terça-feira, 24 de novembro de 2015

Olha O Passarinho !

Eles são tidos como loucos e esquisitos - e muitos realmente são - mas o que seriam do desenvolvimento e progresso da humanidade caso eles não existissem ?

 Também são corajosos , ou você teria sangue frio o suficiente para misturar 3 substâncias perigosas como MAGNÉSIO , CLORETO DE POTÁSSIO e SULFETO DE ANTIMÔNIO ? Pois em 1887 uma dupla desses malucos , ou melhor , de físicos alemães - ADOLF MIETHE ( ABAIXO ) e JOHANNES GAEDICKE - fez isso 

e o resultado disso acabou sendo o que hoje conhecemos como o FLASH ,

 caindo logo no agrado dos pouquíssimos fotógrafos então existentes . Isso na verdade não chegou a ser uma novidade : por volta de 1850 já se sabia que a combustão de magnésio ( ABAIXO )

gerava uma luz incrivelmente brilhante e que geralmente era acompanhada de uma nuvem espessa de fumaça . Como comentamos há pouco a mistura de magnésio , cloreto de potássio e sulfato de antimônio era algo bastante perigoso e em 1890 o físico-filósofo ERNST MACH ( ABAIXO )

 prosseguiu as pesquisas e o desenvolvimento do flash visando criar um processo mais seguro : o flash era produzido a partir de faíscas elétricas semelhantes às emitidas por uma vela de automóvel 

e a partir disso Ernest conseguiu tirar várias fotos de projéteis em movimento , mas a solução definitiva só viria na década de 30 e através de um engenheiro norte-americano chamado HAROLD EUGENE EDGERTON ( 1904-1990 - ABAIXO  ) .......Uma equipe liderada por ele fez o seguinte : fabricaram várias lâmpadas , que ao invés de faíscas ,  emitiam uma carga de luz a partir da mistura de 3 tipos de gases encontrados em pequenas quantidades no ar : ARGÔNIO , NEÔNIO  e XENÔNIO . 

     A partir dessa mistura a energia elétrica das lâmpadas era convertida em energia luminosa , sendo emitida em um tempo curtíssimo de um milionésimo de segundo ( ! )  e com uma potência de 100 milhões de watts ( !!!!! ) . De todas as fotos tiradas pela equipe ( ABAIXO , UMA DELAS )

usando esse  processo a mais famosa data de 1937 e é a de uma gota de leite caindo numa tigela e formando uma coroa .

 O efeito de um flash fotográfico é o mesmo da LUZ ESTROBOSCÓPICA : esse tipo de luz de nome complicado e esquisito é a aquele encontrado nas discotecas 

e que permite a visualização de um movimento a partir de  imagens estáticas . Que doideira , não ? Passaram-se quase 130 anos desde que aquela dupla de físicos alemães fez as primeiras experiências com o  flash e um dos mandamentos de todo fotógrafo profissional é saber utilizá-lo . 

Toda pessoa sábia não se contenta com os conhecimentos que tem e procura ampliá-los e adquirir outros tipos de conhecimento : fazendo jus a isso , há alguns anos atrás um grupo de fotógrafos profissionais de Joinville que não tinham muitos conhecimentos da utilização do flash participou de um work shop chamado I LOVE MY JOB . ( ABAIXO )

O vídeo do dia traz depoimentos deles e , como não poderia deixar de ser , imagens belíssimas . Esses profissionais ainda tiveram o privilégio de usar como "cobaias " para suas fotos com flash verdadeiras beldades ( ABAIXO ) .......É MELHOR CONFERIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário