sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Viagem Musical : É Rock , Tchê !

Churrasco , chimarrão , rodeios crioulos , bombachas , cavalos , imensos campos , um povo extremamente orgulhoso de sua terra  , as inevitáveis brincadeiras com o pessoal de Pelotas........essas são algumas das imagens que tradicionalmente tem-se do Rio Grande do Sul  . Naquela febre de rock ´n roll que tomou o Brasil de assalto na década de 80  , os gaúchos mostraram que não se resumem apenas às imagens expostas há pouco e que também não vivem apenas de nomes como TEIXEIRINHA ( 1932-1985 ) , o irreverente GAÚCHO DA FRONTEIRA e da chamada música tradicionalista . Naquela época o Estado foi um dos grandes celeiros do rock nacional e revelou bandas como NENHUM DE NÓS e ENGENHEIROS DO HAWAII , que acabariam marcando época na história do rock brasileiro  . Uma dessas tantas bandas gaúchas começou sem pretensão nenhuma e apenas tocando para animar os frequentadores do ROCKET 88 , tradicional ponto de encontro dos roqueiros de Porto Alegre . Em julho de 1983 o cantor e guitarrista BEBECO GARCIA , o baterista EDINHO GALHARDI , o saxofonista KING JIM e o baixista MITCH  MARINI  , todos já com bastante experiência na cena musical de Porto Alegre , juntaram-se para formar a banda GAROTOS DA RUA ( o estranho nome vem do título de uma música de autoria dos compositores SÉRGIO MELLO e CARLOS CARAMEZ ) . Já em janeiro de 1984 , a eles se juntariam o guitarrista GERALDO FREITAS  e o baixista JUSTINO VASCONCELOS e pouco tempo gravaram a primeira música pela pequena gravadora ACIT ( o foco da gravadora é a música gaúcha , especialmente a tradicionalista ) : SABE O QUE ACONTECE COMIGO ? Foi um sucesso........a banda , antes restrita a Porto Alegre , botou o pé na estrada e se apresentou em 50 cidades gaúchas , chamando a atenção da hoje extinta gravadora RCA . Em 1985 gravaram  TÔ DE SACO CHEIO e a música de título irreverente tornou-se um hit nacional . Os rapazes trocaram a fria Porto Alegre  pela quentíssima Rio de Janeiro e em 1986 gravaram o primeiro disco , que tinha como sucessos GURIZADA MEDONHA , BABILINA  , VOCÊ É TUDO  QUE EU QUERO e NÃO É VOCÊ e ainda tiveram a honra de ter a participação de CELSO BLUES BOY ( 1956-2012 ) , talvez o maior guitarrista brasileiro de todos os tempos , tocando guitarra em Não é Você .



    Em 1987 foi lançado o disco DOUTOR EM ROCK ´N ROLL  , cujo grande sucesso foi a romântica EU JÁ SEI  . Em 1988 a banda atingiu seu auge , com um som muito mais elaborado e misturando ritmos como rock , blues e rythm and blues  . O resultado foi o disco NÃO BASTA DIZER NÃO , cujos grandes sucessos foram HALLEY DAVISON  BLUES , SÓ PRA TE DAR PRAZER e MEU CORAÇÃO NÃO SUPORTA MAIS . Ironicamente , ao chegar no topo , a banda começou a fazer água .......em 1989 , para a tristeza de seus admiradores , a banda acabou sendo dissolvida e  todos acabaram seguindo carreiras solo , coma exceção do vocalista Bebeco Garcia  , que até 1994 seguiu usando o nome de Garotos da Rua ( em 1992 ele chegou a gravar um disco ao vivo ; acabou falecendo em Porto Alegre em maio de 2010 , aos 57 anos ) . Em 1996 , já com saudade dos fãs , 3 integrantes da formação original da banda - Justino Vasconcelos , Edinho Galhardi e King Jim - juntaram-se ao guitarrista CRISTIANO CROCHEMORE  para reativar a banda e desde então o Garotos da Rua trocou de formação diversas vezes , porém ainda tem fãs fiéis no Rio Grande do Sul .



    Desde o seu retorno a banda gravou apenas um disco , CAMINHO DA ESTRADA , lançado em 2004 e que teve boa vendagem no Rio Grande do Sul . Quase todas as músicas do dia eram inéditas , com exceção de CANOS SILENCIOSOS , originalmente gravada em 1986  por outra legenda do rock nacional : LOBÃO . O disco teve como sucessos  BONECO DE MOLAS , A PORTAS FECHADAS , NÃO POSSO MAIS e NÃO DÁ MAIS PRA FICAR . Além dos 4 discos gravados até hoje , a banda participou de dois discos coletivos : ROCK GARAGEM ( 1985 ) e ROCK GRANDE DO SUL ( 1986 ) . O clipe da hoje é da romântica VOCÊ É TUDO QUE EU QUERO  , uma bela oportunidade de matar um pouco da saudade da década de 80 . OUÇA O SOM DOS ROQUEIROS DO PAMPA !


Nenhum comentário:

Postar um comentário