sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Do Acaso Fez-se Arte

Muitas das coisas que aconteceram em nossas vidas surgiram ao acaso , sem qualquer planejamento , não é mesmo ? Na arte , como na vida , acontece o mesmo e daquilo que era para ser mais uma  das tantas , formais e acadêmicas teses de conclusão de um curso de graduação , para a felicidade da cultura e principalmente dos amantes do teatro em Joinville , surgiu algo sério , muito sério......." POR QUE NÃO PASSAR DA TEORIA PARA A PRÁTICA ? " , deve ter se perguntado a atriz e bailarina LETÍCIA DE SOUZA ( ABAIXO )  , e da indagação fez-se a prática  : além de se basear em uma tese acadêmica da atriz-bailarina , a peça POR UM PERCURSO......seguia aquele princípio de que a interpretação de um ator não só deve dar vida a um personagem como também ser autobiográfica , expondo ao público a personalidade do próprio ator .

 Ao estrear , em 2010 , não só era uma nova peça a entrar em cartaz em Joinville como também era o nascimento de uma nova companhia de teatro na cidade : a COMPANHIA ESSAÉ DE TEATRO . Desafio aceito , de safio realizado , desafio bem sucedido : a companhia apresentou-se em 5 bairros de Joinville ; participou da mostra DANCE JOINVILLE , promovida pela ASSOCIAÇÃO JOINVILENSE DE DANÇA e da mostra CENA 7 , promovida pela ASSOCIAÇÃO JOINVILENSE DE TEATRO ( AJOTE ) e a boa repercussão da peça os encorajou a outros desafios . Oficialmente a companhia só estreou em 2011 , com a peça WERTHER : TEMPESTADE E ÍMPETO . ( ABAIXO )

Com direção de NANDO MORAES tratava-se de uma adaptação livre de um das clássicas obras do genial filósofo, escritor e dramaturgo Johann Wolfgang Von GOETHE ( 1749-1832 - ABAIXO )  : OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER , de 1774 . 

Mais peças , mais  sucessos : em 2012 , os já animados e embalados membros da Essaé estrearam duas novas peças , o teatro-dança INTERFERÊNCIAS DOS ENCONTROS e o teatro de sombras e peça infantil O CARTEIRO , ( ABAIXO )

que contou com a valiosíssima  participação da companhia de contações de histórias e espetáculos infantis PEQUENINOS e que até hoje está em cartaz . Fazendo um feliz casamento entre TEATRO e DANÇA , já em março de 2013 , com apenas 3 anos de existência , a Essaé ( ABAIXO )

havia feito mais de 50 apresentações não só em Joinville como também em outras cidades do Estado e até mesmo em São Paulo e no Paraná .
     A companhia também ministra 5 tipos de oficina : ( ABAIXO )

treinamento corporal e mental dos atores , percepções no s trabalhos dos atores , contações de histórias , danças para meditação e danças circulares . é formada por um time de respeito , ou melhor , um trio de respeito : CÁSSIO CORREIA ( ABAIXO ) , natural da vizinha Jaraguá do Sul e que além de ser ator é também professor , dançarino , produtor cultural e coreógrafo de danças folclóricas . Tem em seu currículo , entre outros , um vasto e produtivo trabalho na condição de técnico cultural da unidade catarinense do SESC e o fato de ter sido o idealizador e um dos criadores do FESTIVAL DE MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS DE JARAGUÁ DO SUL . Foi o nosso ENTREVISTADO DO MÊS DE JUNHO . 

O segundo elemento chama-se JACKSON AMORIM ( ABAIXO ) : natural de Rio do Sul , teve intensa participação em atividades culturais em sua cidade de origem e em seu currículo constam , entre outros , participações nos grupos de palhaços IRMÃOS CHARLES E BROW ´S e ZIP , ZAP , ZUNN . Além de ator , também é músico e arte terapeuta . 

Por último não poderíamos deixar de citar a parananense LETÍCIA DE SOUZA , a grande responsável pela história que estamos contando : além de atriz e bailarina é também arte educadora , sendo uma grande estudiosa e pesquisadora da dança . Chegou a trabalhar na filial brasileira do BALÉ BOLSHOI , a fazer produções de VÍDEO-DANÇA e participou de um número expressivo de mostras e festivais de teatro e dança pelo Brasil . Em um dos vídeos do dia você poderá ter uma ideia do talento dos membros da Essaé : trata-se de um vídeo com algumas cenas da peça TEATRO DOS OBJETOS . A peça foi baseada em um dos contos de um dos gênios da literatura infantil : o francês CHARLES PERRAULT ( 1628-1703 - ABAIXO  ) . VALE A PENA CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário