segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Saga de Heróis

Ei ! Você que está aí do outro lado lendo estas eternamente mal escritas linhas do ALAMEDA CULTURAL gosta de CINEMA ? Sim ? Nossa , que bom gosto você tem ! ( E aqueles atores protagonistas desse seu filme preferido ? Que  fantásticos ! Quais são os nomes deles mesmo ? ) .....Pois então agradeça , e muito , a um sujeito norte-americano chamado WILLIAM KENNEDY LAURIE DICKSON ( 1860-1935 - ABAIXO ) .

Quem , naquele longínquo 14 de abril de 1894 ,  se aventurasse a entrar  em um local chamado HOLLAND BROS ´KINETOSCOPE PARLOR ,  na famosa região nova iorquina da Broadway , se depararia com um estranho aparelho chamado KINETOSCÓPIO ( ABAIXO ) - operado pelo próprio William -  e teria duas opções ; caso pagasse míseros  25 centavos teria direito a assistir 5 filmes e por uma quantia um pouquinho maior - 50 centavos - assistiria a 10 filmes . Em resumo : pela primeira vez na história filmes foram EXIBIDOS COMERCIALMENTE .

Talvez agora você esteja se perguntando : " Ué , mas o cinema não foi inventado em 1895 pelos irmãos franceses LUMIÉRE ? " . Trata-se de um tema complexo e controvertido : em um longo período de 75 anos - mais precisamente entre 1820 e 1895 - inúmeras experiências foram feitas com captações  e produções de imagens e , portanto , o mais justo e correto é afirmar que o cinema teve vários pioneiros . ( ABAIXO , UM DELES : O FRANCÊS ÉMILE REYNAUD )

 Há quem afirme enfaticamente - poucos , é verdade - que o verdadeiro criador do cinema teria sido o multi inventor norte-americano - ele registrou nada menos do que 1.093 patentes de inventos de sua autoria ( ! ) - THOMAS ALVA EDISON ( 1847-1931- ABAIXO  ) , célebre por ter inventado a LÂMPADA ELÉTRICA :

foi justamente ele que em 1891 criou aquele estranho aparelho que foi citado há pouco - o KINETOSCÓPIO ( ABAIXO )  - e no qual um gigantesco rolo de filme de cerca de 15 metros  permitia a um espectador ter uma visão equivalente a de UM CARTÃO DE VISITA . Thomas Edison acreditava que sua curiosa invenção estava destinada a ser um passatempo individual e , esperto e inteligentíssimo que era tratou de a partir de 1894 produzi-la em série , porém o quase que instantâneo sucesso da invenção dos irmãos Lumiére acabou ofuscando a sua criação e ela acabou caindo no esquecimento .....

Se graças à esperteza , à inteligência e à visão empreendedora de um ex-assistente do próprio Thomas Edison ( William Kennedy Laurie Dickson - ABAIXO - trabalhou para ele entre 1889 e 1891 ) uma curiosa e exótica novidade foi transformada muito provavelmente em alguns poucos milhares de dólares , dentro de algumas décadas caberia ao glamouroso mundo do faz-de-conta de Hollywood transformá-la não em rios mas sim em verdadeiros oceanos de dinheiro .....

Para início de conversa , quem foi que disse que o SUCESSO é reservado apenas àqueles que sobem ao palco e são as estrelas do espetáculo ? Um roteirista norte-americano chamado CHARLES STROUSE ( ABAIXO ) pode ser considerado uma desses raras e privilegiadas pessoas : como se não bastasse o grande sucesso que seu musical - ANNIE - havia alcançado na afamada Broadway , naquele distante 20 de janeiro de 1978 ele recebeu um verdadeiro presente dos deuses , ou melhor , de Hollywood .....

Os executivos da produtora  COLUMBIA PICTURES não pensaram duas vezes e decidiram pagar-lhe polpudos 9,5 milhões de dólares pelos direitos autorais de seu musical para que pudessem transformá-lo em um filme ( ABAIXO , CARTAZ DE UMA DE SUAS VERSÕES CINEMATOGRÁFICAS ) , ou seja , em uma única ocasião o afortunado roteirista recebeu muito , mas muito mais do que a esmagadora maioria dos artistas recebe ao longo de uma carreira inteira !

Já que o assunto é " grana " , o também norte-americano STEVEN SPIELBERG ( ABAIXO ) deveria ter o seu nome alterado para MIDAS Spielberg : assim como o mitológico personagem grego , é incrível a capacidade que esse cidadão tem de transformar tudo em ouro , ou melhor , os filmes de sua autoria em fantásticos sucessos e , principalmente em polpudas e generosas bilheterias ......

      Um grupo de animais pré-históricos , gigantescos , de aspecto monstruoso e que após dezenas de milhões de anos ressurgem ( ABAIXO ) , para um misto de surpresa e terror dos apavorados seres humanos .....Apostando na Biologia , na Zoologia , na História , na Arqueologia e , é claro , no inusitado , em 1993 o genial Midas judeu-nova iorquino alcançou mais um estrondoso sucesso para a sua já longa e respeitabilíssima galeria :

nesse ano , pela produtora UNIVERSAL PICTURES , foi lançado o clássico " JURASSIC PARK - PARQUE DOS DINOSSAUROS " e estima-se que só até o fim daquele ano o filme já havia arrecado a fantástica soma de 868.132.005 dólares  , ou algo próximo hoje a 2.604.396.015 reais !

Trabalhar pouco - isso quando se trabalha - e ganhar muito : quem nunca quis desfrutar de uma situação como essa ? Você errou feio ao pensar que estamos nos referindo aos vereadores , deputados e senadores brasileiros ! Diz um velho ditado popular que "QUEM FAZ FAMA DEITA NA CAMA " e o ator norte-americano ROBERT DE NIRO ( ABAIXO ) é uma prova disso : para interpretar o célebre mafioso AL CAPONE ( 1899-1947 ) e aparecer em míseros 18 minutos no ótimo filme "OS INTOCÁVEIS " ( 1987 ) o já consagrado ator  recebeu 1,5 milhão de dólares......

Já que o assunto agora é CELEBRIDADES , ao se falar de atores e atrizes hollywoodianos não se pode esquecer de ícones como a bela e saudosa ELIZABETH TAYLOR ( 1932-2011 - ABAIXO ) , que teve uma de suas mais magistrais atuações ao viver a rainha egípcia CLEÓPATRA - famosa por seu incrível poder de sedução , poder e voraz apetite sexual - no filme de mesmo nome e que foi lançado em 1963 .

Tão grandiosa quanto a sua atuação foi o próprio filme ( ABAIXO ) : só a personagem vivida pela atriz inglesa utilizou 65 figurinos ao longo das filmagens ( na verdade eram 105 figurinos , pois 40 deles sequer chegaram a ser usados ! ) e todos eles - criados por IRENE SHARAFF - custaram a bagatela de 130.000 dólares ( ao todo foram utilizados 26.000 roupas no filme ) .

Falou em grandiosidade ? Falou em " ....E O VENTO LEVOU " ! Embora o filme tenha sido lançado no "pré histórico " ano de 1939 e sua trama seja interminável ( o filme tem 3 horas e 45 minutos de duração , sendo que foram gravadas 83 horas de filme ! ) e incrivelmente melosa e açucarada , é impossível deixar de fora a história - protagonizada pelos atores CLARK GABLE e VIVIAN LEIGH - de qualquer lista que se faça dos maiores clássicos hollywoodianos .

 Diz uma certíssima frase , " CONTRA FATOS E NÚMEROS NÃO HÁ ARGUMENTOS " , e vários números do filme por si só já dizem tudo : as 685 cenas desse romance épico histórico ( a história se passa na época da Guerra Civil Americana , entre 1861 e 1865 ) exigiram 2 anos e 7 meses de filmagens , 20.017 palavras nos diálogos do script , 4.118 figurinos , 700 bigodes postiços ( ! )  , 500 costeletas postiças ( ! ) , 700 garrafas de brilhantina de 750 gramas ( algo que faria inveja a "juventude transviada " dos anos 50 ) ,

1.475 animais ( cavalos , porcos ,vacas , gatos , cães , perus e mulas , no bom sentido , é claro ) , 90 cenários , 2.400 figurantes e 4.400 profissionais que trabalharam no filme ......UFA ! É claro também que isso exigiu "combustível ", muito "combustível " : foram gastos 4,2 milhões de dólares na sua produção , um valor absurdo - para os padrões hollywoodianos - há quase 8 décadas atrás ......( ABAIXO , UM DOS CARTAZES DO FILME )

SUCESSO ? FAMA ? DINHEIRO ? No dicionário dos poucos , corajosos e heroicos CINEASTAS JOINVILENSES ( sim , eles existem ! ) essas três palavras não existem e a distância  deles para elas seria algo como a distância entre Joinville e um vilarejo perdido no interior da isolada república da Mongólia ( ABAIXO ) , lá no outro lado do mundo !

Vivendo em uma cidade que não tem uma tradição cinematográfica e que está a anos-luz de vir a ser um pólo de cinema , não lhes resta outra coisa se não exercer outras ocupações para ganhar o pão nosso cotidiano de cada dia e usar da criatividade , da força de vontade e daquela célebre frase do cineasta baiano GLAUBER ROCHA ( 1939-1981- ABAIXO ) - " UMA IDEIA NA CABEÇA E UMA CÂMERA NA MÃO " - para realizar seus sonhos e talvez muitos deles nem sequer cogitam vir um dia a alcançar sucesso , fama e dinheiro graças às suas obras cinematográficas : só o fato de se produzir e lançar um filme , por mais modesto que seja esse objetivo , já uma grande conquista a ser comemorada !

 Desde janeiro o blog ALAMEDA CULTURAL vem postando e comentando trechos do ótimo documentário " JOINVILLE EM CENA " , que justamente relata a dura realidade dos cineastas e do tão esquecido cinema local e , como tudo o que é bom um dia acaba , hoje trazemos a última parte desse documentário ( ou seria saga ? ) a respeito desses VERDADEIROS HERÓIS DA ARTE ! Nessa última parte alguns desses heróis respondem a uma pergunta :  QUAL SERIA A " CARA "  DO CINEMA JOINVILENSE ? ......VALE A PENA CONFERIR ! ( ABAIXO , CENA DO FILME JOINVILENSE "INFÂNCIA DE MONIQUE QUE , DIGA-SE DE PASSAGEM , NÃO TEVE PATROCÍNIO ALGUM )

Nenhum comentário:

Postar um comentário