segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Som de Joinville : Em Nome de Jah

A ideia da música , desde sempre , é trazer alegria  embora existam músicas tristes e até depressivas . Com um ritmo lento e uma levada boa e contagiante o REGGAE  está longe de ser triste........não se sabe exatamente a data em que surgiu  , mas o fato é surgiu na década de 60  como fruto da fusão do ROCKLEAST ( ritmo bastante popular na Jamaica )  e do SKA ( uma mistura de ritmos norte-americanos , como jazz e rhythm and blues , com ritmos caribenhos como o calipso ) e logo caiu nas graças de vários roqueiros , especialmente os BEATLES ( a música OB-LA DI OB-LA DA , de 1968 , tem forte influência do reggae ) e o guitarrista , cantor e compositor ERIC CLAPTON ( um de seus maiores sucessos é o reggae I SHOT THE SHERIF , de 1974 ) . Sem dúvida sua disseminação pelo mundo e popularidade deve-se muito a BOB MARLEY ( 1945-1981 ) , um dos raros astros da música mundial oriundos de um país pobre . Engana-se quem pensa que as letras do reggae são sobre sobre praia , curtição , sol , alegria  ou  com temas ligados ao rastafarismo , religião cuja divindade é JAH ( que , acreditam , surgiu para salvar e redimir os negros e foi encarnado na figura do imperador da Etiópia HAILIE SELASSIÊ  , que governou aquele país entre 1930 e 1974 )  ; existem sim ,  letras de reggae que abordam a pobreza , o racismo , a desigualdade social entre outros problemas da sociedade contemporânea , como aliás , é a uma das características do ska , um dos ritmos que lhe deram origem .  Com uma das maiores populações negras do país , a partir da década de 80  a cidade de São Luís , capital do Maranhão , tornou-se o grande centro do reggae brasileiro , o que lhe valeu o título de JAMAICA BRASILEIRA .
   Joinville não tem praia ( não considerando  , é claro , a Vigorelli ) e tem uma população negra reduzida , mas o reggae  tem seus seguidores por aqui..........os rapazes do RAIZ VITAL ( FOTO ABAIXO )  juntaram-se em outubro de 2006 e  já em 12 de outubro daquele ano fizeram sua primeira apresentação , em um evento cultural . Alguns dias mais tarde , em 21 de outubro , fizeram sua primeira apresentação ao grande público , mais especificamente na Praça da Bandeira  e desde então então não pararam mais : até 31 de dezembro de 2014 foram 158 apresentações e é comum vê-los tocando em balneários como Barra do Sul , Itapoá e São Francisco do Sul e até no reduzido e vizinho litoral do Paraná . Atualmente a banda é formada por FELIPE GRIZA ( voz e guitarra base ) , FERNANDO ( voz e guitarra solo ) ,
 FELIPE GOLIAS ( voz e baixo ) e DOUGLAS ( bateria ) e está em processo de gravação de seu primeiro disco , após quase dez anos de existência da banda . Definem-se como uma banda que além de trazer muita alegria e diversão , traz nas letras de suas músicas muita paz e mensagens positivas e têm inúmeras influências , não apenas do reggae : Skank , Paralamas do Sucesso , Gilberto Gil , Armandinho , Jorge Ben Jor , Deep Purple , Pink Floyd , Guns N ´ Roses  entre outros . O vídeo de hoje é uma apresentação ao vivo da música SABER . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário