sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Viagem Musical : Nasce Uma Estrela

Ele está na chamada " flor da idade " - tem apenas 18 anos -  adora praticar esportes . Muito mais do que isso : ele é um dos atletas de seu colégio e é lutador de luta livre , até que de repente surge uma grande oportunidade : a possibilidade de enfrentar , e é claro , derrotar o poderoso campeão de luta livre da cidade e , com isso , não só ganhar uma bolsa de estudos , como também impor respeito e tornar-se um atleta profissional . Mas não será nada fácil : além da dificuldade natural de se enfrentar um adversário forte e de respeito , o seu pai - que também é seu treinador - não acredita nele.......E não é só : em sua casa , de repente , se hospeda uma jovem bela , sensual e um tanto misteriosa , chamada Carla e tem início , além de um intenso romance , um história de dramas e aventuras.......O que você acabou de ler é um breve resumo do roteiro de VISION QUEST ( ABAIXO ) - EM BUSCA DA VITÓRIA , no Brasil - , um filme norte-americano lançado em 15 de fevereiro de 1985 .



 Dirigido por HAROLD BECKER e com roteiro escrito pela dupla DARRY PONICSAN-TERRY DAVIS , foi protagonizado pelos atores MATTHEW MODINE e LINDA FIORENTINO . Fizeram também parte do elenco os atores Michael Schoeffling , Ronny Cox , Charles Hallahan , J. C. Quinn , Daphine Zuniga , Forest Whitaker , Roberts Blossom , James Gammon e Tom Elkins , esse último como narrador da história . Seja sincero : você já ouviu falar nesse filme ? Caso tenha ouvido falar , meus parabéns , sua memória é privilegiada ! O filme não é ruim , muito pelo contrário , mas  está muito longe de ser um dos clássicos hollywoodianos e também esteve muito longe de ser um campeão de bilheteria .



Talvez tivesse tudo para passar em bancas nuvens , não foi por um detalhe , ou melhor , uma pessoa : uma jovem de 26 anos , loira , de olhos azuis , nascida na pequena cidade BAY CITY ( Estado de Michigan ) , com jeito de adolescente rebelde e com o italianíssimo nome de MADONNA LOUISE CICCERONE ........



    Algo que talvez poucos saibam : a sua careira como atriz de cinema começou antes da de sua carreira como cantora . Em 1979 , época em que era dançarina em Nova Iorque e em que começava a dar os seus primeiros passos como cantora ( além de ser a vocalista da obscura banda BREAKFEST CLUB , ocasionava tocava guitarra e bateria ) , ela teve a sua primeira experiência como atriz : atuou no esquecido filme A CERTAIN SACRIFICE , que seria relançado em 1985 , época em que Madonna já era uma celebridade mundial . O primeiro disco da futura rainha do pop só seria lançado em 27 de julho de 1983 e demorou cerca de um ano para fazer algum sucesso ( até hoje o disco vendeu perto de 12 milhões de cópias ) , mas foi o suficiente para char a atenção do produtor musical PHIL RAMONE ( apesar do nome , ele não tinha ligação alguma com a famosa banda punk norte-americana ) ,,,,,,Phil convidou Madonna para gravar uma música romântica e também participar de um filme ( nele Madonna interpretou uma cantora de boate ) : desafio aceito , desafio cumprido .



Porém , a primeira gravação demo não agradou aos compositores da música , a dupla JOHN BETTIS - JON LIND , e uma gravação teve de ser feita , e com novas letras para a música , que recebeu o título de CRAZY FOR YOU . A exigente dupla de compositores esteve na sessão de gravação da música e também não gostou do que ouviu .......A verdade é que a dupla via Madonna com desconfiança , pois naquele momento tratava-se de uma cantora nova e praticamente desconhecida . Naquela ocasião Madonna ainda estava gravando o disco que a tornaria uma estrela internacional e também a ajudaria a se transformar em um dos maiores ícones da cultura pop :



 LIKE A VIRGIN ( lançado em 12 de novembro de 1984 , o disco teve que lançar de ser relançado em agosto do ano seguinte em virtude de seu estrondoso sucesso ; o disco teve até hoje cerca de 25.500.000 cópias vendidas , valeu à cantora 3 DISCOS DE OURO , 2 DISCOS DE DIAMANTE E 10 DISCOS DE PLATINA e emplacou 2 mega sucessos : a música-título e MATERIAL GIRL ) . A dupla só se convenceu definitivamente quando ouviu a versão acabada da música e soube que ela  havia sido lançada em forma de single .



   Se a dupla ainda tinha alguma desconfiança , ela acabou sendo desfeita com o sucesso da música : lançada oficialmente em 2 de março de 1985 , fez grande sucesso em vários países europeus , como Alemanha , Holanda , Espanha , Itália , Irlanda , Suécia e Reino Unido ( em todos eles esteve entre as 20 músicas mais ouvidas ) e chegou a ser a primeira colocada na Austrália , Canadá e Japão . Não chegou a ser nada comparável aos futuros mega sucessos da cantora , como PAPA DON ´T PREACH ,  LA ISLA  BONITA , LIKE A PRAYER , CHERISH , VOGUE e CELEBRATION , mas também teve o seu brilho : a música acabou sendo lançada , em versão remixada , em 24 de fevereiro de 1991 ( naquele ano a música foi o décimo quinto maior sucesso no Reino Unido e teve mais de 660.000 cópias vendidas ) e foi ainda incluída na coletânea de sucessos românticos da cantora  chamada SOMETHING TO REMEMBER e que foi lançada em 1995 .



 Aliás , Crazy For You foi a primeira balada romântica gravada por Madonna e o seu clipe foi gravado na BIG FOOT TAVERN , casa noturna localizada na pequena cidade Spokanen , no Estado de Washington . Madonna ainda gravou mais uma música para o filme , que recebeu o título de GAMBLE e que a exemplo de Crazy For You também foi produzida por seu namorada à época , o produtor musical JOHN BENÍTEZ . A princípio a música abriria o filme mas acabou sendo tocada no momento em que o casal protagonista se encontra em uma boate ; ao contrário de Crazy For You , ela não foi lançada nos Estados Unidos , pois como comentamos há pouco , por ser uma cantora ainda nova e pouco conhecida , Madonna ainda era vista com desconfiança .



Foi uma previsão quase furada : a música fez apenas algum sucesso e , surpreendentemente chegou a estar entre as 10 músicas mais ouvidas , no Reino Unido , na Itália e  na Irlanda . Este modesto escriba sente-se na obrigação de confessar uma coisa : não é fã do trabalho de Madonna .......Caso você também não seja fã dela , mesmo assim irá gostar do clipe da semana ! COM VOCÊS , UM DOS SUCESSOS DA MATERIAL GIRL !


Nenhum comentário:

Postar um comentário