terça-feira, 1 de março de 2016

Agende-se : Coisa Nova......

Tem novidade literária pintando no pedaço ........Ficou com curiosidade ? Então confira este recado da CONFRARIA DO ESCRITOR DE JOINVILLE :

"No próximo sábado (5) será lançado o livro infantil ' Desenhando com Chimbica – Bichinhos no Quintal ', com evento às 10 horas na Livraria A Página (Rua Dr. João Colin, 475, Centro - ABAIXO ).


A obra apresenta, entre versos e ilustrações, o passo a passo para criar os desenhos de animais a partir de formas geométricas. Idealizada pelo artista Valério Mattos ( ABAIXO ) , ela contou com a parceria do escritor Jura Arruda para desenvolver a parte literária.


' Desenhando com Chimbica ' ganhou edição pela Editora Areia, de Joinville. O projeto foi contemplado pelo Mecenato Municipal no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (Simdec) de 2015, da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Joinville.

Quem dá as orientações para juntar círculos, semicírculos, triângulos e outras formas e traços é o personagem-título, Chimbica ( ABAIXO , COM VALÉRIO ) , fazendo com que o jovem leitor compreenda que desenhar também é uma questão de técnica.

Em forma de poema, as lições explicam como os símbolos podem se transformar em animais, que aparecem na história para fazer companhia para o menino.


Chimbica existe para além do papel: na verdade, ele foi criado a partir de outra forma de arte. Durante 20 anos anos, Valério Mattos ( ABAIXO , AO CENTRO ) foi professor de artes das redes municipal e estadual de Joinville. Foi dentro da sala de aula que nasceu o menino travesso e questionador, como um grande fantoche.


' Comecei a dar aulas de artes para os alunos do primeiro ano, que ainda não eram alfabetizados. Era necessário encontrar um jeito de ensiná-los e conquistar seu interesse '  explica Valério. ' Eu já levava violão e pequenos fantoches, mas o Chimbica me fez querer pesquisar como criar um boneco do tamanho dele ' completa.


Com o boneco de 80 centímetros em punho, ele fez sucesso entre os estudantes. Em 2014, já no papel de autor, percebeu que Chimbica poderia ajudá-lo também em outra esfera: a do mercado.

Ele participava da Feira do Livro de Joinville divulgando seu primeiro livro, ' O Mundo Mágico das Cores ' ( ABAIXO ) ,  quando sentiu que a simples permanência em um estande não chamava a atenção para o livro de um joinvilense.


' Em oito dias, eu havia vendido apenas três livros. Levei o Chimbica para contar histórias e nos dois últimos dias do evento, vendi 70 exemplares '  recorda.


Aquela primeira obra, ' O Mundo Mágico das Cores ', trazia a experiência de educador ao apresentar os conceitos das cores primárias em meio à história de um reino em que a população vê tudo ser transformado em branco, preto e cinza. ( ABAIXO , À DIREITA , VALÉRIO )


Em ' Desenhando com Chimbica ', o estilo se repete: sem querer ser didático, Valério apresenta as formas geométricas enquanto ensina a desenhar, seguindo o modelo que utilizava com os alunos. Foi aí que o amigo Jura Arruda ( ABAIXO )  entrou na história.


' Eu havia criado as quadrinhas, fazendo rimas enquanto ensinava. Mas sou artista plástico e professor, não escritor. Jura foi revisar o texto e acabou assumindo o papel de transformá-lo em literatura ' conta ele ' Geralmente, é o ilustrador quem cria a partir do texto, mas, desta vez, fizemos o caminho inverso '  destaca. ( ABAIXO , UMA DAS APRESENTAÇÕES DE VALÉRIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL )


Evento terá contação de histórias e sessão de autógrafos

O evento ocorre na Livraria A Página (rua João Colin, 475) e terá sessão de autógrafos e contação de histórias com os dois autores, além de uma prova do quanto é fácil desenhar com o Chimbica: Jura Arruda, que não tem muitas habilidades artísticas, seguirá as indicações do livro para criar os bichinhos no quintal. O livro estará à venda a R$ 15 e fica disponível na Livraria A Página e em outras livrarias da cidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário