sexta-feira, 4 de março de 2016

Viagem Musical : Som Andrógeno

Podemos afirmar com a mais absoluta certeza : caso você tenha no mínimo 35 anos , ou talvez um pouco menos , com certeza já ouviu a música cujo clipe é um dos vídeos do dia .......Agora podemos fazer outra afirmação sem medo de errar : você jamais viu e nem sequer quem canta essa música . Aliás ao ver a imagem da pessoa que canta a música com certeza a sua reação será de espanto : QUE FIGURA ESQUISITA É ESSA ?

 Trata-se de uma mulher loira , de olhos azuis e com um visual digamos não convencional : roupas escuras , um jeito frio e um tanto rebelde  , cabelos curtos e arrepiados , no melhor estilo " loira andrógena " , algo que estava na moda naquela já distante distante década de 80 . Ah , já íamos nos esquecendo : o nome dela é DESIRELESS ( que em inglês significa "sem desejo " ) ........Provavelmente inglesa ou americana , deve ter pensado você .

Não , ela é francesa ( chega até a ser curioso uma artista francesa adotar um nome inglês , visto a secular rivalidade entre ingleses e franceses e a ojeriza desses pela língua de Shakespeare - ABAIXO , GRAVURA REPRESENTANDO A "GUERRA DOS CEM ANOS " , ENTRE FRANÇA E INGLATERRA E QUE OCORREU ENTRE 1337 E 1453 ) .

 Tão ou mais curioso do que o seu nome artístico e o visual estranho é o fato de aquele que a rigor foi o seu único mega sucesso ter sido cantado em francês , algo raríssimo em um gênero - o POP - dominado por britânicos e norte-americanos ( ABAIXO , UM  DELES )  e em uma língua , que sinceramente , também não cai muito bem nesse gênero.

Mesmo que você não entenda rigorosamente nada de francês é impossível não se contagiar coma aquele ritmo eletrônico da música , típico dos anos 80 , coma sua levada sensacional e com a incrível energia que ela tem . Aliás , ao ouvi-la uma das sensações que se tem e a de liberdade e não é pra menos : o seu título é VOYAGE, VOYAGE , ou " Viagem , Viagem " , em francês .......( ABAIXO , DESIRELESS NO CLIPE OFICIAL DA MÚSICA )

Estima-se que cerca de 5 milhões de pessoas tenham pago para ter essa magia : esse é o número aproximado de cópias de discos da música que foram vendidos : a música chegou a liderar as paradas de sucesso durante meses em vários países europeus , como Alemanha , Suíça e Espanha ; ( ABAIXO , UMA DAS CAPAS DO DISCO ONDE ESTÁ A MÚSICA )

fez um estrondoso sucesso não só em terras do Velho Mundo mas em praticamente todo o mundo , especialmente na Ásia e talvez tenha sido a música mais ouvida e tocada nas rádios e emissores de TV do mundo inteiro no período entre 1986 - quando foi gravada e lançada - e 1988 , também sendo considerada por muitos uma das músicas-símbolo daquela longínqua década de 80 . Só que por muito pouco tudo isso o que acabamos de descrever acabou não acontecendo .........CLAUDIE  FRITSCH-MENTROP ( ABAIXO ) , o seu verdadeiro nome ( nasceu em Paris, em 25 de dezembro de 1952 ) ,

jamais sequer sonhou em ser uma das estrelas do glamouroso , bilionário e descartável mundo da música pop : nos anos 70 ela era estilista e uma grife de roupas femininas bem despojadas e ousadas - chamada de PIMENTA E SAL - que levava a sua assinatura chegou a ser lançada . Em 1980 fez uma viagem á Índia , e sabe-se lá por quais motivos , voltou com o desejo de ser cantora . No início ela "surfou " por diversos estilos , como o jazz , o rithm and blues e o rock new wave , um gênero muito em voga na primeira metade dos anos 80 , mas foi no pop que ela se encontrou .

Para essa empreitada ela escolheu um verdadeiro craque da música para ajudá-la : era o compositor e produtor musical JEAN MICHEL RIVAT , que tinha em seu currículo sucessos com nomes de destaque da música francesa , como CLAUDE FRANÇOIS e JOE DANIN . Desireless chegou a ser vocalista , entre 1984 e 1986 , de uma banda chamada AIR 89 ( ABAIXO , DESIRELESS EM UM CLIPE DE UMA DAS MÚSICAS DESSA BANDA ) cujos únicos sucessos foram as músicas CHERCHEZ L ´AMOUR FOUR e QUI PEUT SAVOIR :

como tantas e incontáveis bandas ela teve vida curta mas foi o suficiente para dar segurança e confiança para a cantora e abrir caminho para o estrondoso sucesso de Voyage , Voyage . Depois disso Desireless fez algum sucesso com as músicas JOHN ( lançada em 1987 ) e QUI SAMME NUS ( essa música faz parte do disco FRANÇOIS , de 1989 - ABAIXO , A CAPA DO DISCO  ) e nada mais .......

A explicação para isso foi a sua própria maternidade : ao dar à luz a sua única filha , em 1990 , ela passou a priorizar mais a família do que a carreira . Desde então ela ( ABAIXO ) gravou mais 5 discos , que passaram praticamente despercebidos , e mais 3 músicas inéditas em 2014 e que só podem ser acessadas em seu site oficial .

Além de os seus tempos de glória e fama já estarem bem distantes , ela está completamente fora da mídia : vivendo desde 1994 em uma região rural coma sua família , em maio de 2013 ela concedeu uma curta entrevista , por sinal , uma de suas raras entrevistas . Mas será que ela sente falta daquela época de fama , de ser o centro das atenções e dos holofotes ? A resposta é ela ( ABAIXO ) mesmo quem dá :

 " Eu sou mais velha … Mas me sinto melhor … Agora … Eu faço o que amo … Longe dos showbuziness … Mas perto do povo ,
eu sou uma artista independente… MAS NO CONTRATO ! Somente o prazer de trabalhar, criar e estar no palco . "........AGORA OUÇA E EMBARQUE NESSA VIAGEM MUSICAL !


Nenhum comentário:

Postar um comentário