Além de extremamente complexa e cheia de regras ortográficas a língua portuguesa também tem uma grande quantidade de palavras praticamente desconhecidas , até mesmo para os mais íntimos dela , e com significados completamente diferentes daqueles que se imaginam . HILTON GORRESEN viaja pelo mundo das palavras desconhecidas e ainda lança um desafio ao fim da crônica . CONFIRA :
"Gosto de caminhar pelas ruas numa manhã estival , com o céu azul e o ar fresco de outono . Não sei bem o que quer dizer esse tal de estival . Era um termo corrente nos hinos patrióticos que cantávamos no período escolar . Em mim colou como : uma bela manhã , céu limpo e ar fresco .

Vou ao dicionário Aulete e vejo que cometi um gafe : estival se refere ao verão . Difícil uma manhã estival no outono .

Como esse existem muitos termos que usamos só de 'oitiva' , de ouvir ou de ler em algum lugar , sem nos aprofundarmos em seu verdadeiro significado . Um deles é 'famigerado' . Para nós quem é famigerado , só pode ser bandido .

Mas a palavra abrange também o sentido de 'famoso' , 'afamado' . Isso quer dizer que Michel Teló ou Roberto Carlos também podem ser famigerados .

Outro termo muito utilizado atualmente é 'esotérico' . O significado corrente refere-se a assuntos ou doutrinas de caráter sobrenatural .

Aprofundando-se mais , verificamos que esse termo é mais apropriadamente ligado a conhecimentos acessíveis a somente um grupo de iniciados , as seitas secretas .

Alguns grafam 'exotérico' , o que não significa a mesma coisa . Exotérico , ao contrário de esotérico , refere-se a doutrinas acessíveis ao público . Catolicismo , por exemplo , é uma religião exotérica .

Para mim , o termo embaixada ( controle de bola com os pés ) sempre foi compreendido como representação da habilidade do jogador , servindo de 'embaixador' do clube , daí sua denominação .

Aprendi que seu significado é mais comum : dar pequenos chutes 'embaixo' da bola .

Estranha derivação ......Se os chutes fossem encima da bola , seria 'fazer uma encimada da bola' ?
Hígido . Sempre achei que esse termo tivesse a ver com rigidez , talvez por analogia a rígido . Aliás , é palavra que só conhecia de leitura . Quem imaginava que hígido quer dizer 'saudável ' ?

Provável mente , parente de higiene .

Alguns termos passaram a ter dois ( ou mais ) significados , um deles proveniente de outro e que , muitas vezes , passou a predominar .
É o caso de 'exótico' . Seu sentido comum é o de algo esquisito , diferente .

Na verdade , em sua raiz significa aquilo que não é natural de nosso país : animais exóticos , plantas exóticas .

Outro caso é 'inóspito' . Sempre achei que fosse aplicado somente a lugares desertos . Inóspito me lembra deserto , sertão brabo .

No entanto , está mais perto de nós : inóspito é a pessoa ou lugar que não é hospitaleiro .

Chupa essa manga !
E para terminar , o que significa 'xexelento' ? Uma pessoa suja , molambenta ? Ora , vá consultar o dicionário , pois meu espaço acabou . "
Nenhum comentário:
Postar um comentário