quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Se As Cartas Falassem.......

Quem nunca ouviu falar na CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA  ? É  quase impossível , não é mesmo ? Ela é , com toda a razão , considerada a certidão de nascimento do Brasil  : além de trazer as impressões dos antigos colonizadores portugueses sobre o povo e a terra que estavam tomando posse , relata nos mínimos detalhes fatos como a primeira observação do monte Pascoal , ainda em alto mar ; a primeira missa celebrada no Brasil  ; os primeiros contatos com os indígenas e aspectos físicos desses e  de seus hábitos e cultura ; a fauna e a flora locais , chamando a atenção para a existência do pau-brasil e inúmeros outros aspectos e fatos e ainda , em seu último parágrafo , pede a libertação de seu genro , que havia estava preso por prática de assalto e agressão ............Seria o primeiro NEPOTISMO da história do Brasil ? Depois  da carta do escrivão da expedição de Pedro Álvares Cabral  um panfleto anônimo italiano , publicado em Roma em 23 de outubro de 1505 , foi o primeiro registro escrito do "descobrimento " do Brasil . Escrita em 1 de maio de 1500 , a carta chegou ao então rei português DOM MANUEL I ( 1469-1521 ) através de GASPAR DE LEMOS , responsável pelo navio que levava os mantimentos da expedição e após 2 séculos de esquecimento , foi descoberta em 1773 por JOSÉ DE SEABRA DA SILVA , responsável pelos arquivos da TORRE DO TOMBO , em Lisboa e local estava a carta . A carta foi publicada pela primeira vez  em 1817 , no livro COROGRAFIA BRASÍLICA e finalmente , em 2005 , foi incluída em programa de memória histórica mundial  promovido pela UNESCO ( órgão da ONU ligado à educação , ciência e cultura ) .

    É bem provável que antes de começar a ler este texto você tenha entrado em seu E-MAIL ou então tenha trocado mensagens com alguém via FACEBOOK  . Talvez tenha mandado uma mensagem no TWITTER  ou entrado no WHATSAPP ...........A popularização da internet e , especialmente , das chamadas REDES SOCIAIS , inseridas nela , contribuíram para tornar a carta para que a carta se tornasse quase que um objeto de museu e algo quase tão  distante e remoto  quanto a carta de Caminha , embora ainda existam pessoas que escrevem cartas apenas pelo prazer de escrever . E se com o intenso e rápido processo de evolução tecnológica que estamos vivenciando as velhas cartas também pudessem falar e emitir opiniões ? O irreverente HILTON GORRESEN não apenas pensou nisso como hoje nos conta mais uma de suas hilárias histórias . CONFIRA :

"Prezado senhor , temos a honra de convidá-lo para o enlace matrimonial de nossos filhos

          Rodrigo e Suzana



( Mandamos convite por obrigação social , mas não fazemos questão de sua presença . Além do mais , você costuma presentear com um jogo de copos barato , encher a cara e dar vexame .



Se por acaso vier , deixe em casa seus filhos . )

  Resposta : agradeço seu gentil convite , que muito me alegra . Parabéns ao novo casal , e que sua vida seja repleta de felicidades .



( Pombas , logo agora a filha do Timóteo resolveu desencalhar .



 A mulher vai querer comprar vestido novo para o casamento . Vou ter de comprar um bom presente , caríssimo , senão aquela fofoqueira da mulher dele vai falar o mês todo )

   O senhor Jubiabá Torres ,



 embora esteja há poucos meses nesse órgão , tem se revelado um funcionário diligente , organizado , bastante preparado para sua promoção ao cargo que ora almeja .

( Preparado ,uma ova ! O sujeito é preguiçoso , prepotente , desorganizado , incompetente . Parece que está aqui de férias , e muito bem remuneradas . Ah , se não fosse indicação do ministro Zé Romeu ......Jubiabá Torres , isso é nome de corrupto .



 Não dou um ano e já pega uma diretoria de estatal )

  Prezada senhora , foi com grande pesar que recebi a notícia do passamento de seu delicado esposo , meu grande amigo Zanzibar de Almeida . Infelizmente , não pude estar presente às exéquias por motivo de força maior . Será uma grande perda para nosso círculo comercial e político . Fico à disposição dessa querida família para tudo que estiver ao meu alcance .

( Então o velhote foi pro pau e deixou uma viuvinha rica e gostosa . Não dou três meses para colocar homem em casa . Isso se a vagabunda já não estava colocando chifre no velho )



  Temos a satisfação de convidá-lo para ser parceiro desta ONG em nosso programa de preservação do tigre conchinchiniano  ,



 preciosa raça em extinção desde 1970 . Para isso contamos com sua generosa contribuição . A espécie animal agradece .

( Tigre conchinchiniano  , essa é boa ! Sei lá se existe esse bicho . O otário é rico , gosta de aparecer , quem sabe larga uma grana boa para complementar a verba que vem do governo ,



 preciso terminar a construção da casa de praia )

   Querido papai , estou indo bem no curso . Mas coisas estão caras aqui em Paris . Peço mandar mais R$ 5.000 reais  para a compra de livros que necessito .

( Quem quer saber de livros ? Já tranquei a matrícula faz cinco meses . Aquela francesinha está me saindo caro  , mas vale a pena . Ulá-lá ! ) "




Nenhum comentário:

Postar um comentário