sexta-feira, 4 de março de 2016

Pedaço da Itália

Certa vez fazendo uma pesquisa para um dos inúmeros textos que já escrevemos a respeito dos primórdios de Joinville  nos deparamos com o seguinte fato : tendo saído do porto de Hamburgo em 20 de outubro de 1856 e chegado em São Francisco do Sul em 16 de dezembro , o veleiro HAMBURG trouxe 161 novos imigrantes para a então colônia Dona Francisca , sendo que 17 pessoas faleceram à bordo , algo infelizmente comum naqueles precários tempos de viagens feitas com veleiros frágeis e inseguros . ( ABAIXO )

Olhando a origem daqueles imigrantes a situação era a seguinte : 37 suíços , 70 pessoas oriundas do reino da Prússia ( ABAIXO , A BANDEIRA DO REINO DA PRÚSSIA ) , 14 pessoas oriundas do reino da Saxônia , 15 pessoas da região de Mecklemburg , 3 pessoas de Hamburgo , 26 de Holstein ( região que então pertencia à Dinamarca ) e ainda 7 franceses

 . De todas aquelas pessoas apenas 49 eram católicas ( curiosamente todos os suíços eram católicos )  e em relação as profissões dos imigrantes a esmagadora maioria deles era constituída de lavradores , tendo vindo também  a bordo 1 marceneiro , 1 alfaiate , 1 serralheiro , 1 construtor de moinhos 1 comerciante , 1 operário , 1 marinheiro , 1 criado , 1 sapateiro , 1 ecônomo , 1 tecelão , 2 jardineiros , 2 ferreiros e 3 pedreiros . ( ABAIXO , IMIGRANTES EM FOTO TIRADA NO SÉCULO 19 )

A princípio parece ter sido uma leva de imigrantes igual as tantas outras dezenas que vieram entre 1851 e 1881 , quando a imigração para a colônia Dona Francisca praticamente cessou e nem mesmo a presença de francesas era algo diferente , visto que além daqueles que trabalhavam no DOMÍNIO DONA FRANCISCA ( empresa fundada em 1846 que ainda existe e que foi criada coma finalidade de administrar as terras e bens do casal Príncipe de Joinville - Princesa Dona Francisca  e de seus descendentes - ABAIXO , DOCUMENTOS ANTIGOS E QUE FAZEM PARTE DO ACERVO DA EMPRESA )

veio uma quantidade até razoável de imigrantes até 1866 , inclusive agricultores , e que em sua maioria se estabeleceram numa comunidade onde hoje está o bairro Saguaçú ( ABAIXO ) e que era conhecida como COLÔNIA FRANCESA ( na verdade a maioria dos que viviam ali eram suíços de fala francesa ) .

Mas dando uma olhada mais atenta na lista dos imigrantes que vieram a bordo daquele navio encontramos algo surpreendente e eis os seus nomes : LUCAS CAMICIANI ( 24 anos ) , LOUIS CAROTTO ( 25 anos ) , BENEDETTI REBANI ( 18 anos ) , JOSÉ REBORI ( 25 anos ) e LAZZARE REBORI ( 24 anos ) . Além de serem todos agricultores e católicos , os próprios nomes e sobrenomes já denunciam : eram ITALIANOS , mais especificamente da cidade da portuária cidade de Gênova ( ABAIXO )  ......

Êpa ! Italianos na germânica colônica Dona Francisca ? Na verdade a palavra ITALIANOS é uma força de expressão  , visto que a Itália como um país unificado só surgiu em 18 de fevereiro de 1861 - data em que o então rei da Sardenha , VITÓRIO EMNUELLE II ( 1820-1878 - ABAIXO  ) , foi proclamado o primeiro rei italiano  ,

mas além da admiração , e até espanto , com esta informação inevitável e imediatamente surgem várias perguntas : O que os teria feito virem para cá ? Teriam sido eles enganados em sua terra natal e pensado estar vindo para uma colônia italiana ? Já sabiam que aqui era uma colônia predominantemente " alemã " e teriam vindo apenas pelo prazer da aventura e de conhecer um lugar diferente ?

Sabendo-se que existe uma secular rivalidade entre italianos e alemães - chamados pelos primeiros de "tedescos " - como teria sido a relação daqueles cinco jovens e solitários " italianos "  com os outros moradores da colônia ? Elas teriam se radicado aqui ou logo ido embora ? Em que região da colônia e como teriam sido as suas vidas nesse local ?

        Deixando as perguntas de lado e consultando mais listas de imigrantes , acabamos encontrando mais imigrantes italianos : FEREGETTO NICOLAS , 25 anos , operário , natural de Udine  ( veio com o veleiro TERPSICHORE , que chegou em São Francisco do Sul em 1 de junho de 1873 ) ; ARTHUR GINTANI , 23 anos , cesteiro ( veio com o vapor SÃO LOURENÇO , que chegou em São Francisco em 14 de setembro de 1876 ) , GIOVANNI  MASOCH , 26 anos , agricultor , natural de Gusaldo e GIOVANNI  ROSALEM , 34 anos , agricultor , natural de San Pietro ( ambos vieram no vapor MONTEVIDEO , que chegou a São Francisco em 20 de maio de 1879 - ABAIXO , MODELO DE NAVIO À VAPOR DO SÉCULO 19 ) .

Na verdade essa lista de imigrantes italianos vindos no século 19  deveria ser um pouco maior : o veleiro MARY BLOCK - que chegou a São Francisco em 4 de setembro de 1866 - trouxe dois imigrantes - BARTHOLD WANZO ( 30 anos , pedreiro ) e JACOB WANZELLA ( 41 anos , também pedreiro ) - e o vapor VALPARAÍSO - que chegou em São Francisco em 17 de junho de 1879 - os imigrantes GIOCONDO CETTO ( 24 anos , agricultor ) e GIOVANNI CLEMENTI ( 38 anos , agricultor ) , só que há um porém.........os últimos 4 imigrantes que acabamos de citar eram originários do TIROL , uma região então pertencente ao  Império Austro-Húngaro ( ABAIXO , MAPA E BANDEIRA DO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO ) e como tais falavam muito mais o alemão - uma das línguas oficiais daquele território - e muito pouco o italiano .


Em relação ao cesteiro Arthur Gintani nos deparamos com mais algumas curiosidades surpreendentes.......Ele realmente se radicou em Joinville e tinha uma fábrica de móveis de vime ( ABAIXO ) , sendo que as edições do jornal KOLONIE ZEITUNG , de 13 e 27 de março de 1880 trazem até anúncios dele ......

Sim , foi o que você acabou de ler : o KOLONIE ZEITUNG , aquele jornal ( ABAIXO )  que circulou entre 1862 e 1942 e que com exceção de dois breves períodos - entre 1917 e 1919 e em 1942 - foi editado em ALEMÃO , sendo um dos símbolos em Joinville do tão decantado DEUTSCHTUM ( germanidade ) , ou seja , o modo de vida dos alemães ........Teria esse solitário e jovem empreendedor italiano de 1880 deixado descentes aqui em terras de Dona Francisca ? Aonde ele morava ?

        Os fatos que acabamos de trazer e comentar são mais uma das incontáveis provas de que apesar de sua tão decantada origem germânica Joinville desde os seus primórdios sempre foi uma nini Torre de Babel , com grande diversidade de línguas , culturas e povos e mostram também o quanto ainda precisa ser investigado e pesquisado na história de nossa cidade , especialmente no que diz respeito a presença de outros povos que não os alemães em Joinville . ( ABAIXO , RUA DO PRÍNCIPE EM 1932 )

As respostas para as perguntas que fizemos infelizmente  se perderam no tempo e só uma profunda , longa e paciente pesquisa a respeito da presença italiana em Joinville é que poderá respondê-las ; sem dúvida alguma , um excelente desafio para os historiadores joinvilenses , tanto do presente quanto do futuro : ALIÁS , QUEM SE HABILITA ?

 Não se tem um número exato de descendentes de italianos - e também de italianos natos - que vivem em Joinville mas sabe-se que é uma etnia numerosa , a ponto de a maior festa italiana do Estado ser a FESTA DO ARROZ no bairro Vila Nova ( ABAIXO ) e de terem a sua própria entidade representativa : o CIRCOLO ITALIANO DI JOINVILLE , instituição surgida em 1993 .

Aliás quem anda pelo bairro Anita Garibaldi , mais especificamente pela silenciosa e pouco movimentada rua Senhoria Soares - localizada entre a rua Eugênio Moreira e a avenida Getúlio Vargas - logo se depara com um sobrado de cor amarelada :  trata-se justamente da sede do Circolo Italiano di Joinville  ( ABAIXO ) . Inaugurado em 2004 , o prédio tem 3 pavimentos , 1.200 metros de área construída , salas de aula para 700 alunos , cantina , cancha de bocha

e ali funcionam também uma agência consular da Itália , a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio , o Círculo Trentino , o Centro de Cultura Paraná - Santa Catarina e até a mesmo a sede da Aliança  Francesa  ( ! ) de Joinville .......( ABAIXO, GRUPO DE MÚSICA FOLCLÓRICA LIGADO À ENTIDADE )

Algo que poucas pessoas sabem : desde 2004 o italiano consta na grade curricular do ensino público municipal de Joinville e consta que cinco anos após ocurso de italiano nas escolas ser instituído , 400 alunos de 10 escolas públicas já estavam aprendendo a falar em italiano......O vídeo do dia traz o depoimento de um dos alunos do curso de italiano oferecido pelo Circolo Italiano ( ABAIXO , CORAL DA ENTIDADE ) e olha que ele nem é de origem italiana ........VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário