quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Um Pouco de Polêmica : Segurança ?

Disso muito se fala e praticamente todas as pessoas sabem , ou deveriam saber : no próximo domingo - 15 de novembro - comemoram-se 126 anos da "proclamação " da REPÚBLICA , ( ABAIXO , QUADRO À ÓLEO DE BENDITO CALIXTO REPRESENTANDO ESSE ACONTECIMENTO )

mas você sabe o que significa a palavra REPÚBLICA ? Como a maior parte dos termos da língua portuguesa ela tem origem no latim e vem da expressão RES PUBLICA , que significa "coisa pública " . ( ABAIXO, TRADICIONAL REPRESENTAÇÃO QUE SE FAZ DA REPÚBLICA : UMA MULHER JOVEM , SEMINUA , DE BARRETE VERMELHO E ESPADA . O SÍMBOLO SURGIU NA FRANÇA , NO SÉCULO 18 )

 E a palavra PÚBLICO , o que significa ? Ao contrário do que muitos pensam não é algo que não é de ninguém e tem origem na palavra latina PUBLICUS , que significa "relativo ao povo " .

 NA TEORIA  o regime republicano é a  melhor forma de governo que existe , pois por ser "a coisa pública " é o próprio povo quem escolhe seu governante e representante máximo , embora na prática todo sabe sabe que não é bem assim que funciona ......

Pois vários dos participantes do golpe de Estado que derrubou a monarquia em 1889 - entre eles BENJAMIN CONSTANT ( 1836-1891 - ABAIXO ) , o principal idealizador do golpe - defendiam a ideia de que deveria haver um plebiscito para que a própria população pudesse decidir se a república deveria ser implantada definitivamente ou não . 

E realmente esse plebiscito aconteceu , só que em 21 de abril de.....1993 : desorganizado , sem os devidos esclarecimentos prestados aos eleitores e completamente fora de hora e sem sentido , serviu apenas para confirmar o óbvio......o Brasil continuaria a ser uma república . ( na ocasião também decidiu-se entre presidencialismo e parlamentarismo )

 Além do desastrado plebiscito de 1993 em apenas mais duas ocasiões o povo foi chamado para dar a sua opinião : na primeira delas , em 6 de janeiro de 1963 ( ABAIXO ) ,  quando 82 % dos cerca de 12 milhões de eleitores ( na época eram 18 milhões ) que foram às urnas optaram pela volta do sistema presidencialista em lugar do parlamentarismo então vigente 

e a última foi há exatos 10 anos , em 25 de outubro de 2005 .......Dessa vez não aconteceu um plebiscito mas sim um referendo ( em um referendo os eleitores são convocados a decidir se alguma lei deve ou não valer ) e os eleitores foram a urnas para dar uma resposta a seguinte pergunta : O COMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO E MUNIÇÕES NO BRASIL DEVERIA SER PROIBIDO OU NÃO ? 

Pela lei 10.826 , de 22 de dezembro de 2003 , passou a vigorar o ESTATUTO DO DESARMAMENTO e o embora esse mesmo estatuto já previsse a realização de um referendo , ele só se tornou algo real a partir de uma lei de 7 de julho de 2005 , ou seja apenas 3 meses e 18 dias antes da realização do referendo ......

No referendo foi votada a vigência ou não do artigo 35 do Estatuto do Desaramento e , ao contrário do plebiscito de 1993 , os eleitores que estavam fora de seu domicílio e os brasileiros residentes no exterior não puderam votar ; também ao contrário de 1993 , o índice de abstenção , ou seja , daqueles que estavam aptos a votar mas não votaram , foi um pouco menor : 21,83 % contra contra os 25,7 % de 1993 . Só que à semelhança  de 1993 , foi uma consulta popular realizada em cima da hora , sem a mínima organização e , principalmente , com um show de desinformação : muitas pessoas foram votar sem ter a mínima noção do que estava acontecendo......

     Entre os órgãos de imprensa talvez os únicos que levaram o referendo à sério foram as emissoras de rádio , TV e jornais integrantes do GRUPO BANDEIRANTES DE COMUNICAÇÃO , com intensa realização de debates , reportagens , editoriais e campanhas . O mesmo grupo deixou clara a sua opinião : era contra a proibição do comércio de armas e munições .

 Também do lado do NÃO 

estavam políticos , como o já cassado e ex-deputado federal ROBERTO JEFFERSON ( sim , aquele mesmo......) e o então senador ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES ( 1927-2007 )  , o popular TONINHO MALVADEZA ; ( ABAIXO )

o ultra esquerdista PSTU ( Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados ) ; artistas , como ZEZÉ DI CARMO e RAIMUNDO FÁGNER e o polêmico colunista DIOGO MAINARDI . ( ABAIXO )

Como não existe jantar de graça , a campanha da frente de deputados e senadores responsável pelo NÃO recebeu  generosas contribuições da FORJAS TAURUS ( fábrica de armas ) , que contribuiu com 2,4 milhões de reais e da CBC ( fábrica de munições ) , que contribui com 2,6 milhões .......Do lado do SIM estavam o GRUPO GLOBO DE COMUNICAÇÃO , que cedeu todo o seu elenco de estrelas artísticas ; ( ABAIXO , O ATOR LÁZARO RAMOS , UM DOS ARTISTAS ENGAJADOS NA CAMPANHA DO SIM )

quase toda a classe artística ; jornalistas como RICARDO NOBLAT ( ABAIXO )

 e HÉLIO SCHWARTZMANN e o PT , o PPS e o PSDB , incluindo lideranças políticas , como JOSÉ SERRA , GERALDO ALCKMIM  e o então presidente LULA . ( ABAIXO )

Ao contrário da campanha do NÃO , a campanha a favor do SIM

 recebeu doações muito mais modestas , destacando-se as da AMBEV ( conglomerado que reúne a Brahma , a Antárctica e muitas outras empresas de bebidas e que doou 400.000 reais ) e , pasmem , da corrupta CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL , a CBF ( contribuiu com 100.00 reais ) .

 Ao contrário do que muitos previam , talvez em virtude do desgaste de Lula e da Globo e seguindo aquela  máxima de  "quem tem arma está seguro " , o NÃO venceu por esmagadores 63,94 % dos votos válidos contra 36,6 % dados a favor do SIM ...........
     Naquele bagunçado referendo de 2005 perdeu-se a grande oportunidade de se discutir , de maneira muuuuiiito mais aprofundada , uma questão crucial : VALE A PENA TER UMA ARMA ?

 Na prática , pelo Estatuto do Desarmamento , é praticamente impossível tê-las : além do preço , que por si só já é proibitivo , é necessário registrá-las , fazer uma série de testes psicotécnicos e ainda passar por uma série de rituais burocráticos ......

Particularmente este escriba é contra a aquisição e posse de armas , por um milhão de motivos , sendo um deles bem simples : um cidadão comum que está de frente com um bandido , está diante de um profissional do crime ......

Além disso se ter uma arma é "estar seguro " então para quê existir polícia ? 

Não seria melhor então acabar coma polícia e oficializar o Brasil como uma " terra de ninguém ", coisa que infelizmente ele já é ? 

Alguém há de afirmar que os Estados Unidos , aonde o comércio de armas é legalizado e livre ,  são um país  muito seguro do que o Brasil ......Como é sabido , sempre acontece um caso de algum imbecil paranoico que aparece do nada atirando em todo mundo , é isso que os defensores das armas querem aqui no Brasil ? ( ABAIXO , DYLAN KLEBOLD E ERIC HARRIS , QUE ASSASSINARAM 13 ESTUDANTES E FERIRAM OUTROS 25 PARA DEPOIS SE MATAREM , EM UM TRÁGICO EPISÓDIO QUE FICOU CONHECIDO COMO MASSACRE DE COLUMBINE )


Também como é sabido naquele país , desde o tempo em que não passava de um série de pequenas e inexpressivas colônias pertencentes à Inglaterra ,

 vale o PRINCÍPIO DA IGUALDADE , ou seja um milionário como DONALD TRUMP ( ABAIXO )  tem a mesma importância 

que um morador do violento bairro nova iorquino do Brooklyn ( ABAIXO )  e as leis são aplicadas indistintamente a todos !

 Enfim , trata-se de um assunto pra lá de polêmico e que merece um espaço muito maior do que este .......Em um dos vídeos do dia  o músico NANDO MOURA ( ABAIXO ) , com todo o seu cavalheirismo característico , dá a sua opinião a respeito do tema . PARA CONFERIR E REFLETIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário