segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Inspiração Divina

Lembra-se daquelas aulas de inglês ? Aliás , como andam os seus conhecimentos na língua ( ABAIXO ) de Shakespeare ? Ah , não vale falar aquelas velhas e manjadíssimas palavras ( POPCORN , " I LOVE YOU " , THE BOOK IS ON THE TABLE " ) ! Um exemplo : você saberia responder como é QUARTA-FEIRA , em inglês ? Ahá , pegamos você de jeito !

Bom , a origem da resposta para esta pergunta está com um viajante errante - um sujeito baixo , caolho , de cabelos escuros , vestindo uma capa que pode ser ou cinza ou azul e chapéu de abas largas - , ou pelo menos era isso o que diziam e acreditavam , entre os séculos 6 e 9 , os temíveis VIKINGS ( ABAIXO )  e os povos germânicos que viviam ao norte e centro da Europa :

 esse cidadão que acabamos de descrever ( ABAIXO ) e que a princípio não metia medo em ninguém era nada menos do que o poderoso deus ODIN metamorfoseado ! Filho do gigante BORR e da igualmente gigantesca BESTLA , era pai de diversas outras divindades , como THOR , BALDR , VIDAR e VÁLI e acumulava também as funções de legislador e chefe do AESTIR , ou seja , a mais poderosa e importante raça de deuses ( a exemplo dos antigos gregos , os vikings e povos germânicos também dividiam suas divindades em categorias ) .

Quando não estava vagando sem rumo por aí , dando uma de pobre e reles mortal , esse ser super poderoso ( ABAIXO ) poderia ser encontrado em seu castelo ( chamado de VALASKJÁLF .....é , vá se acostumando esses palavrões ! ) , que estava localizado em um lugar chamado ASGARD , e não se poderia dizer que estava com agradáveis companhias .....

Aliás , o que você acharia da ideia de ter dois CORVOS pousados em seu ombro ? " Cruz credo ! " , já deve ter pensado você . Pois é , pois esses eram dois dos fieis e inseparáveis companheiros de Odin : os ESPIÕES , ops ! , os corvos HUGIN e MUNIN ( ABAIXO ) , que lhe informavam de tudo o que acontecia entre os homens e no planeta .

 E o que achas de ter dois ferocíssimos LOBOS às seus pés : a dupla atendia pelo nome de GERI-FREKI ( ABAIXO ) , acompanhava Odin em suas costumeiras caçadas e batalhas e alimentava-se dos CADÁVERES que encontravam ( ééééca !!!! ) ......

Apesar de sempre ser informado de tudo o que acontecia pela sua dupla de corvos , de seu trono - chamado HLIÕSKAJÁLF ( eita nome ! ) - Odin tinha uma visão perfeita não só do planeta mas de todo o universo ( ABAIXO , A REPRESENTAÇÃO DO UNIVERSO SEGUNO A MITOLOGIA NÓRDICA )  , ou aquilo que vikings e germânicos chamavam de OS NOVE MUNDOS ( eram 9 reinos : dos deuses , dos gigantes da montanha e seres mitológicos , dos humanos , do fogo , do gelo , dos gigantes e deuses da natureza , da luz , da escuridão e dos anões ) .

Sempre munido de uma lança - chamada GUNGNIR - e montado em um belíssimo e imponente corcel de 8 patas chamado SLEIPNIR ( ABAIXO ) , só a simples presença de Odin em um campo de batalha já suficiente para derrotar o inimigo ( acreditava-se que ele , juntamente com seus irmãos VILI e VÊ , havia tirado o céu e a Terra do corpo de um gigante ) e , como todo deus que se preze , Odin era INVENCÍVEL : uma armadura e um capacete dourado tornavam o seu copo FECHADO .

Agora imagine uma cena bem mais agradável : um grupo de belíssimas e maravilhosas jovens - todas elas virgens e vestidas de branco - o recebendo no céu .......
    Que maravilha , não ? Pois acreditava-se que esse era o destino dos guerreiros que morriam de maneira heroica em um campo de batalha : além de serem recepcionados pelas belas filhas de Odin - AS VALQUÍRIAS ( ABAIXO ) -


eles eram encaminhados para o SALÃO DA IMORTALIDADE DO VALHALLA ( ABAIXO - uma espécie de PARAÍSO da mitologia nórdica ) ou para um salão de banquetes no lugar onde vivia Odin - ASGARD - onde teria a companhia do próprio e das demais divindades ( Será que isso não influenciou a deturpada crença dos monstruosos HOMENS-BOMBA  ISLÂMICOS ? Consta que no ano de 921 tropas vikings - oriundas da atual Suécia - e árabes confrontaram-se em Bagdá .....) .

 Também  acreditava-se que Odin convocaria tanto deuses quanto humanos para a batalha decisiva , ou a BATALHA DO FIM DOS TEMPOS , como costumavam chamar vikings e povos germânicos : seria , como manda o figurino , uma história de final feliz e com a definitiva redenção da humanidade ? Nada disso : o invencível Odin não só seria enfim derrotado como seria MORTO por um lobo chamado FENRIR ( ABAIXO ) e caberia a um dos filhos de Odin - VIDAR - botar o pé na garganta e arrancar a mandíbula da terrível besta demoníaca que tirara a vida de seu pai ( Nossa ! Que horror ! ) ......

Embora fosse uma figura mitológica importantíssima e uma presença constante nas fantásticas poesias mitológicas nórdicas , como " OS SONHOS DE BADR " , " A BALADA DE HARBARD " e " AS MÁXIMAS DE HAR " , Odin ( ABAIXO ) não era o que se poderia chamar de um deus do "povão " : os membros da elite eram as pessoas que mais o cultuavam . Além dos títulos de " PAI DE TODOS " e " O ENVIADO DO SENHOR DA GUERRA " , Odin - dependendo da região - chegou a ter mais 11 nomes :

 ÓÔINN , OTHINUS , WOTAN , WODANAZ , WÔDANS , OUVIN , WUODAN , WUOTAN, GUODAN , GUDAN e WÊDA  ( ABAIXO , UMA REPRESENTAÇÃO DE ODIN ) . Especula-se que todos esses nomes têm origem em duas antigas palavras - VADA e OD - presentes em uma antiga língua falada na região da Escandinávia ( as atuais Suécia , Dinamarca , Noruega , Finlândia e Islândia ) e também nas palavras WATAN , NAWTAN e WUOT , presentes em um hoje extinto dialeto conhecido como ALTO ALEMÃO . E  o que todas elas significam ? Provavelmente querem dizer RAZÃO , MEMÓRIA e SABEDORIA ( com a ascensão do CATOLICISMO , no período medieval , os significados dessas palavras foram deturpados e passaram a ser entendidos como TEMPESTUOSO ou VIOLENTO .....) .

 OK , tudo muito legal , mas , afinal , COMO É MESMO QUARTA-FEIRA , EM INGLÊS ? Ah , sim , já estávamos nos esquecendo : é WEDNESDAY , que por sua vez significa " DIA DE WOTAN " , ou seja , o DIA DE ODIN ( Wednesday teve origem na expressão saxã - " WÔDANES DAG " - e na expressão anglo-saxã " VÔDNES DAG " ; as duas hoje desparecidas línguas deram origem ao inglês moderno ) .......Algo que nos lembramos agora e que também estávamos nos esquecendo : a figura de Odin ( ABAIXO ) era relacionada à sabedoria , guerra , morte , magia , profecia , vitória , caça e ......POESIA , e o joinvilense WESLEY ISO que o diga !

Só que ao invés de letras , canetas e papéis , sua poesia é expressa através dos muros , das paredes e do GRAFITI ( ABAIXO )  .....Arte ou pichação ? Sem ligar para essa e velha e talvez interminável polêmica , Wesley vai embelezando e abrilhantando a nossa tão maltratada ( pelo veredito " popular " de ontem , serão mais 4 anos de maus tratos ! ) cidade com seu talento e fecha com chave de ouro o mês de outubro com o vídeo do dia : uma obra inspirada nessa fantástica figura mitológica nórdica chamada Odin ......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário