segunda-feira, 7 de março de 2016

Som de Joinville : Violeiro dos Pampas

Não existe contestação alguma quanto a isso : um dos maiores conhecedores e especialistas da tão complicada LÍNGUA PORTUGUESA foi um sujeito chamado AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA ( 1910-1989 - ABAIXO ) .

O tão útil e importante dicionário que leva o seu nome no entanto é econômico ao definir o que é a palavra GUERRA : " 1- Luta armada entre nações ou partidos , conflito ; 2- Expedição militar , campanha ; 3 - A arte militar ; 4 - Oposição , hostilidade ".......

Indo mais além e descobrindo a origem da palavra veremos que ela surgiu de uma antiga palavra germânica , WERRA , cujo significado é "luta , discórdia " . Por incrível que pareça , um outro significado poderia ser adicionado aos que acabaram de ser citados : CRIAÇÃO .......Foi justamente em função dessa , que é certamente a maior manifestação da estupidez humana ( ABAIXO , PRISIONEIROS ARGENTINOS DURANTE A GUERRA DAS MALVINAS , EM 1982 ) , que surgiram grandes inventos como o computador e o radar e até mesmo cidades e civilizações .

Pois naquele ano de 1750 um grupo de soldados saiu de São Paulo rumo ao extremo sul da então América portuguesa com uma missão .......Não , não era nenhuma das muitas e intermináveis guerras entre os eternos rivais Portugal e Espanha , que por sinal haviam acabado de assinar um tratado em Madri pondo fim temporariamente a essas guerras e as disputas de fronteiras na América do Sul ( ABAIXO , O MAPA DO BRASIL APÓS A ASSINATURA DO TRATADO )  ,  mas sim uma missão de paz  : fundar um povoado e garantir com isso o domínio português naquela região .

Aquele punhado de soldados estabelecidos às margens do rio Jacuí , próximos a uma cachoeira , logo ganhariam a companhia de empobrecidos casais vindos do super povoado arquipélago de Açores ( ABAIXO )  e em 1769 outros personagens passariam a fazer parte dessa história :

 eram índios guaranis , sobreviventes da GUERRA GUARANÍTICA ( confronto contra tropas portuguesas e espanholas , ocorrido entre 1753 e 1756 na chamada região dos SETE POVOS DAS MISSÕES , na atual fronteira com a Argentina - ABAIXO , RUÍNAS DE UMA DAS CIDADES QUE EXISTIAM NESSA REGIÃO  ) e que se estabeleceram em um local conhecido como PASSO DO FANDANGO .

Por uma razão óbvia aquele povoado logo seria conhecido como Cachoeira e e em 1779 seria elevado de capela para freguesia ( equivalente hoje a um distrito ) de Rio Pardo com o extenso nome de NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA CACHOEIRA ( ABAIXO , A SUA CATEDRAL , CONCLUÍDA EM 1799 E QUE LEVA ESSE NOME )  e se ele surgiu em função da guerra também acabaria progredindo em função dela :

 a localidade era ponto de parada e abastecimento de tropas militares que se dirigiam a conflituosa região de fronteira com os domínios espanhóis , o que acabou estimulando o comércio e como consequência inevitável desse progresso veio em 5 de agosto de 1820 a tão esperada emancipação política . ( ABAIXO , BANDEIRA COM O BRASÃO DO MUNICÍPIO )

Ao longo do século 19 a cidade passou um processo de desenvolvimento cada vez maior : agência dos correios ( 1829 ) , um código de posturas ( 1830 ) , construção de edifícios públicos importantes como a prefeitura ( inaugurada em 1865 , chegou a servir como hospital durante a GUERRA DO PARAGUAI - ABAIXO ) ,

ligação telegráfica ( 1876 ) , uma ferrovia a ligando a Porto Alegre ( 1883 - ABAIXO , A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIDADE ) e um porto fluvial cada vez mais movimentado e importante . O progresso atrai pessoas , até mesmo do outro lado do oceano Atlântico :

a partir de 1857 a região começou a receber imigrantes alemães ( que se dedicaram e aperfeiçoaram o cultivo do arroz ) e a partir de 1877 foi a vez dos italianos ( muitos desses imigrantes acabariam trocando o campo pela cidade e se dedicando ao comércio - ABAIXO , IMIGRANTES ITALIANOS NO RIO GRANDE DO SUL ) . As etnias espanhola , africana , japonesa e árabe também se fizeram , e se fazem , representar na cidade .

        Mas talvez o período áureo de Cachoeira foi a década de 20 ( ABAIXO , FOTO DA PRAÇA CENTRAL DA CIDADE , TIRADA EM 1925 ) : impulsionada pela produção de arroz ( a cidade chegou a ser o maior produtor brasileiro desse artigo agrícola ) , a cidade acabou ganhando edifícios belos e imponentes , como as atuais sedes da

 Casa da Cultura e da Câmara de Vereadores e aquele que é um dos seus grandes símbolos : o monumento CHÂTEAU  D ´EAU , ou Castelo D´ Água ( ABAIXO )  .

Mas a alegria não durou muito tempo : um ataque de gafanhotos , na década de 30 , e uma terrível cheia do rio Jacuí ( ABAIXO ) , na década seguinte , acabaram botando tudo a perder.......

Desde então CACHOEIRA DO SUL ( o nome surgiu em 1944 para não haver confusão com a cidade baiana de Cachoeira )   vive de altos e baixos e ainda tem no agronegócio - especialmente as produções de arroz ( é o sétimo maior produtor brasileiro ) , milho , soja , noz-pecã ( uma espécie de nogueira ) , oliva e azeite de oliva ( segundo os entendidos o azeite de oliva local não fica nada a dever aos similares famosos , especialmente de países como Itália , Espanha e Portugal ) , sendo que até mesmo as indústrias do lugar - que não são poucas - são ligadas à esse setor da economia . ( ABAIXO , O EDIFÍCIO MAIOR COMA CHAMINÉ É O " MEMORIAL DO ARROZ " )

Localizada a 196 quilômetros de Porto Alegre , às margens da BR-153 e quase ao centro do Estado , Cachoeira do Sul ( ABAIXO )  é dotada de um bom porto fluvial , de um aeroporto de porte médio , é pólo de uma microrregião formada por 7 municípios e embora não seja um dos municípios brasileiros de maior qualidade de vida ( nesse quesito a cidade está na posição de número 700 , entre os 5.507 municípios brasileiros ) ,

 inúmeros dados dão um pouco de ideia da sua importância : a cidade( ABAIXO )  tem o oitavo maior parque gráfico do Rio Grande do Sul , é o vigésimo primeiro município mais populoso do Estado ( segundo estimativa feita pelo IBGE em 2014 , eram 86.688 habitantes )  e também o seu vigésimo maior colégio eleitoral  , o trigésimo oitavo maior arrecadador de impostos do Estado ,

o maior centro brasileiro produtor de balanças eletrônicas tendo ainda  importantes reservas de CROMITA ( ABAIXO )  , mineral bastante utilizado na indústria .........

Atrações turísticas em Cachoeira do Sul ? Muitas : a sua catedral  , as igrejas Santo Antônio e São José , o Templo Martim Lutero , o antigo Cine Coliseo , a incrível FONTE DAS ÁGUAS DANÇANTES , a FESTA NACIONAL DO ARROZ ( realizada desde 1941 ) matas co várias espécies de gatos-do-mato , importantes concentrações de fósseis pré-históricos , etc... etc......( ABAIXO , PRÉDIO ONDE FUNCIONOU UMA DAS SEDES DA REBELDE REPÚBLICA FARROUPILHA )

Ah , já íamos nos esquecendo ........A cidade também é conhecida por suas ENCRENCAS ..........Não , não é o que você pensou mas sim deliciosas massas caseiras semelhantes a casquinas de sorvestes e cujos vendedores anunciam sua presença tocando sinos . Cachoeirenses ilustres ? Nesse quesito também encontramos muitos nomes : o jornalista ALEXANDRE GARCIA , ( ABAIXO )

o comerciante ANTÔNIO VICENTE DA FONTOURA ( ABAIXO - única liderança civil da rebelião conhecida como REVOLUÇÃO FARROUPILHA , ou Guerra dos Farrapos ; curiosamente era contra a separação do Rio Grande do Sul do restante do país , foi um dos articuladores do TRATADO DE PONCHE VERDE , que pôs fim à guerra , em 1 de março de 1845 e por seus prestígio e influência a cidade chegou a ser uma das 4 capitais da república rebelde ) ,

o político JOÃO LEITÃO DE ABREU ( ABAIXO , DE TERNO ESCURO - ministro da Casa Civil durante as gestões do general-presidente-ditador EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI e JOÃO FIGUEIREDO ) ,

 a Miss Brasil 1972 REJANE VIEIRA  COSTA ( ABAIXO ) , entre muitos outros.........

Quem frequenta ou passa pelo simpático BAR DA ROSE , localizado ao final da Rua do Príncipe , também acaba dando de cara com um dos filhos da chamada PRINCESA DA JACUÍ ( ABAIXO , PONTE-BARRAGEM  DO FANDANGO , CONSTRUÍDA SOBRE A CACHOEIRA QUE DEU NOME À CIDADE ) : ele é músico e tende pelo nome de ROGER FELTEN .

Meio índio meio hippie , ele está radicado em Joinville desde 2004 e embora já tenha feito muitas composições é mais conhecido por suas apresentações com BANDOLINS , tendo inclusive aparecido em vários programas de televisão . Ultimamente os frequentadores do citado bar também vêm tendo a oportunidade de ver e ouvir a músico fazer um dueto com o geólogo , polemista e Homus Sincerus MILTON WENDEL ( ABAIXO - sim , ele também canta ! ) :

 a dupla costuma tocar e cantar o repertório de BECHIOR - aquele cantor cearense , bigodudo e que na década de 70 emplacou vários sucessos , como LATINO AMERICANO e MEDO DE AVIÃO - e chegou até a se apresentar no Mercado Público Municipal ........Por isso , em primeira mão , trazemos hoje uma pequena demonstração do talento do VIOLEIRO DOS PAMPAS ( ABAIXO )  ao bandolim . VALE A PENA CONFERIR !

Um comentário: