quarta-feira, 9 de março de 2016

Às Margens do Ipiranga

MACHADO DE ASSIS , CASTRO ALVES , CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE , JORGE AMADO .........com certeza você já ouviu falar neles , mesmo que jamais tenha lido algum livro deles e que os seus conhecimentos de literatura brasileira sejam poucos ou até mínimos . Mas , por acaso , você já ouviu falar em um sujeito chamado JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA ? Não estranhe pouquíssimas pessoas já ouviram falar nele mas , por incrível que pareça , a sua única obra a ter ganho notoriedade é muito mais conhecida que qualquer livro de autoria daqueles sujeitos que acabamos de citar .........E , afinal , quem foi ele ? Natural da cidade de Vassouras ( Rio de Janeiro ) , onde nasceu em 1870 , e falecido no Rio de Janeiro , 57 anos mais tarde , durante a juventude teve intensa militância política : foi um ferrenho e ativo participante dos movimentos ABOLICIONISTA e REPUBLICANO ( fez parte dos clubes republicanos LOPES TROVÃO e TIRADENTES e também da ala revolucionária e exaltada do movimento , que teve como grande nome o advogado ,professor e orador SILVA JARDIM , hoje nome de um município no Rio de Janeiro  ) . Passadas a exaltação e a empolgação  caraterísticas dessa fase da vida , mesmo não tendo concluído o curso da tradicionalíssima e antiga Faculdade de de Direito de São Paulo  seguiu - por apenas um ano - a carreira diplomática , tendo sido secretário de legação em Assunção , a capital do Paraguai ( pelo jeito o rapaz tinha as "costas quentes " ......) . Após retornar ao Brasil fez de tudo um pouco : foi inspetor de ensino , bibliotecário , professor de Francês , professor de História e jornalista , atividade que exerceu durante a maior parte de sua vida ( trabalhou em importantes órgãos , como os jornais O IMPARCIAL , JORNAL DO BRASIL e CORREIO DA MANHÃ ) , além de ter vivido durante um curto período em Minas Gerais . Resumindo : como cantaria a banda mineira SKANK em um de seus antigos sucessos , ele foi "um pacato cidadão da civilização " ........
       Ah , já tínhamos nos esquecido : ele foi também escritor e poeta , sendo que o nacionalismo ( era filho e afilhado de militares ) e dois movimentos literários conhecidos como ROMANTISMO e PARNASIANISMO - muito em voga na época - o influenciaram . Teve 13 livros de sua autoria publicados e ainda compôs a ópera-baile ANITA GARIBALDI ( 1911 ) , mas nenhuma de suas obras ganhou notoriedade e é lembrada até hoje ( é possível encontrar textos e poemas de sua autoria também em edições das revistas AMERICANA , MUNDO LITERÁRIO , DA LÍNGUA PORTUGUESA e DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS )   . Mas foi comentando e até na maioria das vezes criticando as obras dos outros que ele se tornou mais conhecido : foi um ácido e temido crítico literário , adorando criar uma polêmica , embora - a exemplo de seus textos e livros - nenhuma de suas opiniões ou frases de sua autoria tenha entrado para a posteridade..........Aliás , por uma das típicas aberrações da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS , embora sem alcançar sucesso com sua obra literária foi em 25 de novembro de 1915 eleito um dos membros da instituição , ou "imortais " . Mas , afinal , o que ele fez de tão célebre ? Simplesmente compôs as letras do HINO NACIONAL BRASILEIRO .......Curiosamente , embora elas tenham sido compostas em 1909 , só foram oficializadas por uma lei de 6 de setembro de 1922 , decretada pelo então presidente EPITÁCIO PESSOA ( 1865-1942 ) . Consta também que o governo brasileiro teve de pagar 5 contos de réis , uma fortuna na época , para adquirir os direitos das letras......Outra curiosidade : embora já existisse desde 18319 foi composto pelo maestro FRANCISCO MANUEL DA SILVA )  , o hino nacional teve várias letras até ganhar a sua versão definitiva . E não foi composto para exaltar as matas , as riquezas , as belezas , o povo do Brasil , etc... etc.....mas sim para comemorar a abdicação ao trono do impopular , autoritário , vaidoso , mulherengo , aventureiro , impulsivo e despojado DOM PEDRO I 9 1798-1834 ) , ocorrida em 7 de abril de 1831 ........Longo , escrito no melhor e mais autêntico estilo parnasiano ( tecnicamente é um poema decassílabo ) e difícil de ser entendido - a cantora VANUSA que o diga - parte dele será "destrinchada " na crônica de hoje , de autoria do escritor são chiquense HILTON GORRESEN . CONFIRA :

"É tocante ouvir crianças, mesmo estropiando as palavras, a cantarem nosso

hino nacional.( ABAIXO , A MENINA CAPIXABA MARINA BORGES , DE APENAS 5 ANOS E QUE GANHOU NOTORIEDADE CANTANDO UMA VERSÃO DO HINO NACIONAL EM VÍDEO POSTADO NA INTERNET )

 A última Copa do Mundo, apesar de tudo ( ABAIXO , O FATÍDICO BRASIL X ALEMANHA ) , teve o dom de despertar

e dirigir em nós um ufanismo já quase esquecido.


Por curiosidade, pergunto a um menino :

– Você sabe o que quer dizer : ' ouviram do Ipiranga as margens plácidas,

de um povo heroico o brado retumbante ' ?

– É alguma coisa com o povo brasileiro.


– E o tal de Ipiranga ?

– Não é o posto Ipiranga ?


– E o ' verde-louro desta flâmula '  ?

– Flâmula eu sei : não é aquilo que o juiz de futebol assina depois do jogo ?


Talvez um dos encantos de nosso hino resida aí : no hermetismo da letra ( ABAIXO , PARTITURA DO HINO ) .


Letras fáceis de gravar acabam saturando. A letra foi composta numa época em

que se procurava escrever bonito. ( ABAIXO , O POETA OLAVO BILAC , UM DOS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DESSA MANEIRA DE ESCREVER )

As frases deviam empolgar pelas construções

enviesadas, pelas figuras de linguagem. A teoria rezava que a linguagem era a

expressão do pensamento. Daí quererem mostrar que o pensamento era elevado,

refinado. ( ABAIXO , JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA )


Já que provoquei a curiosidade do leitor, vamos ver como fica a introdução

de nosso hino. Quem ouve quem ?


O melhor é colocar tudo na ordem direta: as margens plácidas do (riacho - ABAIXO , TRECHO DO RIACHO QUE ATRAVESSA O JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO  )

Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico.

 Assim fica fácil, não

é mesmo ? Há um processo de personalização de um elemento inanimado (as

margens), tão a gosto da epopeia. Brado retumbante foi o suposto grito de

D.Pedro ( ABAIXO )  que, mesmo sem ser transmitido pela Rede Globo, foi ouvido pelos

portugueses lá na Europa.

 O povo heroico naturalmente somos nós, os

brasileiros, que ainda conseguimos sobreviver com alta de juros, inflação,

corrupção (ABAIXO ) , violência...


' E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da pátria nesse

instante... ' . Pura metáfora. Tudo para dizer que, a partir daquele instante, o país

conquistou sua liberdade ( ABAIXO ) .

 Alguns costumam dizer que o Brasil conquistou sua

independência política e sua dependência financeira.


' Se o penhor dessa igualdade conseguimos conquistar com braço forte/em

teu seio, ó liberdade, desafia o nosso peito a própria morte ' . Aí, o compositor

do hino joga em nossos ombros

 a responsabilidade de defender a tal liberdade

com a própria vida. Nos conclama a sermos patriotas não somente quando o time

do Brasil disputa a Copa do Mundo.


' Brasil, de amor intenso seja símbolo o lábaro que ostentas estrelado ' .

Aqui complicou um pouco. Não sei o que o menino aí de cima entenderia como

' lábaro estrelado ' .

Em ordem direta: Brasil, (que) o lábaro estrelado que ostentas

seja símbolo de amor intenso. Ah, e lábaro significa a nossa bandeira. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário