tempestade ocorrida na quinta-feira , finalmente houve um dia de calmaria , embora aquele dia tenha sido feio e frio .....Eu , de minha parte , fui à Biblioteca Pública de Joinville pegar emprestados mais alguns ótimos livros ( apesar de seu criminoso descuido , ainda há muita coisa boa ali ! ) e , de quebra , tive mais uma - como sempre - agradabilíssima conversa com ELIANA APARECIDA QUADRA CORRÊA ( ABAIXO ) , sempre simpática e querida e um misto de professora , funcionária da Biblioteca , mãe e fada madrinha .

 Só que o que chamou minha atenção nessa visita foi algo afixado logo na porta de entrada da Biblioteca : um cartaz  ( ABAIXO ) anunciando a realização da quarta edição do CONGRESSO DE TATUAGEM DE JOINVILLE ( !!!!! ) , que será realizado nos próximos dias 25 , 26 e 27 de novembro na Expoville . Só pela quantidade de patrocinadores-apoiadores do evento citado já se percebe que não é pouca coisa não : são 21 empresas .....Engana-se também quem pensa que o evento será restrito apenas aos tatuadores , tatuados e aficionados disso ( estima-se que mais de 1.000 tatuadores participarão desse evento ) : acontecerão apresentações de bandas de rock e DJs ; exposições de obras de arte , carros e motos enfeitados e "envenenados " , concursos de beleza , uma das etapas de um campeonato de skate e até um espaço destinado às crianças , entre muitas outras atrações......

Confesso-lhes que sou meio careta : TATUAR ( ABAIXO ) o meu corpo seria uma das mais improváveis coisas que faria , nem que fosse a tatuagem de um inocente , banal e singelo coração para lembar de minha amada ou o comprometedor distintivo do meu clube do coração ( não o revelo nem sob tortura e caso você já saiba qual é , por favor não "espalhe " .....) mas como diz um velho , sábio e justíssimo ditado popular , " EM CADA CABEÇA UMA SENTENÇA " e cada um sabe perfeitamente o que fazer de seu corpo e de que maneira se sente bem .....

Pouco antes de escrever estas mal escritas linhas deparei-me com um fato curioso : até fevereiro de 1994 - portanto já há longos 22 anos - um sujeito norte-americano chamado BERNARD MOELLER , natural do Estado da Pensilvânia , trazia em seu corpo 14.010 tatuagens distintas ! Como tenho a velha mania de querer saber a origem e a história de tudo , fiquei me perguntando : afinal , quem ou que povo teria dado início a esse ato de querer marcar o próprio corpo ? ( ABAIXO )

 Trata-se de algo remotíssimo : existem fortíssimos indícios arqueológicos de que no Egito do tempo dos faraós , mais especificamente entre os anos de 2.000 e 4.000 antes de Cristo , já se faziam tatuagens . Porém , isso não era privilégio deles : inúmeras outras civilizações , como polinésios ( povos que vivem em ilhas localizadas no oceano Pacífico , próximas à Austrália ) , indonésios , filipinos , maoris ( ABAIXO - antiquíssima civilização que vive no arquipélago da Nova Zelândia e que é aparentada dos famosos aborígenes australianos ) , sociedades indígenas de várias regiões do continente americano ( a tatuagem era tida como um ritual de passagem da adolescência para a fase adulta ) , diversas sociedades tribais africanas , esquimós e até mesmo japoneses , já a conheciam .

 Talvez nenhum dos participantes do próximo congresso joinvilense de tatuagem saiba disso : foi um lorde inglês ( ABAIXO ) quem a descobriu , ou quase um lorde .......Na verdade ele não tinha  "sangue azul " , muito ao contrário disso : era filho de modestos empregados de uma fazenda e aos 16 anos de idade  teve de ralar , trabalhando como ajudante de atendente em uma modesta mercearia perdida em meio a uma aldeia de pescadores . Ele pôde não ter sido efetivado nesse modestíssimo emprego mas em compensação a sua vida começou a mudar a partir dali .

     Atraído pelo mar , ingressou na marinha mercante britânica : começou como um GRUMETE  ( meninos ou adolescentes que realizavam serviços gerais nos navios ) que trabalhava em um navio carvoeiro . Aos poucos começou a ascender na carreira : era muitíssimo honesto e inteligente . E que inteligência : tinha conhecimentos invejáveis em astronomia , matemática , hidrografia , entre várias outras ciências ; elaborou dois mapas impecáveis e corretíssimos da região da baía do São Lourenço e do litoral da região de Terra Nova ( ABAIXO , MAPA DE TERRA NOVA - ambas as regiões estão no gelado Canadá ) e ainda fez um complexo e exato relatório de um eclipse solar .....

Cheio de prestígio e respeito - tanto na Marinha britânica quanto na ROYAL SOCIETY , uma das mais respeitadas entidades científicas do mundo - e já tendo a elevada patente de lugar-tenente , acabou sendo naturalmente escolhido para chefiar uma longa , difícil e agitada expedição de reconhecimento e exploração do oceano Pacífico : a viagem teve início em 31 de julho de 1768 , quando partiu de Londres e término em 11 de junho de 1771  , a data de seu retorno . ( ABAIXO , UMA RÉPLICA DA EMBARCAÇÃO QUE FEZ A EXPEDIÇÃO :  A "ENDEAVOUR " )

 Embora , infelizmente , cerca de metade da tripulação tenha morrido ( ao contrário dos demais oficiais da Marinha , ele se preocupava com a higiene e a alimentação de seus marinheiros : curiosamente , seus marinheiros alimentavam-se à base de CHUCRUTE ! - ABAIXO ) , ele seria incumbido de chefiar outra longa expedição rumo àquela região , entre 1771 e 1775 . Suas gigantescas descobertas e informações de caráter astronômico , geográfico , botânico , zoológico e etnográfico a respeito das regiões em que esteve são valiosíssimos até hoje !

Também acabou tendo grande importância na ampliação do já gigantesco império britânico espalhado pelo mundo : " descobriu " e tomou posse , em nome da coroa britânica , de inúmeras ilhas espalhadas pelo oceano Pacífico , como os arquipélagos de Marquesas , Tuamotu , Taiti , Novas Hébridas , Nova Zelândia , Austrália e ainda acabou descobrindo o arquipélago do Havaí ( chamado pelos britânicos de Sandwich ) e até o gelado continente da ANTÁRTIDA ( ABAIXO )  , cuja existência já se desconfiava há séculos ( por todas as suas descobertas , acabou recebendo uma medalha da Royal Society , em 1776 ) .

Também chefiaria outra expedição , a partir de 1776 , e que , infelizmente , seria a última......Ao chegar à baía havaiana de Kealakekua , em janeiro de 1778 , ele e seus marinheiros com certeza ficaram sem entender nada do que estava acontecendo : uma multidão eufórica os aguardava e após descerem em terra , homens vieram lhes trazer presentes e as belíssimas nativas  ( ABAIXO ) se ofereceram , sem nenhum constrangimento aos excitados marinheiros britânicos !

 Isso tinha uma explicação : segundo a mitologia dos nativos quem navegava rumo a regiões desconhecidas e retornava são e salvo só podia ser um SEMIDEUS ! ( ABAIXO , UM RETRATO À ÓLEO DELE ) Após um longo período de descanso e reabastecimento dos navios na ilha , a expedição partiu rumo ao Alasca mas um terrível tempestade a fez retornar ao Havaí , porém , dessa vez a recepção dos nativos não foi nada calorosa :

 em um confronto entre os marinheiros e os nativos , o capitão JAMES COOK ( 1728-1779 ) - o protagonista desta história que estou contando - acabou sendo assassinado pelos nativos ......Mas , afinal , por que essa repentina mudança de comportamento por parte dos nativos ? Por que dessa briga com os marinheiros ? MISTÉRIO ......( ABAIXO , QUADRO À ÓLEO RETRATANDOA MORTE DE JAMES COOK )

Controvérsia à parte , foi graças justamente à James Cook que a sociedade ocidental ficou sabendo de dois "exóticos " costumes dos nativos do Havaí que produziriam gigantescos impactos sócio-comportamentais : o SURF e , justamente , a TATUAGEM . Talvez você esteja pensando que James Cook ( ABAIXO ) foi o primeiro branco , cristão , europeu e "civilizado " a ter subido em uma prancha de surf e a ter tatuado o seu fleumático corpo .

Isso jamais passou pela cabeça daquele puritano e fleumático sujeito vindo da formal e fria - em todos os sentidos - Inglaterra : ele os anotou em seu diário e seus marinheiros acabaram os adotando e espalhando as novidades pela Europa .( ABAIXO , JOVEM MARINHEIRO TATUADO )

    Em relação à TATUAGEM , que é o assunto que nos interessa no momento , o capitão Cook o chamou - em seu diário - de TATTOW ( em inglês TATUAGEM se escreve TATTO ) . O nome vem de TATAU , nome pelo qual os havaianos e outros povos da região da Polinésia chamavam o ato de marcar desenhos ou símbolos na própria pele ; trata-se da reprodução do som  feito na pele no momento em que a tatuagem era produzida .

Talvez até algum remotíssimo ancestral do capitão Cook tenha se tatuado : até  o período medieval ( entre os anos de 476 e 1453 ) tatuar-se era tido como algo normal mas que acabou caindo em desgraça por ser algo supostamente "demoníaco "......

Apesar de um decreto do então papa ADRIANO I ( ABAIXO ) , datado do ano de 787 , proibindo a proibindo , tatuava-se em nome de Deus : muitos dos membros da ordem dos cavaleiros de SÃO JOÃO DE MALTA - misto de  corporação militar com ordem religiosa - tinham tatuagens .

Se por um lado os MÓRMONS e os JUDEUS proíbem e desencorajam a tatuagem ; do outro , religiões , como HINDUÍSMO ( ABAIXO ) e , pasmem , OS MUÇULMANOS XIITAS - justamente o ramo mais radical daquela tão polêmica religião - não só a permitem como até a incentivam : segundo os hinduístas , uma tatuagem na testa eleva um indivíduo espiritualmente e as mulheres hinduístas tatuam pequenos pontos em trono dos olhos e dos queixos por um questão de estética e por acreditarem que isso afasta os maus espíritos .....

Se na época em que o capitão Cook chegou no Havaí os nativos locais tatuavam-se usando pequenos e finos ossos parecidos com agulhas e uma espécie de martelinho para introduzir a tinta na pele ( ai ! ) , a invenção de uma parelho elétrico para tatuagem em 1891 por um obscuro imigrante irlandês radicado em Nova Iorque - SAMUEL O´REILLY ( ABAIXO ) , sobre o qual pouco se sabe  - acabou facilitando essa tarefa e ajudando a disseminar e a popularizar a tatuagem .


 Os chamados CIENTISTAS SOCIAIS , que tanto desprezam e fazem pouco caso de  manifestações populares , como o FUTEBOL e o CARNAVAL , também estão devendo quando o assunto é TATUAGEM : a quantidade de livros , pesquisas , artigos , monografias e teses acadêmicas a respeito do assunto ainda é pequena e bem aquém do que deveria ser .

Tão vasta e variada quanto uma possível bibliografia a respeito desse assunto é a quantidade de significados de uma tatuagem e engana-se quem pensa que isso é coisa de marinheiro , bandido ou sujeitos mal encarados ( uma determinação do governo britânico , datada de 1879 , de se marcar os prisioneiros com tatuagens acabou ajudando a criar a imagem da tatuagem como algo típico dos fora-da-lei ) :

 uma tatuagem que pode representar uma categoria profissional , uma classe social , um ritual místico-mágico , a eternização da imagem de alguma pessoa ou ente querido , a lembrança de algum fato memorável , o pertencimento a alguma turma e por aí vai ......enfim , goste-se ou não ,  TATUAGEM TAMBÉM É ARTE !

 Voltando ao congresso de tatuagem de Joinville : você sabia que esse evento tem importância internacional nesse gênero ? Pois é , esta e outras informações curiosas , e até surpreendentes , você terá no vídeo do dia : uma reportagem feita pela TV RIC-RECORD por ocasião da realização da terceira edição do evento ( ABAIXO , CARTAZ DESSA EDIÇÃO ) ......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário