terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Um Olhar , Um Instante

Uma belíssima baía emoldurada por porções generosas e intactas de Mata Atlântica , casario histórico e imponente , ótimas e atraentes praias , um porto movimentado , três séculos e meio de muitas histórias para se contar , um povo alegre e contador de "causos" e que se conhece mais por seus apelidos do que por seus próprios nomes ..........esta é uma breve descrição da paradisíaca e vizinha São Francisco do Sul . Inspirado por sua cidade natal , o poeta e escritor francisquense GIOVANNI LEMOS caprichou e fez esta crônica-poema . CONFIRA :

"Sentado à miramar , o olhar debruçado sobre a baía , emoldurado pelas montanhas da Mata Atlântica , rastreia a paisagem que surge . Muitos instantes são revelados a quem se dispõem a observar .



  A brisa que sopra refrigera e impregna os sabores do tempo naqueles que desfilam empolgados pelas maravilhas que se apresentam em paisagens deslumbrantes .



  A arte natural que a contemplam apresenta mundos nunca vistos e imaginados . Muitos absorvem essa liberdade que encontram



e buscam nela a oportunidade de se conhecerem . Admirando , descobrem o quanto estão longe dessas maravilhas , pela vida que levam em seu dia a dia .



Em cada observação , uma análise do que sustentam no real cotidiano dos longínquos mundos em que vivem . Descobrem que em seus mundos não param para contemplarem e valorizarem instantes gratuitos que o Criador , aos mínimos , nos apresenta .

  Tal gesto exige o tímido exercício de um dos sentimentos mais importantes que temos . Nada nos falta para vivenciarmos o momento , basta apenas , dispormos a olhar para qualquer ângulo e registrarmos os instantes que rapidamente ficam no passado . Em muitas ocasiões , ficamos em êxtase .

   Num cenário aprazível desfila a vaidade plástica dos corpos que transitam num ambiente fugaz .



 A cada manifestação desse frenesi cria-se e recria-se um mosaico de seres míticos típicos dessas situações que estimulam os homens em suas manifestações ao transitarem e se relacionarem com seus semelhantes.

   Quantos prazeres podemos narrar diante do que vimos e ouvimos . Muitas descrições podemos criar pelas exposições de detalhes evidenciados numa bela hora em que nos deparamos absortos pelo gentil gesto de mirar .



    Olhando em diferentes posições , o pensamento desliza numa rapidez quase que impossível de processar a lucidez dos fatos .



 Percebe-se que o fatual não se emancipa do processo de registrar e gerir o idílio ocorrido  entre o contemplar e sentir a natureza e o efeito que causa em quem vê . A cognação une o registro material com o sentimento de causa numa perfeita simbiose .

    Os instintos desertam a matéria e se entrelaçam inquietando os seres que circulam . Como uma conspiração distribuída em poção mágica a distrair todos que os animam .




A razão , na maioria das vezes , fenece e a alegria sem medida reina com todo seu vigor exacerbado .



As ações insólitas evidenciam , em muitos casos , o desenfreado exagero acotovelando-se por socorro .

    Viços pluralizados ? Necessidades satisfeitas ? Ânimos contidos ? Desesperos amenizados ? Mentes equilibradas ? Amores correspondidos ? Enfim 1 Tudo é efêmero .

     Como definir visualmente tantos talentos expostos a inspirar grandes artistas ? Seria um sacrilégio julgar a individual e natural evolução a que cada um converge .

      Nossos sentidos



são para nos tornar felizes e não para julgar aleatoriamente alguém pelos seus atos e omissões .

      Como diz o poeta '........respeite o insano , sagrado e profano......... ' Digo eu : respeitem o amor . "


Nenhum comentário:

Postar um comentário