terça-feira, 22 de março de 2016

Louca Paixão

Sem dúvida alguma um futuro brilhante e promissor  aguardava por aquele jovem nascido em Frankfurt ( ABAIXO , O SEU LOCAL DE NASCIMENTO ) : como se não bastasse ter estudado Direito nas tradicionais e afamadas universidades de Direito de Leipzig ( atual Alemanha ) e Estrasburgo ( França ) ,

aos 26 anos de idade ele tornou-se um dos raros e seletos amigos íntimos do príncipe CARLOS AUGUSTO , de WEIMAR ( um dos muitos principados , ducados e  reinos que em 1871 se uniriam para formar a Alemanha ) e com tal privilégio passou a fazer parte e a residir na corte , desfrutando  de todos os seus prazeres . ( ABAIXO , O CASTELO BELVEDERE , NA CIDADE DE WEIMAR )

Mas a maioria das pessoas não aprovava essa amizade : por pressão popular - e certamente de pessoas invejosas próximas ao príncipe - seus dias de ociosidade terminaram e ele ( ABAIXO ) acabou sendo nomeado para exercer diversos cargos públicos no período que se estendeu até 1786 , entre eles o de fiscal de minas e irrigação do solo , diplomata e até o de primeiro-ministro .

 Mas não foi em função de sua atuação como homem público que o seu nome seria eternizado : uma providencial e rejuvenescedora viagem por várias cidades italianas , como Verona , Veneza , Nápoles e Roma ( ABAIXO ) no período entre 1786 e 1788 e adotando um pseudônimo , pois já era conhecido em várias regiões da Europa , o fez se deslumbrar por toda a beleza e grandiosidade da cultura clássica antiga e acabou sendo decisiva para o inspirar naquilo na qual ele era realmente brilhante : as LETRAS e os DRAMAS  ......

Influenciado e incentivado por um amigo chamado Herder passou também não só a ter interesse como verdadeira paixão por aquelas que viriam outras de suas fontes de inspiração : as  antológicas obras do genial inglês WILLIAM SHAKESPEARE ( 1564-1616 ) , por remotas canções folclóricas de antigos povos germânicos e pela ARTE GÓTICA , um tipo de arte característico do período medieval . Agora já um homem maduro - tinha 42 anos ( ABAIXO )  -

 acabou sendo nomeado diretor de teatro de Weimar ( ABAIXO , TEATRO DA CIDADE DE WEIMAR ) , cargo que exerceu entre 1791 e 1817 , e foi justamente exercendo essa função que ele acabou conhecendo aquele que viria a ser um de seus grandes amigos e talvez o seu grande parceiro artístico :

 o médico , dramaturgo , historiador , poeta e filósofo JOHANN CHRISTOPH  FRIEDRICH SCHILLER ( 1759-1805 - ABAIXO ) . Quando duas mentes brilhantes se unem , obviamente só podem sair grandes coisas : juntos criaram um novo estilo de se fazer arte , produziram os periódicos culturais DIE HOREN e DIE PROPYLAEM e ainda uma coletânea de textos intitulada DIE XENIEN , que satirizava e até ridicularizava o cenário intelectual da época .

 Aliás , se existiu algo que caraterizou  tanto a vida quanto o monumental conjunto de obras de um sujeito chamado JOHANN WOLFGANG VON GOETHE ( 1749-1832 - ABAIXO  ) foi a maneira intensa e apaixonada com que viveu seus 82 anos de existência , além , é claro , de sua genialidade  : os amores avassaladores que viveu e as mulheres que passaram em sua vida - especialmente o seu  conturbado caso com CHARLOTTE VON STEIN - ocuparam um papel primordial em suas obras .......

      Entre poemas , romances , dramas , novelas e histórias épicas escritas pelo gênio de Frankfurt - 29 obras , no total - estão clássicos , como HERMANN E DOROTÉIA , OS CAPRICHOS DOS AMANTES , OS CÚMPLICES , ELEGIAS ROMANAS , REYNARD , A RAPOSA e , é claro o monumental drama FAUSTO ( ABAIXO ) , escrito entre 1808 e 1832 e dividido em 2 partes . A biografia de um gênio como Goethe também merecia ser tão grandiosa quanto as suas obras : escrita por ele e intitulada DE MINHA VIDA : VERDADE E POESIA , acabou sendo publicada em 4 volumes !

Outro lado pouco conhecido da biografia de Goethe : ele também foi cientista e muito tempo antes de o inglês CHARLES DARWIN ( 1809-1882 - ABAIXO ) percorrer boa parte do  mundo a bordo do navio BEAGLE  para a partir de suas observações formular a tão revolucionária e polêmica TEORIA DA EVOLUÇÃO NATURAL , Goethe já se dedicava a estudar e formular teorias a respeito disso . São de sua autoria , por exemplo , o livros TEORIA DAS CORES ( 1810 ) e  um conjunto de escritos intitulados SOBRE A HISTÓRIA NATURAL ( escritos entre 1817 e 1824 ) .

 Ele também é um ícone nacional alemão , embora a sua nação só viesse a surgir como um país unificado muito tempo após a sua morte : além de ter valorizado a língua , a cultura e as artes de sua nação , suas ideias humanistas serviram de inspiração para a implantação da REPÚBLICA na Alemanha no ano de 1919 ( ABAIXO , O BRASÃO DA REPÚBLICA ALEMÃ ) e desde 1860 ele é tema obrigatório no currículo escolar em vários países europeus .

Também é impossível contar a história do ROMANTISMO sem citar Goethe , que por sinal foi um de seus pioneiros e principais expoentes : tal movimento , bastante em voga na Europa entre os séculos 18 e 19 , caraterizava-se por privilegiar a emoção ,a liberdade de criação , o individualismo , o sofrimento amoroso , a natureza e o passado e acabou influenciando a música , a literatura , o teatro e as artes plásticas . ( ABAIXO , ESTÁTUA HOMENAGEANDO GOETHE , LOCALIZADA NO LINCOLN PARK , EM CHICAGO - ESTADOS UNIDOS )

Goethe ainda fez parte de um movimento teatral alemão conhecido como STURM UND DRANG ( Tempestade e Ímpeto ) , caraterizado por seu estilo impulsivo , por ser voltado ao realismo e apelar ao patético . A primeira grande obra de Goethe , que o tornou conhecido em boa parte da Europa e que acabou sendo o ponto de partida do Romantismo foi o drama OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER ( ABAIXO , ENCENAÇÃO TEATRAL DO DRAMA ) :

 uma espécie de auto biografia do próprio Goethe , carateriza-se pelos diálogos curtos , por ter pouquíssimos personagens , pela linguagem difícil e até complicada de se entender , pelo questionamento da própria existência humana , pelos dramas decorrentes de um amor não correspondido e pela tragédia . Escrito em 1774 , dizem as más línguas ,  acabou gerando uma onda de suicídios pela Europa.........

Verdade ou não e sem ligar para as intrigas da oposição , os integrantes da companhia joinvilense de teatro e dança ESSAÉ ( ABAIXO ) a adaptaram e o resultado acabou senda a ótima WERTHER : TEMPESTADE E ÍMPETO . O vídeo do dia traz fotos e imagens dessa peça , a princípio montada e interpretada pela companhia joinvilense em 2010 e que representou oficialmente o início da companhia surgida em 2009 . VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário