sexta-feira, 11 de março de 2016

Viagem Musical : Diva Carioca

Ela não chegou a nascer em "berço de ouro " ( ABAIXO ) mas foi quase isso : veio ao mundo em uma família de classe média alta . Além de fazer parte de uma família bem estruturada e de alto poder aquisitivo , outro detalhe a fazia- e faz -  ser uma pessoa privilegiada : o seu TALENTO  .

Aliás , desde a mais tenra idade ela já sabia qual seria o seu futuro : ainda na infância teve aulas de violão , bateria e canto e aos 14 anos começou a ter aulas de canto lírico ( ABAIXO ) .

 Com 15 anos já teve o seu primeiro momento de estrela : fez parte do elenco do musical THE ROCK HORROR SHOW , dirigido pelo então quase desconhecido MIGUEL FALABELLA e cujo elenco era apenas por adolescentes . Dona de uma bela voz , tecnicamente de soprano , em 1986 a carioca MARISE DE AZEVEDO MONTE ( nasceu em 1 de julho de 1967 - ABAIXO  )

arrumou suas malas e pegou o avião rumo a Itália : Afinal , existe lugar para estudar e se aprimorar no canto lírico do que a "velha bota " e sua capital , a eterna ROMA  ? ( ABAIXO )

 Durante alguns meses Marisa se virou e ganhou suas liras - a moeda italiana de então - cantando velhos sucessos da músicas brasileira em bares , restaurantes e casa noturnas até que um velho amigo , presente a uma dessas apresentações , a fez mudar de planos e voltar mais cedo para terras tupiniquins : era o jornalista , compositor , produtor musical e faz-tudo NELSON MOTTA ( ABAIXO )  , que conhecera Marisa ainda na época daquele já remoto musical dirigido por Miguel Falabella .

Se quase sempre um artista iniciante é obrigado a passar por inúmeras e penosas dificuldades , custando a gravar o primeiro disco e custando mais ainda a fazer sucesso , para Marisa a situação foi completamente oposta : antes mesmo de gravar o seu primeiro disco ela já era sucesso . Durante um ano - 1987-1988 - apresentou-se nas principais cidades brasileiras em uma turnê - VELUDO AZUL - organizada pelo seu velho amigo Nelson Motta e a sua imagem e seu nome já apareciam com bastante frequência na mídia ( ABAIXO )  ,

 sendo que nesse período a cantora recebeu inúmeras propostas de gravadores até finalmente se decidir por uma : a inglesa EMI , que na época tinha em seu elenco , entre outros , a saudosa banda LEGIÃO URBANA ( ABAIXO )  .

Isso também acabou chamando a atenção da hoje extinta TV MANCHETE : a cantora gravou uma especial para a emissora carioca e disso saiu aquele que foi o seu primeiro disco , MM , ou seja as iniciais de seu nome e sobrenome ( a apresentação também virou um vídeo , no formato do hoje aposentado VHS )   . A única música gravada em estúdio foi SPEAK  LOW ; já outra música - I HEART IT TROUGH THE GRAPVINE - acabou ficando de fora do disco ( ABAIXO )  por falta de espaço.......

Os já numerosos fãs da jovem carioca ficaram certamente surpresos com o disco ( ABAIXO )  , mas foi uma surpresa boa : quase todo o repertório - por sinal escolhido a dedo - era de antigos sucessos , como COMIDA ( gravada originalmente pela banda paulistana TITÃS em 1987 ) , ANDO MEIO DESLIGADO ( outro clássico do rock tupiniquim , especialmente da banda - também paulistana - OS MUTANTES ) , XOTE DAS MENINAS ( um dos clássicos de LUIZ GONZAGA , gravada originalmente em 1953 e fruto de sua parceria com ZÉ DANTAS ) e NEGRO GATO ( gravada originalmente pela banda carioca RENATO E SEUS BLUE CAPS e que se tornou célebre na voz de ROBERTO CARLOS ) , mas com uma roupagem nova e um toque bem especial e pessoal de Marisa

        Embora seja um disco inofensivo , ele teve a sua dose de polêmica : entre as suas músicas está CHOCOLATE , um dos clássicos de TIM MAIA ( 1942-1998 - ABAIXO ) .

Até aí nada demais , acontece que Marisa acrescentou mais alguns versos a música - " não quero pó / não quero rapé / não cocaína " - e durante a gravação da música defendeu a legalização da MACONHA , carinhosamente conhecida por muitos como MARIJUANA .......

talvez esse tenha sido o único caso polêmico na história da carreira da inofensiva cantora . Polêmica à parte , o grande sucesso do disco acabou sendo justamente a sua única música inédita : BEM SE QUIS , uma versão de Nelson Motta para E PO ´ CHE FA , do italiano PINO DANIELLE ( ABAIXO )  .

Em 1989 - época do lançamento do disco - as maravilhas do mundo virtual da INTERNET ainda eram um sonho distante e o sucesso de qualquer cantor , ou cantora , brasileiro passa a por ter alguma de suas músicas incluída na trilha sonora de alguma novela da Globo e em virtude do sucesso de Marisa isso acabou acontecendo justamente com Bem Que Se Quis : quem acompanhou a trama de O SALVADOR DA PÁTRIA ( ABAIXO , O SEU PROTAGONISTA , VIVIDO PELO GRANDE LIMA DUARTE )  , entre 9 de janeiro e 11 de agosto de 1989 , sempre ouvia a música quando entravam em cena os personagens Severo Blanco ( interpretado pelo veteraníssimo FRANCISCO CUOCO ) e Bárbara ( LÚCIA VERÍSSIMO ) tanto em cenas românticas quanto em outras , digamos , mais "calientes "........

Resultado : o disco foi um dos mais vendidos de 1989 ( cerca de 700.000 cópias foram vendidas ) , rendeu 2 Discos de Platina , foi considerado pela versão brasileira da revista norte-americana ROLLING STONES um dos 100 melhores discos brasileiros de todos os tempos ( ele apareceu na posição de número 62 ; já outro disco da cantora - VERDE, ANIL , AMARELO , COR DE ROSA E CARVÃO , de 1994 - também aparece nessa lista , na posição de número 87 ) e ainda mostrou toda a versatilidade da cantora ( ABAIXO ) e a sua facilidade para transitar por vários gêneros musicais , embora a maior parte tanto do público quanto da mídia a considere uma cantora apenas de MPB ......

SUCESSO , essa tem sido a doce rotina de Marisa desde então : em praticamente 30 anos de carreira a cantora gravou 15 discos - incluindo excelentes trabalhos , como MAIS ( 1991 ) , BARULHINHO BOM ( 1996 - ABAIXO ) , TUDO AZUL ( 1999 ) , MEMÓRIAS , CRÔNICAS E DECLARAÇÕES DE AMOR ( 2000 ) e UNIVERSO AO MEU REDOR ( 2006 ) -

, 26 singles , 1 EP ( espécie de disco de vinil ) , participou de 18 discos de outros artistas e , é claro , colecionou sucessos como BEIJA EU , INFINITO , JÁ SEI NAMORAR , É VOCÊ e AMOR I LOVE YOU ( ABAIXO , CAPA DO DISCO " MEMÓRIAS  , CRÔNICAS E DECLARAÇÕES DE AMOR "  , DA QUAL A MÚSICA FAZ PARTE ) .

 Os números superlativos já respondem pela cantora : ela recebeu até hoje 40 premiações ( com destaque para 4 prêmios GRAMMY LATINO - ABAIXO ) , 7 Discos de Outro , 7 Discos de Platina , 7 discos de Platina duplos , 7 Discos de Platina triplos e ainda  , ufa ! , 2 Discos de Diamante ( os discos foram conquistados não só no Brasil mas também em Portugal e na Argentina )  ..........

        Obviamente sucesso atrai dinheiro e nesse quesito a cantora também é um fenômeno : em meados de 2006 - portanto há 10 anos atrás - já havia vendido mais de 10 milhões de discos ( é a sétima cantora que mais vendeu discos no Brasil ) ! Bonita e sempre elegante ( ABAIXO )  , a cantora já fez até hoje 8 turnês pelo Brasil e estima-se que tenha faturado algo próximo de 90 milhões de reais , além de ser o quinto maior cachê do Brasil (ela recebe 290.000 reais por apresentação : só ROBERTO CARLOS , IVETE SANGALO , LUAN SANTANA e MICHEL TELÓ recebem mais )

e olha que ela ( ABAIXO ) nunca foi uma artista popular , no sentido literal do termo , com penetração em todas as classes sociais e sendo conhecida desde o mais humilde catador de papéis até a presidenta da república ( embora arte e cultura não sejam muito o forte de nossa adorável presidenta ......) ........

Também não dá para contar a sua trajetória sem citar as suas festejadas parcerias com nomes como ED MOTTA , SEU JORGE e , principalmente o ex-Titã ARNALDO ANTUNES e o performático cantor , compositor e músico CARLINHOS BROWN : juntos , em 2002 formaram o trio OS TRIBALISTAS ( ABAIXO )  e o disco , de mesmo nome e lançado em novembro daquele ano , ainda é lembrado e cantado .

Para surpresa de todos , em 2007 a cantora , multi instrumentista ( toca violão , ukelele , piano , bateria e guitarra ) e produtora musical ( talvez seja a única artista brasileira a ter em posse as fitas masters das gravações de todas as suas músicas ) revelou ser também cineasta , e uma boa cineasta : o documentário O MISTÉRIO DO SAMBA revela a vida , os bastidores e canções inéditas e jamis gravadas dos integrantes da chamada VELHA GUARDA DA PORTELA ( ABAIXO - a cantora é uma portelense assumida e militante ) e que chegou a ser indicado para o tradicional festival francês de Cannes .

 Com tudo isso a cantora ainda encontrou tempo para participar da cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e de fazer uma boa ação : juntamente com CAETANO VELOSO , entre novembro e dezembro de 2013 , fez uma série de shows em memória do pedreiro AMARILDO DIAS DE SOUZA ( uma das muitas vítimas da truculência da Polícia Militar ) , no CIRCO VOADOR ( Rio de Janeiro ) . Por todo o conjunto de sua obra , em 2014 recebeu muito justamente a MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO CULTURAL ( ABAIXO ) , tradicionalmente entregue em 5 de novembro , o dia nacional da Cultura .

 Bom , agora chega de conversa : um dos vídeos do dia é o clipe de onde tudo começou , o sucesso BEM QUE SE QUIS , gravado em estilo NOIR , um gênero de cinema bastante em voga na década de 40 . COM VOCÊS TODO O TALENTO DA DIVA CARIOCA !

Nenhum comentário:

Postar um comentário