sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Zica

Aquele nobre francês , CONDE DE SIVRAC , ao criar um brinquedo um tanto esquisito e de nome estranho , CELERÍFERO , no distante ano de 1780 nem sequer poderia imaginar no que aquilo se transformaria ...........tratava-se de um desajeitado brinquedo de madeira , com duas rodas ligadas por uma viga  e com apoio para as mãos . Um outro nobre , dessa vez um barão alemão e que se chamava KARL VON DRAIS  viu que aquilo poderia ter outro utilidade além de um simples brinquedo .......ele o adaptou introduzindo um guidão e um rústico sistema de freagem . Em abril de 1818 , três meses após registrar a patente de seu invento , ele o apresentou ao público pela primeira vez  no parque Luxemburgo , em Paris . Na mesma época  Von Drais usou aquele estranho e novo meio de locomoção para percorrer as cidades francesas de  BEAUNE  e DIJON  , mas o seu inovador e esquisito invento acabou não fazendo sucesso e  Von  Drais  acabou ridicularizado e falido  , um nobre que ficou pobre.........Com o passar do anos a DRAISIANA  , como ficou conhecida , sofreu algumas modificações : foi incluído o selim e a roda traseira foi adaptada , dando maior segurança , estabilidade e praticidade  . Em 1855 um francês de nome ERNEST MICHAUX  criou um triciclo , com duas rodas traseiras e uma dianteira , com pedais ligados à roda dianteira  , mas coube a outro francês , mais precisamente um fabricante de carrinhos de bebê  chamado PIERRE LALLEMENT  , dar o passo definitivo........Em 1863 , após observar uma draisiana , ele criou o que chamamos de BICICLETA ( o nome vem do grego BIKYKLOS  , que significa duas rodas ) .

   Não se sabe ao certo quando ela chegou ao Brasil , mas é muito provável que tenha sido através de imigrantes alemães que colonizaram o Sul do Brasil ( os primeiros relatos da existência de bicicletas no Brasil são de Curitiba , em 1895 existiam naquela cidade vários clubes de ciclismo  , formados por alemães ou descendentes )  , já outra hipótese é que ela tenha vindo através dos ricaços do café de São Paulo ( a primeira pista de ciclismo do país foi construída na antiga chácara da magnata VERIDIANA DA SILVA PRADO , onde hoje está a praça ROOSEVELT  , em São Paulo ) . O fato é que a princípio a indústria ciclística brasileira se resumia a produção de selins e paralamas e lojas que comercializavam a bicicleta , como PROSDÓCIMO , CALÓI e MONARK  também as montavam , utilizando peças vindas de seus países de origem  . Só na década de 50 é que as bicicletas começaram a ser  produzidas integralmente no Brasil  , até então importavam-se bicicletas dos Estados Unidos e da Europa ( especialmente da Alemanha , Suécia , França e Inglaterra ) . Além de ser um dos meios de transporte mais baratos e populares do mundo a bicicleta também é uma das musas inspiradores do genial e multi artista JUAREZ MACHADO ( FOTO ABAIXO )  . Em um dos vídeos postados há pouco ele não apenas comenta sobre a sua relação coma bicicleta como também relembra a Joinville de seu tempo . VALE A PENA CONFERIR !


Nenhum comentário:

Postar um comentário