sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Viagem Musical : Romance e Malícia

Os intelectuais , críticos musicais e também aqueles que tem um gosto musical mais seleto e sofisticado fazem cara feia para ele . Muito em voga nas décadas de 70 e 80 , foi uma espécie de pai daquele pagode mauricinho e de letras açucaradas , que cresceu e se alastrou na música brasileira como mato , durante a década de 90 e recebeu o irônico nome de SAMBA-JOIA ou simplesmente SAMBÃO . Influenciado em grande parte pelo bolero e a música da JOVEM GUARDA ( movimento musical da década de 60 liderado por ROBERTO CARLOS e caracterizado por músicas românticas , de letras banais , e voltados à juventude da época ) , teve influência em menor grau do samba-rock , cujo grande nome é JORGE BEN JOR e em função do visual exótico e brega-cigano de BENITO DE PAULA  , seu grande nome , acabou ganhando a imagem de brega . Outros nomes de destaque do chamado samba-joia  foram LUIZ AYRÃO , LUIZ AMÉRICO , GILSON DE SOUZA e , é claro , o nosso personagem de hoje . Carioca ( nasceu em 10 de agosto de 1942 )  , mulato e de origem humilde , seu primeiro trabalho foi como carregador de mercadorias , sendo então chamado de RIPINHA ; Ripinha cresceu e virou profissional : tornou-se técnico-projetista da extinta TELERJ ( empresa estatal de telefonia , pertencente ao Estado do Rio de Janeiro ) . A música , especialmente o samba , corria e em seu sangue e entre mexer com sinais telefônicos e fazer aquilo na qual ele tinha realmente vocação , ela optou pela segunda alternativa . Seu nome completo era Antônio Gilson Porfírio , longe de ser nome de artista . A solução : adotou as iniciais de seu nome completo e em 1975 nascia artisticamente AGEPÊ  . Ainda naquele mesmo ano gravou o disco MORO ONDE NÃO MORA NINGUÉM  , que emplacou um sucesso : MOÇA CRIANÇA .

    Mas o ponto alto da carreira de Agepê  viria em 1984 : naquele ano gravou o disco MISTURA BRASILEIRA cujo grande sucesso foi a música DEIXA EU TE AMAR . Foi uma das músicas mais tocadas nas rádios do Brasil naquele ano e foi a grande responsável pelo expressivo número de cópias vendidas do disco : cerca de 1,5 milhão , um recorde em se tratando de um disco de samba . A música fez parte da trilha sonora da novela VEREDA TROPICALe mereceu até mesmo uma reportagem na revista VEJA , em edição publicada em 29 de janeiro de 1986 e com título  de " SAMBA ROMÂNTICO CONQUISTA O BRASIL NA VOZ DE AGEPÊ "  . Outros sucessos de Agepê foram MOÇA DE CABELOS LONGOS , CHEIRO DE PRIMAVERA , ME LEVA e ainda uma regravação de uma antiga música da dupla ROBERTO CARLOS -ERASMO CARLOS : Cama e Mesa . Marcou 
época na história da música brasileira  com um samba comercial e de ritmo gostoso , com letras ao mesmo tempo românticas e maliciosas . Ao mesmo tempo era compositor de sambas-enredos para a escola de samba PORTELA  , tendo como inseparável companheiro CANÁRIO . 

   Em 1995 Agepê parecia estar vivendo um bom momento : o disco FELIZ DA VIDA , lançado no ano anterior , trazia um pouco desse estado de espírito . Em agosto de 1995 , juntamente com seu amigo e parceiro CANÁRIO e ainda o compositor BIRA , compôs um samba-enredo de título bem nacionalista e otimista : ESSA GENTE BRONZEDA MERECE SEU VALOR   , e fez aquela que seria sua última apresentação . Também , com o apoio do amigo , ex-jogador de futebol e então deputado estadual Carlos Roberto de Oliveira - o ROBERTO DINAMITE - pretendia se apresentar em outro palco : o da política , sendo candidato a vereador nas eleições municipais de 1996 . Nas primeiras horas do dia 30 de agosto de 1995 um velho adversário de Agepê o venceu : o alcoolismo , e ele falecia aos 53 anos ..........Um discreto mal cuidado túmulo no Cemitério do Caju , no Rio de Janeiro , e ainda 15 discos e uma coletânea de sucessos lançada 10 anos após sua morte  , são algumas das poucas lembranças que restaram desse que foi um dos grandes nomes do samba . Um dos vídeos de hoje é uma apresentação da cantor no extinto programa da TV Globo , GLOBO DE OURO , em 1976 . É PARA MATAR A SAUDADE !

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário