quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
O Castelinho
O que hoje conhecemos como Alemanha , em 1848 era uma grande colcha de retalhos , dividida em inúmeros pequenos países . Naquele aconteceram em vários desses países levantes visando transformar todos eles em um só país . Um jovem advogado e prefeito da pequena cidade de Glauchau aderiu a um desses levantes e pagou caro pela ousadia : acabou sendo preso . Sem perspectivas de que seu sonho político se realizasse e também de crescimento profissional , não restava outra alternativa senão imigrar e o destino escolhido foi o desconhecido e tropical Brasil . Em 20 de novembro de 1854 chegava a Joinville OTTOKAR DOERFFEL ( FOTO ABAIXO ) e sua esposa Ida .
Por mais de 50 anos ele teve destacada atuação política , social e cultural na comunidade , sendo um dos primeiros e mais importantes líderes comunitários da história de Joinville . Entre as entidades sociais e culturais das quais ajudou a fundar e a fazer parte estavam a primeira loja maçônica da de Joinville , A AMIZADE ALEMÃ SOB O CRUZEIRO DO SUL , fundada em 30 de dezembro de 1855 . Também criou o primeiro jornal de Joinville , o KOLONIE ZEITUNG , um dos primeiros jornais em língua alemã do Brasil e que circulou de 1862 a 1942 . Ele ainda foi o primeiro cônsul honorário da Alemanha em Joinville e prefeito da cidade entre 1873 e 1877 .
Membro da elite da então colônia Dona Francisca ( foi funcionário da SOCIEDADE HAMBURGUESA , empresa que colonizou Joinville ), Ottokar Doerffel orgulhava-se , em discursos e em cartas a amigos , da forte "germanidade" presente em Joinville e de seu relativo isolamento , livre , portanto , da presença e influência de moradores brasileiros da redondezas.......E não seria exagero afirmar que ele foi um dos responsáveis pelo aculturamento dos imigrantes não alemães presentes em Joinville , que perderam o pouco de cultura ainda restante e trazida de seus países de origem . Apesar disso , a sua morte , em 18 de novembro de 1906 , gerou comoção na então pequena Joinville e , mesmo não tendo filhos , deixou algo até nossos dias , além do nome de uma das vias de acesso à Joinville : a sua casa , que durante muito tempo foi conhecida como CASTELINHO e que desde 1976 sedia o MUSEU DE ARTE DE JOINVILLE ( FOTOS ABAIXO ). O vídeo postado há pouco conta um pouco da história da casa e também um pouco do lado obscuro de Ottokar Doerffel . VALE A PENA CONFERIR !
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário