terça-feira, 8 de março de 2016

Pedaladas No Paraíso

Quem teria inventado a BICICLETA ?

Ironicamente uma dos mais baratos , ecológicos  e populares meios de transporte que existem teria tido a sua origem com um aristocrata : em 1780 um conde francês de nome SIVRAC

usou um pedaço de madeira para ligar duas rodas e criar uma estranha engenhoca chamada de CELERÍFERO ( ABAIXO ) e que era  impulsionada pelos pés mas que , pasmem , mal saía do lugar : a sua roda dianteira era fixa.......

Em 1817 foi a vez de outro aristocrata fazer parte dessa história , só que alemão : Carl Friedrich Ludwig Christian , o BARÃO DRAIS VON SAUERBRONN ( 1785-1851 - ABAIXO  ) criou algo muito semelhante às atuais bicicletas

 e que ficou conhecido como DRAISIANA ( consta que em 20 de abril de 1829 foi realizada na cidade Hamburgo uma corrida com 26 draisianas e que teve um percurso de 5 quilômetros ) . Patenteado em janeiro de 1818 ,  o veículo ( ABAIXO ) tinha um rudimentar sistema de freagem e ainda sistema de direção-guidão que permitia fazer curvas e manobras , mantendo o equilíbrio do veículo quando em movimento .

Apesar de ser bastante avançado para a época , curiosamente o barão acabou sendo motivo de motivo de chacotas por causa do invento . Pior : ele ( ABAIXO )  o levou a falência........

Se o barão Drais poderia ser incluído naquele grupo dos chamados " milionários excêntricos "( ele era inspetor florestal e inventor ) o mesmo não se pode dizer de um escocês chamado KIRKPATRICK MACMILLAN ( 1812-1878 - ABAIXO , AO CENTRO ) : ele ganhava a vida como um humilde ferreiro .

Pobre , desconhecido , sem apoio de ninguém e munido apenas de sua inteligência e força de vontade , finalmente em 1839 , depois de 4 anos de trabalho e experiências , ele conseguiu aquilo que o aristocrata que citamos há pouco havia tentado : criou pedais que , ligados por barras de ferro ao eixo da roda traseira , movimentavam o veículo ( ABAIXO ) .

E deu certo ! Com frequência ele percorria com a engenhoca os 22 quilômetros que separam a cidade onde vivia , Courthill , de Dumfries ( ABAIXO )  , a capital do seu condado ( o que mais ou menos equivale a um Estado brasileiro ) ,

 só que como homem de negócios Macmillan ( ABAIXO ) era um ótimo inventor : ele simplesmente não sabia o que fazer com o seu invento e ele acabou caindo no esquecimento........

          Coube a um francês não só resolver definitivamente o problema  como também ser o primeiro a ganhar dinheiro coma bicicleta : em 1855 o também ferreiro PIERRE MICHAULX ( 1813-1883 - ABAIXO  ) construiu um veículo com 3 rodas - posteriormente um biciclo-  e  pedais , só que diretamente ligados e adaptados à roda da frente .

 Aquele que muitos consideram  o primeiro modelo de bicicleta - ou "zica " , como se diz aqui em terras de Dona Francisca - não chegava a ser nenhuma maravilha : tinha uma desconfortável estrutura rígida de ferroe madeira , que acabou lhe valendo o apelido de " chacoalha ossos " , mas assim logo caiu no gosto das pessoas .

Em 1864 Pierre juntamente com o  seu filho-sócio , ERNEST , e os irmãos OLIVIER criou também a primeira fábrica de bicicletas , e se deram bem : no primeiro ano de funcionamento a fábrica produziu  142 bicicletas e em 1865  a produção já era de  400 bicicletas ........

Há quem afirme que o verdadeiro inventor teria  sido também um francês : PIERRE LALLEMENT ( 1844-1891 - ABAIXO ) , um fabricante de carrinhos de bebê da cidade de Nancy  . Em 1863 , após observar alguém andando de draisiana , ele teria criado um veículo baseado nela , só que melhorado . Em 1865 , mudou-se para os Estados Unidos e aperfeiçoou o seu invento , só que ao contrário de seu compatriota Michaux não ganhou dinheiro com isso e morreu no mais completo anonimato.......


Se existe uma controvérsia sobre quem teria inventado a bicicleta , em relação a quem a idealizou não existe a menor dúvida : LEONARDO DA VINCI ( 1452-1519 - ABAIXO ) .

Consta que o veículo planejado pelo pintor , escultor , desenhista , escritor  e cientista ( ABAIXO )   teria um pedal ligado a uma roda dentada , que por sua vez transmitiria força à roda traseira através de uma correia...........

Já há muito tempo que ela deixou de ser apenas um meio de locomoção : ela pode ser utilizada em práticas desportivas , é um excelente exercício físico , pode servir para se fazer um descompromissado passeio ou até mesmo para se fazer aventuras no paraíso.........

O vídeo do dia traz a última parte da aventura de um grupo de ciclistas por uma das bucólicas e belas comunidades rurais existentes às margens da histórica Estrada Dona Francisca ,  atual SC-301 : a ESTRADA RIO DA PRATA ( ABAIXO )  . EMBARQUE COM ELES !

Nenhum comentário:

Postar um comentário