terça-feira, 3 de novembro de 2015

Um Pouco de Polêmica : Meu Ditador Preferido !

Há cerca de 3 meses este modesto escriba estava conversando com um velho amigo a respeito do fim da nada saudosa ditadura militar e de repente ouviu do seu amigo a frase que dá título a este texto........E a própria história dá razão a essa declaração : além de ter feito parte da longa lista de presidentes-humoristas , JOÃO BAPTISTA DE OLIVEIRA FIGUEIREDO ( 1918-1999 - ABAIXO  ) foi talvez o mais divertido de todos os ditadores que o Brasil teve nestes quase 130 anos de república .

 Carioca da gema , filho de militar e homem de hábitos simples , o último general-presidente-ditador do Brasil  teve como uma de suas características mais marcantes a sua incrível sinceridade , a ponto de , por exemplo , dizer a um menino de família humilde , em uma daquelas tradicionais visitas de políticas a áreas carentes ,  o seguinte : " SE EU GANHASSE O QUE O SEU PAI GANHA , EU DAVA UM TIRO NO 'CÔCO ' ! " ........

Temperamental , Figueiredo passou para a história não pelas realizações de seu longo governo , que por sinal foi uma lástima , mas ter sido um dos maiores frasistas , " como nunca na história deste país " ......Até hoje uma frase dita por ele , e onde revela o seu lado veterinário , é lembrada : "PREFIRO O CHEIRO DO MEU CAVALO AO CHEIRO DO POVO " ........Por ocasião da assinatura da LEI DA ANISTIA , em 27 de junho de 1979 e que libertava a maioria dos presos políticos e possibilitava o retorno ao país de antigos exilados , Figueiredo saiu-se com mais uma de suas incríveis tiradas : " É PRA ABRIR MESMO ,  E QUEM NÃO QUISER  EU PRENDO E ARREBENTO ! " .......Ao longo do ano 1978 , portanto antes de ser presidente da república mas quando já se sabia que ele é que seria o sucessor de ERNESTO GEISEL ( 1907-1996 ) , Figueiredo já disse a que veio e deu várias  de suas típicas declarações a imprensa , sendo que cada uma delas mostra um lado diferente de sua personalidade :

 o seu lado , digamos , ANIMAL : " Tenho lido as pauladas que você me dá de vez em quando . Mas não tem nada não , eu tenho o couro curtido " (delaração publicada na edição do JORNAL DO BRASIL , de 5 de fevereiro de 1978 ) ; o seu lado HISTORIADOR : " Durante muito tempo o gaúcho foi gigolô de vaca " ( FOLHA DE SÃO PAULO , edição de 6 de abril ) ; um AUTO RETRATO : " Muitos dizem que sou meio grosso......Eu nunca esconderei do povo de minha terra o que tenho na cabeça . Se isso é grossura , eu me envaideço de ser grosso . " ( O ESTADO DE SÃO PAULO , edição de 16 de maio ) ( ABAIXO , FIGUEIREDO SENDO ABRAÇADO POR UM DE SEUS "BROTHERS " : PAULO MALUF )

     E , por fim , o seu lado PSICÓLOGO :  " Eu continuo cada vez mais militar . Estou fazendo uma força desgraçada para ser político......, o que eu gosto é clarim e de quartel . " .......Não comentamos ainda há pouco que o pai do "homem do cavalo " era militar ? Pois é , EUCLIDES FIGUEIREDO ( 1883-1963 - ABAIXO )  fez parte das tropas legalistas que lutaram contra o movimento que levou GETÚLIO VARGAS ( 1882-1954 ) ao poder , em outubro de 1930 e a partir dali tornou-se um de seus mais ferrenhos opositores , chegando até mesmo a ser preso ........

Assim como o filho Euclides também entrou na política : foi deputado federal pela UDN , entre 1946 e 1951 . Em maio de 1946 , por sua iniciativa , foi aberta uma comissão com as funções de investigar , revelar e punir os responsáveis por torturas e demais excessos durante a ditadura que ficou conhecida como ESTADO NOVO ( 1937 - 1945 ) : a tal comissão acabou sendo boicotada por políticos ligados a essa ditadura e acabou não dando em nada ........A vida é feita mesmo de surpreendentes  ironias : poucas pessoas sabem mas João Figueiredo foi um brilhante aluno da Escola Militar do Realengo ( Rio de Janeiro ) , sendo o primeiro aluno da turma de 1937 e recebendo em sua formatura o espadim do então ditador GETÚLIO VARGAS ( ABAIXO ) , o grande algoz de seu pai.......Um dos vídeos do dia conta , resumidamente , como foi o governo desse que talvez tenha sido o mais " querido " e caricato dos ditadores brasileiros . PARA CONFERIR E REFLETIR ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário