sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
Micro Entrevista : MARLI AVANCINI
Quem entra na DISCOLÂNDIA , loja de discos situada na rua XV de Novembro , logo se depara com um simpático casal.......ela é baixinha , falante e bem humorada e ele é alto , um pouco mais série e está sempre bem vestido . Ele é ALEXANDRE WOJTECH e ela é MARLI SILVA AVANCINI ( FOTO ABAIXO ) . Nascida no último dia de 1953 na bela e histórica São Francisco do Sul e filha do grande discípulo de FRITZ ALT , MÁRIO AVANCINI (1926 - 1992 ), Marli é a nossa primeira entrevistada de 2014 . O principal assunto de nossa conversa não poderia ser outro : MÚSICA . CONFIRA :
1- O QUE A LEVOU A ENTRAR NESTE RAMO DO COMÉRCIO DE DISCOS ?
MARLI - O que me levou a entrar neste ramo foi a vontade de ter mais liberdade no trabalho, sair de trás de uma mesa de escritório e fazer realmente o quê sempre gostei.
A minha paixão por música veio muito cedo na minha vida. Vivi na época que os circos eram à tarde e tinha uns calouros que competiam na música, lógico que eu estava lá, mais o meu repertório era pequeno, ou interpretava Jerry Adriane ou Wanderléia, ( FOTOS ABAIXO )
como a minha tonalidade de voz e grave interpretar Vanderléia não foi uma boa idéia, rsrs Nunca fiquei nos primeiros lugares. Participava também de alguns programas de auditório da Radio Cultura e Radio Difusora, com Wilson França e Fausto R. Junior. ( FOTOS ABAIXO )
Pelos programas para a participação pelo telefone ganhei muitos LPs. compactos simples e duplos, era uma festa, mais infelizmente não tinha onde ouvir!
2 - COMO VOCÊ EXPLICA O BAIXO NÍVEL DA MÚSICA ATUALMENTE ? QUE DICAS DARIA AOS AMANTES DA BOA MÚSICA ?
MARLI - O baixo nível de musica se dá a falta de cultura e educação do povo, os modismos acabam com a música. Também levo em consideração que isso não acontece só no nosso pais, em países "adiantados" não é diferente. Normalmente o mundo acompanha o estilo americano, que é ruim para xuxu! Salve-se alguns artistas. ( ABAIXO , FOTO DE ELVIS PRESLEY )
A Inglaterra tem estilo próprio e ainda é o berço da boa música, ( ABAIXO , FOTO DA BANDA INGLESA DE ROCK QUEEN )
assim também como vários países da Europa que não acompanham tendências americanas, mais adoram quando a musica estoura na Terra do Tio Sam.
A dica é os novos pais e mães educar bem os seus filhos, fazendo eles ouvirem de Beethoven até Gun ´s and Roses!
Pesquisa, educação e muita boa na família, afinal nossos filhos são nossos espelhos. Lógico que nesta caminhada musical eles sofreram os modismos americanos, mais fica passageiro, já que a base é boa!
3 - COMO VOCÊ VÊ O CENÁRIO MUSICAL EM JOINVILLE ?
MARLI - O cenário de Joinville é um resultado de todos estes modismos, como em qualquer cidade ou estado.
Particularmente temos as nossas boas bases que é a influência da música principalmente européia. Temos muitos artistas que nasceram aqui e também de outros estados que aparecem neste cenário, não destaco nenhum pois poderia esquecer de algum e não seria justo. A nossa música daqui já atravessou várias fronteiras. ( ABAIXO , FOTOS , RESPECTIVAMENTE , DO GRUPO POEMA SONORO E DA BANDA CAENLA BRASIL , AMBOS DE JOINVILLE )
4 - JÁ REALIZOU OU REALIZA ALGUMA ATIVIDADE ARTÍSTICA ? QUE DICAS DARIA PARA AQUELES QUE TÊM ALGUMA APTIDÃO PARA AS ARTES ?
MARLI - Estudo na Casa da Cultura há muitos e muitossssssss anos! Adoro de paixão passar as minhas terças feiras lá dentro por três horas semanais.
Vi o meu Pai esculpir pedras por uma vida inteira, então ficou também na minha veia a paixão pela arte. ( ABAIXO , FOTO DE MÁRIO AVANCINI E DE UMA DE SUAS ESCULTURAS )
Lá fiz história da arte até o terceiro ano, paralelamente fiz desenho e ainda frequento as aulas de esculturas em cerâmica.
Para quem se interessa por arte, digo que nunca desista, mais lembre-se que é muito difícil viver de arte em nosso país, então é bom ter uma outra profissão.
5 - POR ÚLTIMO , QUE MENSAGEM DEIXARIA AOS LEITORES DO ALAMEDA CULTURAL ?
5- Como conselho diria, ouçam muita música ela é o tempero da vida, é o bálsamo do coração, é a companheira certa para todas as horas, mais lembre-se que ela também pode lhe prejudicar se não for muito boa, por isso pesquisem, estudem os grandes compositores, os grandes maestros, arranjadores que será um caminho tranquilo para uma vida melhor!
Muito obrigado pela oportunidade Luciano, desejo aos seus leitores muita música boa, beijos à todos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário