segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sebos Na Praia

Sol ,mar , praia , sombra , água fresca e um merecido descanso.........além disso podemos adicionar clássicos tanto da literatura nacional quanto internacional e quadrinhos dos melhores chargistas da atualidade . Não , não estamos delirando e , sim , isso é possível . É o que nos conta o escritor LUIZ CARLOS AMORIM na crônica de hoje . CONFIRA :

"Sou fã de sebos. 



Sempre fui. São uma alternativa mais barata para que consigamos manter o hábito da leitura. Pois me ocorreu um outro tipo de sebo, o sebo de praia. E existe isso? Pois então, existem, sim. Existem, porque existem pessoas abnegadas, amantes de livros, que fazem deles profissão, ganha-pão. E quando chega o verão, eles vão de mala e cuia – ou melhor, com a barraca e uma boa quantidade de livros – para a praia, oferecer variada opção de leitura para os veranistas.

Admiro essas pessoas, por levarem o livro a um lugar onde normalmente ele não seria encontrado e também por sacrificarem o seu verão

 trabalhando para que algum turista que esteja procurando por uma boa leitura, possa encontrá-lo sem ter que deixar a praia e deslocar-se até a cidade.
Sei que não é em toda praia que acontece isso, não sei exatamente quais delas contam com essa opção, mas aqui em Floripa,

 em um ou outra, podemos encontrar um cristão oferecendo livros.
É claro que eles não oferecem apenas livros, há revistas, quadrinhos, etc., como todo bom sebo, o que os torna ainda mais atrativos.
Acho ótimo que o sebo tenha chegado até a praia.

 Que a ideia sirva de exemplo e mais sebos nas praias de todo o nosso litoral,

 por todo o Brasil, apareçam e sejam prestigiados, porque não adianta existir o sebo se não comprarmos os livros que eles oferecem. Se não houver demanda, eles desaparecem. E precisamos valorizar toda iniciativa que venha para incentivar a leitura, que venha para colocar livros nas mãos de todo aquele que queira adquirir mais cultura, mais conhecimento, mais informação.

 A leitura nos faz viajar, pois ao recriarmos a ficção, passeamos por lugares verdadeiros ou imaginados que talvez não possamos visitar de outra maneira.

 Que venham os sebos praianos, que venham mais e apareçam em todas as nossas praias.
Qualquer iniciativa que privilegie a leitura, qualquer ação que coloque livros nas mãos de leitores em formação ou tenha a possibilidade de de formar novos leitores é bem-vinda. A criatividade do brasileiro nesse sentido é grande e precisamos apoiar aqueles que se dedicam a incentivar a leitura.

 São ideias várias, de norte a sul do Brasil, e tenho o hábito de divulgar, porque bons projetos para melhorar a cultura de nosso povo, têm que ser conhecidos e multiplicados. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário