sexta-feira, 11 de março de 2016

Filho de Joinville

Joinville é , com certeza , uma das cidades com maior número de títulos no Brasil : "Cidade das Flores " , "Cidade das Bicicletas " , " Cidade dos Príncipes " - embora jamis tenham posto os seus nobres pés por aqui - , "Cidade da Dança " , " Manchester Catarinense " , maior cidade de Santa Catarina ,

maior pólo industrial do Estado ,  maior pólo brasileiro da indústria de ferramentaria e segundo os mais engraçadinhos , " Chuville "........

isso inúmeros outros títulos , honrarias , apelidos e peculiariedades existentes  apenas aqui em terras de Dona Francisca . Ah , entre tantas coisas estávamos nos esquecendo de algo : Joinville ( ABAIXO )  também pode ser chamada de BERÇO DE UM GÊNIO .........

Os mais velhos , e donos de uma memória privilegiada , hão de se lembrar de um sujeito barbudo que na década de 70 se aparecia nas noites de domingo no programa FANTÁSTICO , da TV Globo , com o rosto pintado de branco fazendo desenhos ou vivendo situações hilárias , e isso sem abrir a boca , apenas fazendo mímica : trata-se de ninguém menos que JUAREZ BUSH MACHADO ( ABAIXO ) ........

Ele começou a trabalhar cedo : já aos 14 anos de idade trabalhava no departamento gráfico do Laboratório Catarinense fazendo desenhos para embalagens , cartazes e rótulos de remédios . Aquele talento precoce , além da natural vocação , tinha uma origem : seu pai , um bem estabelecido caixeiro-viajante ( ABAIXO ) , era um apreciador de arte , tinha uma coleção de quadros e era artista nas horas vagas e , portanto ,  em sua casa respirava-se e vivia-se arte e cultura .

 Mas ultrapassando o portão da sua casa , no entanto a, realidade era completamente diferente : a Joinville de 1960 tinha pouco mais que 70.000 habitantes e era fortemente conservadora e provinciana , ainda tendo muitos resquícios da antiga colônia Dona Francisca .( ABAIXO , A HOJE EXTINTA CASA EDMUNDO EM FOTO DA DÉCADA DE 60 )

 Quem se dedicasse a alguma atividade artística era taxado de louco ou desocupado , isso se as outras pessoas não o julgassem como tendo digamos , "uma preferência sexual diferente".........mas para quem realmente quer seguir um sonho todos os tipos de preconceitos e mentalidades tacanhas tornam-se coisas insignificantes . ( ABAIXO , OUTRA FOTO DOS ANOS 60 , SÓ QUE DA RUA DO PRÍNCIPE )

Disposto não só a seguir seu sonho mas também a experimentar novos ares , em 1960 Juarez mudou-se para Curitiba , deixando para trás a família , antigas amizades e amores : na capital parananense , além de ingressar no curso da Escola de Música e Belas Artes ( ABAIXO )  , chegou a trabalhar na montagem de cenários em uma emissora de TV local e a lecionar Arte , principalmente para crianças  .

Em 1964 , quando já estava quase concluindo o curso , aconteceu a sua primeira exposição individual e o tema dela era algo que lembrava o seu antigo "ninho " : as bicicletas .

       A ainda provinciana metrópole parananense era pequena demais para o seu gigantesco talento e em 1965 mudou-se para a "Cidade Maravilhosa " : no Rio de Janeiro , Juarez viveu mais de 20 anos ; trabalhou como chargista em alguns dos principais órgãos de imprensa do país  ; fez parcerias interessantes , como a com o humorista e apresentador JÔ SOARES ; chegou até a participar de um filme ( na abertura do filme UMA PANTERA EM MINHA CAMA , de 1971( ABAIXO , CARTAZ DO FILME )  , aparecem desenhos de sua autoria ) e aos poucos foi consolidando o seu nome internacionalmente .

 O sucesso de suas obras em exposições realizadas em Londres e Nova Iorque , em 1978 , mostrou algo que mais cedo ou mais tarde aconteceria : para ganhar o mundo teria que deixar o seu país .......Vivendo em Paris desde 1986 raramente Juarez ( ABAIXO )

deixa de mencionar Joinville em alguma de suas entrevistas e , sempre que possível , encontra uma maneira de sempre voltar aqui para terras de Dona Francisca , mesmo que de maneira breve .

Aliás , em uma louvável iniciativa ,  em 5 de novembro de 2014 a antiga residência da família do artista , na rua Lajes ( bairro América ) , foi transformada no INSTITUTO INTERNACIONAL JUAREZ MACHADO ( ABAIXO )  , que além de mostrar as obra e a trajetória de Juares tornou-se mais um espaço para os artistas joinvilenses ( já estivemos lá e podemos comprovar : merece ser visitado )  .

 Em mais de 50 anos de carreira , o artista teve suas obras expostas em 27 exposições individuais e ainda participou de 38 exposições coletivas , sendo um dos infelizmente poucos artistas latino-americanos a ter cadeira cativa do circuito das grandes exposições e galerias de arte mundiais .( ABAIXO ,UMA DAS MAIS CÉLEBRES DE SUAS OBRAS : O PAINEL "O CIRCO " , QUE FICA LOGO NA ENTRADA PRINCIPAL DO CENTREVENTOS CAL HANSEN )

 E o reconhecimento trouxe prêmios  : o genial artista tem uma gigantesca lita de premiações , homenagens e honrarias , que incluem uma premiação na BIENAL DE ARTE DA ITÁLIA ( 1971 ) , o prêmio BARRIGA VERDE de artes plásticas de Santa Catarina , o título de cidadão honorário de Joinville ( 1982 ) , a MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO DE RIO BRANCO ( 1990 - ABAIXO  ) e ainda o prêmio japonês NAKIMORI de melhor livro infantil .

Aliás , se existe uma caraterística marcante entre os gênios é o fato de serem inquietos , de não se contentarem em deixar as marcas de sua genialidade naquele área específica na qual são tão bons mas também em outros tipos de atividade , mesmo que em alguns casos - PELÉ ( ABAIXO )  que o diga - nem sempre os gênios se deem bem nessas empreitadas .

Pois além de pintor , Juarez é escultor , desenhista , caricaturista , mímico , designer , cenógrafo ( na década de 70 foi responsável  cenário de vários programas da TV Globo  e em 2001 o filme francês LE FABULEAUX  DEUTIN D ´AMELIE POULAIN , do cineasta JEAN-PIERRE JEUNET , contou com obras suas em seus  cenários , escritor , ator ( ABAIXO ) e fotógrafo e em todas essas atividades foi bem sucedido .

No próximo dia 16 de março o genial multi artista completará 75 anos , ou 75 verões , e um dos vídeos do dia é a nossa modesta homenagem a ele ( ABAIXO ) : o título do vídeo é UMA NOITE DE NATAL e revela o lado filósofo do artista . Está certo que estamos apenas na primeira metade março e ainda falta muito para aquela data tão especial mas a sua mensagem vale para todos os dias do ano .......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário