quinta-feira, 31 de março de 2016

O Embrião

JOINVILLE FOI FUNDADA EM 9 DE MARÇO DE 1851 , assim se ensina , assim se repete , assim se festeja........mas você já parou para pensar se essa data é realmente verdadeira ? Caso você tenha essa dúvida , então preste atenção nos fatos , datas e pessoas a seguir........Em 18 de maio de 1850 uma pequena embarcação costeira , ou PATACHO ( ABAIXO )  , chamado DOUS IRMÃOS partiu do porto de Rio de Janeiro levando as seguintes pessoas :

 LOUIS FRANÇOIS LEONCE AUBÉ ( ABAIXO - francês , 34 anos , solteiro , vice-cônsul da França em Santa Catarina , representante do Príncipe de Joinville e da Princesa Dona Francisca e com certos trânsito e influência na corte imperial brasileira ) , LOUIS DUVOISIN ( também francês , solteiro , 30 anos , cozinheiro e servente de Aubé e radicado no Brasil desde 1842 ) , HERMANN GUENHER ( engenheiro contratado pela Sociedade Hamburguesa e que entre as suas funções tinha a de receber oficialmente das mãos de Aubé as 8 léguas quadradas de terras cedidas pelo Príncipe de Joinville à empresa ) , JULIE ENGELL ( companheira de Guenther e feminista inveterada natural de Berlim ) , PETER SCHNEIDER ( agricultor , 26 anos , contratado por Guenther ainda no Rio de Janeiro ) , MARIA CATHARINA ( esposa ) , CATHARINA ( filha ) , EWERT SEBASTIAN VON KNORRING ( sueco , 33 anos ) , AUGUSTA SOPHIA ( esposa ) e MATHILDE ELISABETH ( filha , recém nascida ) .

Na noite de 21 de maio chegaram à São Francisco do Sul ( ABAIXO , GRAVURA DE SÃO FRANCISCO , FEITA POR VOLTA DE 1852 . PARA VISUALIZÁ-LA MELHOR CLIQUE NELA ) e lá encontraram uma pessoa que seria de valiosíssima importância não só para a árdua série de trabalhos que teriam a fazer como também nos primórdios de Joinville :

 militar ( era tenente-coronel ) e maior latifundiário e líder político da região , FRANCISCO DE OLIVEIRA CAMACHO acabaria cedendo grande quantidade de seus escravos tanto no transporte dos imigrantes europeus quanto na construção de suas casas , além de ter sido um dos grandes incentivadores do povoado ( ABAIXO ) recém surgido  .

 Já em 22 de maio o reduzido grupo , em canoas e acompanhado do coronel Camacho , enfrentou uma longa viagem até chegar ao local de destino e acabaram chegando à embocadura de dois rios : Cachoeira e Bucarein . Não se tratava de um local virgem e intocado : desde 1826 ali - onde hoje está a ponte MAURO MOURA ( ABAIXO )  -

funcionava um modesto porto utilizado por escravos e moradores de uma vasta fazenda pertencente ao coronel ANTÔNIO JOÃO VIEIRA e que localizava-se às margens de um riacho conhecido como Itaí-Guaçú ( o local equivale hoje ao bairro Itaum - ABAIXO  ) .

E a viagem prosseguiu : à medida que avançavam por aquele rio encachoeirado , de águas barrentas e margens lodosas , ele ia se estreitando cada vez mais até finalmente chegarem a um local onde havia a embocadura de um riacho de águas incrivelmente cristalinas , que nada mais é do que o hoje infelizmente poluído e escondido ribeirão MATHIAS ( ABAIXO ) ........

Naquele local também havia um picada utilizada pelos caçadores da região ( o CAMINHO DO JURAPÉ , hoje Rua Nove de Março ) e , para surpresa dos forasteiros recém chegados , uma rústica cabana : ali vivia um francês conhecido apenas  como M, FRONTIN e que era um dos raros remanescentes na região da fracassada colônia de franceses ( ABAIXO , UMA DE SUAS RUÍNAS ) estabelecida na península do Saí quase 10 anos antes .

         Após pernoitarem na humilde residência ( ABAIXO - a palavra residência é um elogio ! ) daquele solitário e isolado francês , navegaram pelo ribeirão Mathias até um local em que dois braços do ribeirão formavam uma pequena ilha :

 ali construíram um rancho , feito de troncos de palmito , cipó e folhas de palmeira e que media 22 metros por 10 metros ( mais tarde o rancho foi transformado em uma igreja ) . Do outro lado do ribeirão construíram outro rancho de mesmo tamanho e que tinha capacidade para receber e acomodar 6 famílias e unindo os dois ranchos uma rústica ponte ( ABAIXO )  : esse local é exatamente onde hoje está a Biblioteca Pública de Joinville e provavelmente  muitos dos quem frequenta o local para adquirir cultura e conhecimento nem sequer imaginam que Joinville nasceu ali .........

Além dos ranchos fizeram modestas plantações de milho , mandioca e feijão e praticamente mais nada além disso . Coube a Leonce Aubé a honra de ser o autor daquela que é a provável certidão de nascimento de Joinville : datada de 30 de agosto de 1850 , revela os primeiros dias e os primeiros trabalhos do reduzido grupo no local e foi enviada para ......DOM PEDRO II ! ( ABAIXO )

 Na verdade Joinville tem várias certidões de nascimento , ou melhor , tinha : um considerável material de autoria de Hermann Guenther , enviado para a Sociedade Hamburguesa e que era constituído de  cartas , relatórios , contas , descrições e até mesmo ilustrações infelizmente acabou sendo perdido.......

Com a exceção dos dois franceses , nenhum daqueles passageiros que aqui chegaram em 22 de maio de 1850 ficou para ver a semente que plantaram crescer e dar frutos : Hermann Guenther acabou sendo demitido por EDUARD SCHROEDER - filho do principal acionista da Sociedade Hamburguesa , CHRISTIAN MATHIAS SCHROEDER  ( ABAIXO ) , e diretor interino da colônia - em 1 de fevereiro de 1851 , logo após esse chegar aqui e não gostar nada do que viu , principalmente o local escolhido para ser estabelecido o centro da colônia .

 O mesmo destino teria o casal sueco Von Knorring , demitido em 6 de junho de 1851 ( a filha do casal falecera em 23 de maio ) por motivos até hoje desconhecidos , mas já se pode logo imaginar o porquê : Ewert Sebastian Von Knorring era , pasmem , formado em Direito pela antiquíssima universidade sueca de Uppsala ( ABAIXO ) ,  franzino e sofria de problemas pulmonares !

Já Peter Schneider , que chegou a ocupar parte do primeiro lote de terras a ser vendido na colônia Dona Francisca ( ABAIXO , GRAVURA FEITA EM 1852 )  , saiu por conta própria : em 29 de janeiro de 1852 deixou a colônia junto com a sua filha ( a sua mulher falecera em 18 de maio do ano anterior ) .......

E o que diriam todas esses pioneiros de 1850 ao verem o vídeo do dia ? Trata-se de uma interessantíssima matéria da TV RIC-RECORD JOINVILLE a respeito da CENTRO DE JOINVILLE ( ABAIXO ) , que foi afinal onde tudo começou.......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário