segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
As Sementes que plantamos
O dicionário Aurélio traz definições para a palavra RELFLEXÃO , sendo uma delas quase uma poesia : " VOLTA DA CONSCIÊNCIA , DO ESPÍRITO , SOBRE SI MESMO , PARA EXAME DE SEUPRÓPRIO CONTEÚDO ". A palavra REFLEXÃO também pode ser usada para definir a crônica de hoje , de autoria do jornalista ROBERTO SZABUNIA , a respeito das sementes que plantamos ao longo de nossa breve estadia no planeta Terra e que colheremos em algum lugar do futuro . CONFIRA :
"Você às vezes começa o dia com uma desagradável sensação de melancolia , angústia ou ansiedade ? Sabe , aquela manhã em que tudo parece estar fora do lugar , já nem dá vontade de sair da cama - mas você precisa sair , ou vai molhar o pijama . Em dias assim a sensação de azedume só piora quando você entra no banheiro e vê a própria cara no espelho .
Nada parece estar no lugar , dá a impressão de que algo ruim aconteceu ou vai acontecer .
Na verdade , isso é normal . Qualquer pessoa , por mais satisfeita que esteja com a vida , familiar ou profissional , tem seus momentos de amargor . Isso geralmente acontece após uma contrariedade , ou no meio de um trabalho mais árduo que o habitual ,
ou ainda quando tem alguém doente na família ( pode até ser você mesmo ) .
Pode estar certo de uma coisa : nada é por acaso . Se algo está fora do eixo , tem motivo . Uma contrariedade nada mais é do que a colheita de alguma semente que plantamos lá atrás . Pode ser uma titica de simplicidade , como uma ressaca . Aquele gosto de cabo de guarda-chuva ( nunca entendi bem essa comparação ; será que tem gente que lambe cabo de guarda-chuva ? ) , a dor de cabeça , o dor azedo ainda poluindo o banheiro ......É tudo colheita do porre tomado no dia anterior . Você é o único culpado , encheu a cara porque quis .
Agora , se o problema é o desânimo com a vida de uma maneira geral , com o trabalho, a família .......
Aí já se trata de uma colheita mais complicada , resultado de várias sementes ruins plantadas em diversos momentos da vida . De qualquer forma , repito : nada acontece por acaso . Tudo é consequência de uma ação ( a toda ação , corresponde uma reação , lembra das aulas de Física ? - ABAIXO GRAVURA DO FÍSICO ISAAC NEWTON)
Você acha que a administração pública está deixando a desejar , que o Congresso não funciona ,
que tudo está errado ? Isso é colheita de umas sementes chamadas votos . Pelo menos , nesse caso , há solução : a cada quatro anos dá para extirpar o mato e replantar tudo , com novas sementes .
A propósito desse tema , sugiro assistir ' O Lórax : Em Busca da Túrfula Perdida ' . ( CARTAZ ABAIXO )
A produção é baseada na obra do alemão Theodor Seuss Geisel , o Dr. Seuss ( FOTO ABAIXO )
( também autor de contos que originaram os filmes 'O Grinch' e 'Horton e o Mundo Dos Quem' - FOTOS ABAIXO ) .
'O Lórax...' passa uma mensagem ambiental , tendo como cenário um mundo devastado , em que até as árvores são artificiais .
Aí tem um garoto que ouve falar numa semente , parte em sua aventura......E por aí vai .O filme é dirigido ao público infantil , por isso as mensagens são bem explícitas . A principal é exatamente sobre as sementes que estamos plantando hoje ; se forem ervas daninhas , o futuro é sombrio .
A canção que encerra o filme deixa claro : 'A menos que você não se importe de montão , nada vai melhorar . Não vai não . '
Se você pretende colher só bons frutos , portanto , aprenda a lição : selecione bem as semente . Só colhemos o que plantamos ."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário